Três análises de linguagem no autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500020 |
Resumo: | TEMA: Linguagem no Autismo. OBJETIVOS: analisar, comparativamente, dados de linguagem obtidos por meio de dois protocolos, um da interação mãe-criança e outro de atos comunicativos da criança entre si e com a análise dialógica da díade mãe-filho. Outro objetivo foi discutir as implicações de tais análises para o planejamento terapêutico. MÉTODO: a amostra constou de três sujeitos na faixa etária de 2 anos e 1 mês a 4 anos e 6 meses, com diagnóstico de distúrbio de linguagem secundário ao espectro autístico. A coleta foi realizada por meio da filmagem de sessões de interação lúdica, de 30 minutos, dos sujeitos com suas mães. Os procedimentos de análise foram: a transcrição das filmagens, conferência das mesmas, aplicação de dois protocolos, um de análise da interação mãe-filho e outro de comportamentos comunicativos da criança, e uma análise qualitativa da atividade dialógica da díade. RESULTADOS: Os resultados do protocolo de interação mãe-filho demonstraram freqüência similar de categorias dos comportamentos das três mães, com elevado número de perguntas e de diretividade intrusiva. No mesmo protocolo, as crianças demonstraram brincar exploratório e funcional, estereotipias verbais e não verbais, fato também observado no protocolo de pragmática. O protocolo de interação permite observar melhor que os comportamentos infantis e maternos possuem relações, mas apenas a análise qualitativa possibilita identificar a natureza dialética de tais relações. CONCLUSÃO: O protocolo que analisa a interação provê informações fundamentais ao planejamento terapêutico, adicionais ao protocolo de foco exclusivo no conhecimento pragmático do sujeito. Aquele protocolo, em conjunto com a análise qualitativa, permite uma seleção mais qualificada das estratégias de intervenção em cada caso. |
id |
CEFAC-1_32742a819cf1034cf5fc6a2d9a2f53fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462011000500020 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Três análises de linguagem no autismoLinguagem InfantilTranstorno AutisticoTranstornos da LinguagemTEMA: Linguagem no Autismo. OBJETIVOS: analisar, comparativamente, dados de linguagem obtidos por meio de dois protocolos, um da interação mãe-criança e outro de atos comunicativos da criança entre si e com a análise dialógica da díade mãe-filho. Outro objetivo foi discutir as implicações de tais análises para o planejamento terapêutico. MÉTODO: a amostra constou de três sujeitos na faixa etária de 2 anos e 1 mês a 4 anos e 6 meses, com diagnóstico de distúrbio de linguagem secundário ao espectro autístico. A coleta foi realizada por meio da filmagem de sessões de interação lúdica, de 30 minutos, dos sujeitos com suas mães. Os procedimentos de análise foram: a transcrição das filmagens, conferência das mesmas, aplicação de dois protocolos, um de análise da interação mãe-filho e outro de comportamentos comunicativos da criança, e uma análise qualitativa da atividade dialógica da díade. RESULTADOS: Os resultados do protocolo de interação mãe-filho demonstraram freqüência similar de categorias dos comportamentos das três mães, com elevado número de perguntas e de diretividade intrusiva. No mesmo protocolo, as crianças demonstraram brincar exploratório e funcional, estereotipias verbais e não verbais, fato também observado no protocolo de pragmática. O protocolo de interação permite observar melhor que os comportamentos infantis e maternos possuem relações, mas apenas a análise qualitativa possibilita identificar a natureza dialética de tais relações. CONCLUSÃO: O protocolo que analisa a interação provê informações fundamentais ao planejamento terapêutico, adicionais ao protocolo de foco exclusivo no conhecimento pragmático do sujeito. Aquele protocolo, em conjunto com a análise qualitativa, permite uma seleção mais qualificada das estratégias de intervenção em cada caso.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500020Revista CEFAC v.13 n.5 2011reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000073info:eu-repo/semantics/openAccessMoro,Michele PaulaSouza,Ana Paula Ramos depor2011-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462011000500020Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2011-10-31T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Três análises de linguagem no autismo |
title |
Três análises de linguagem no autismo |
spellingShingle |
Três análises de linguagem no autismo Moro,Michele Paula Linguagem Infantil Transtorno Autistico Transtornos da Linguagem |
title_short |
Três análises de linguagem no autismo |
title_full |
Três análises de linguagem no autismo |
title_fullStr |
Três análises de linguagem no autismo |
title_full_unstemmed |
Três análises de linguagem no autismo |
title_sort |
Três análises de linguagem no autismo |
author |
Moro,Michele Paula |
author_facet |
Moro,Michele Paula Souza,Ana Paula Ramos de |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Ana Paula Ramos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro,Michele Paula Souza,Ana Paula Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Infantil Transtorno Autistico Transtornos da Linguagem |
topic |
Linguagem Infantil Transtorno Autistico Transtornos da Linguagem |
description |
TEMA: Linguagem no Autismo. OBJETIVOS: analisar, comparativamente, dados de linguagem obtidos por meio de dois protocolos, um da interação mãe-criança e outro de atos comunicativos da criança entre si e com a análise dialógica da díade mãe-filho. Outro objetivo foi discutir as implicações de tais análises para o planejamento terapêutico. MÉTODO: a amostra constou de três sujeitos na faixa etária de 2 anos e 1 mês a 4 anos e 6 meses, com diagnóstico de distúrbio de linguagem secundário ao espectro autístico. A coleta foi realizada por meio da filmagem de sessões de interação lúdica, de 30 minutos, dos sujeitos com suas mães. Os procedimentos de análise foram: a transcrição das filmagens, conferência das mesmas, aplicação de dois protocolos, um de análise da interação mãe-filho e outro de comportamentos comunicativos da criança, e uma análise qualitativa da atividade dialógica da díade. RESULTADOS: Os resultados do protocolo de interação mãe-filho demonstraram freqüência similar de categorias dos comportamentos das três mães, com elevado número de perguntas e de diretividade intrusiva. No mesmo protocolo, as crianças demonstraram brincar exploratório e funcional, estereotipias verbais e não verbais, fato também observado no protocolo de pragmática. O protocolo de interação permite observar melhor que os comportamentos infantis e maternos possuem relações, mas apenas a análise qualitativa possibilita identificar a natureza dialética de tais relações. CONCLUSÃO: O protocolo que analisa a interação provê informações fundamentais ao planejamento terapêutico, adicionais ao protocolo de foco exclusivo no conhecimento pragmático do sujeito. Aquele protocolo, em conjunto com a análise qualitativa, permite uma seleção mais qualificada das estratégias de intervenção em cada caso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500020 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462010005000073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.13 n.5 2011 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122576201777152 |