Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo,Lílian Dantas
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lucena,Jonia Alves, Lima,Cynthia Nascimento de, Araújo,Helane Mariza Machado de, Viana,Larissa Gomes de Oliveira, Veloso,Mariana Martins Lira, Correia,Priscila Izabela Freitas de Barros, Muniz,Lílian Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800008
Resumo: OBJETIVO: analisar as habilidades comunicativas verbais e não-verbais de crianças autistas. MÉTODOS: foram selecionadas seis crianças com o diagnóstico de atraso de linguagem secundário a autismo, submetidas à terapia fonoaudiológica em uma clínica escola de uma universidade privada da cidade do Recife. As crianças foram observadas em duas sessões de terapia, que foram gravadas em fita VHS para posterior análise e discussão. A análise foi baseada no uso do protocolo de observação pertencente ao ABFW, que contempla os meios e funções comunicativas. RESULTADOS: em detrimento dos meios vocais e verbais, o meio gestual apareceu com maior frequência nos atos comunicativos. Os gestos, mesmo constituindo uma forma de comunicação não verbal, demonstraram, muitas vezes, expressar intenções dos sujeitos. Com relação às funções comunicativas, pôde-se concluir que houve uma grande variedade das mesmas, porém, entre as vinte funções investigadas, apenas poucas se destacaram. Entre elas, apareceram, predominantemente, as funções não-focalizadas, protesto, exploratória e reativa. CONCLUSÃO: foi possível verificar que as crianças investigadas utilizam formas funcionais de comunicação nos diferentes contextos situacionais, entre as habilidades verbais e não-verbais, aspectos considerados essenciais para a proposição de recursos na intervenção fonoaudiológica.
id CEFAC-1_7e5b47f0a96eae0e9701f77159206f19
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462009000800008
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em criançasLinguagemTranstorno AutísticoFonoterapiaOBJETIVO: analisar as habilidades comunicativas verbais e não-verbais de crianças autistas. MÉTODOS: foram selecionadas seis crianças com o diagnóstico de atraso de linguagem secundário a autismo, submetidas à terapia fonoaudiológica em uma clínica escola de uma universidade privada da cidade do Recife. As crianças foram observadas em duas sessões de terapia, que foram gravadas em fita VHS para posterior análise e discussão. A análise foi baseada no uso do protocolo de observação pertencente ao ABFW, que contempla os meios e funções comunicativas. RESULTADOS: em detrimento dos meios vocais e verbais, o meio gestual apareceu com maior frequência nos atos comunicativos. Os gestos, mesmo constituindo uma forma de comunicação não verbal, demonstraram, muitas vezes, expressar intenções dos sujeitos. Com relação às funções comunicativas, pôde-se concluir que houve uma grande variedade das mesmas, porém, entre as vinte funções investigadas, apenas poucas se destacaram. Entre elas, apareceram, predominantemente, as funções não-focalizadas, protesto, exploratória e reativa. CONCLUSÃO: foi possível verificar que as crianças investigadas utilizam formas funcionais de comunicação nos diferentes contextos situacionais, entre as habilidades verbais e não-verbais, aspectos considerados essenciais para a proposição de recursos na intervenção fonoaudiológica.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800008Revista CEFAC v.11 n.4 2009reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462009000800008info:eu-repo/semantics/openAccessCampelo,Lílian DantasLucena,Jonia AlvesLima,Cynthia Nascimento deAraújo,Helane Mariza Machado deViana,Larissa Gomes de OliveiraVeloso,Mariana Martins LiraCorreia,Priscila Izabela Freitas de BarrosMuniz,Lílian Ferreirapor2010-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462009000800008Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-01-21T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças
title Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças
spellingShingle Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças
Campelo,Lílian Dantas
Linguagem
Transtorno Autístico
Fonoterapia
title_short Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças
title_full Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças
title_fullStr Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças
title_full_unstemmed Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças
title_sort Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças
author Campelo,Lílian Dantas
author_facet Campelo,Lílian Dantas
Lucena,Jonia Alves
Lima,Cynthia Nascimento de
Araújo,Helane Mariza Machado de
Viana,Larissa Gomes de Oliveira
Veloso,Mariana Martins Lira
Correia,Priscila Izabela Freitas de Barros
Muniz,Lílian Ferreira
author_role author
author2 Lucena,Jonia Alves
Lima,Cynthia Nascimento de
Araújo,Helane Mariza Machado de
Viana,Larissa Gomes de Oliveira
Veloso,Mariana Martins Lira
Correia,Priscila Izabela Freitas de Barros
Muniz,Lílian Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campelo,Lílian Dantas
Lucena,Jonia Alves
Lima,Cynthia Nascimento de
Araújo,Helane Mariza Machado de
Viana,Larissa Gomes de Oliveira
Veloso,Mariana Martins Lira
Correia,Priscila Izabela Freitas de Barros
Muniz,Lílian Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Transtorno Autístico
Fonoterapia
topic Linguagem
Transtorno Autístico
Fonoterapia
description OBJETIVO: analisar as habilidades comunicativas verbais e não-verbais de crianças autistas. MÉTODOS: foram selecionadas seis crianças com o diagnóstico de atraso de linguagem secundário a autismo, submetidas à terapia fonoaudiológica em uma clínica escola de uma universidade privada da cidade do Recife. As crianças foram observadas em duas sessões de terapia, que foram gravadas em fita VHS para posterior análise e discussão. A análise foi baseada no uso do protocolo de observação pertencente ao ABFW, que contempla os meios e funções comunicativas. RESULTADOS: em detrimento dos meios vocais e verbais, o meio gestual apareceu com maior frequência nos atos comunicativos. Os gestos, mesmo constituindo uma forma de comunicação não verbal, demonstraram, muitas vezes, expressar intenções dos sujeitos. Com relação às funções comunicativas, pôde-se concluir que houve uma grande variedade das mesmas, porém, entre as vinte funções investigadas, apenas poucas se destacaram. Entre elas, apareceram, predominantemente, as funções não-focalizadas, protesto, exploratória e reativa. CONCLUSÃO: foi possível verificar que as crianças investigadas utilizam formas funcionais de comunicação nos diferentes contextos situacionais, entre as habilidades verbais e não-verbais, aspectos considerados essenciais para a proposição de recursos na intervenção fonoaudiológica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462009000800008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.11 n.4 2009
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122574259814400