Emergência dos esquemas simbólicos em crianças com síndrome de Down, prematuros muito baixo peso e crianças com desenvolvimento típico
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000300007 |
Resumo: | OBJETIVO: verificar a emergência dos esquemas simbólicos simples e combinados e seus respectivos subtipos em 20 crianças prematuras muito baixo peso, 20 crianças com síndrome de Down e 20 crianças com desenvolvimento típico. MÉTODOS: todos os sujeitos foram acompanhados mensalmente durante seis meses, a partir da avaliação inicial em que estavam localizados no final da quinta fase do período sensório-motor. Para tanto, foi utilizado o Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem Expressiva - versão revisada (PODCLE-r). Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. RESULTADOS: os resultados revelaram que os esquemas simbólicos simples e combinados emergiram de forma semelhante para todos os grupos, embora se tenha observado ritmo de desenvolvimento mais lento para as crianças prematuras muito baixo peso e crianças com síndrome de Down, quando comparadas às crianças com desenvolvimento típico. A análise qualitativa, referente à diversidade e complexidade dos esquemas simbólicos produzidos, mostrou que as crianças prematuras muito baixo peso apresentaram pior desempenho quando comparadas às crianças com síndrome de Down e às com desenvolvimento típico, apresentando também dificuldades específicas quanto ao uso de esquemas simbólicos aplicados a objetos não-figurativos, ou seja, quanto à construção da representação por meio de significantes arbitrários. CONCLUSÃO: estes dados reforçam a importância de se acompanhar a emergência e o desenvolvimento dos esquemas simbólicos simples e combinados nessas crianças, com o objetivo de monitorar e estimular esse desenvolvimento, com vistas a minimizar os efeitos da defasagem cognitiva e a favorecer o desenvolvimento da linguagem. |
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