Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart,Bárbara Niegia Garcia de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Henckel,Caroline, Klering,Clara Eunice, Martini,Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500016
Resumo: OBJETIVO: relatar a experiência de atuação fonoaudiológica para promoção da saúde baseada em visita domiciliar. MÉTODOS: a partir da realização de visitas domiciliares e entrevistas com um morador de cada domicílio visitado foram levantadas demandas gerais ligadas ao processo de saúde-doença, bem como realizadas as orientações e encaminhamentos para os serviços de atenção básica, quando necessário. RESULTADOS: foram visitadas 30 famílias, das quais 27 têm a mulher como principal provedora afetiva e financeira do núcleo familiar; sendo que nenhuma destas mulheres concluiu o ensino fundamental. Em média residem cinco moradores por domicílio, sendo pelo menos, duas crianças e um idoso; 10 das famílias visitadas não possuem, entre os residentes, alguém com trabalho fixo. As crianças costumam frequentar regularmente a escola. Tabagismo e alto índice de abandono dos estudos na adolescência também foram comumente referidos. Dentre as 63 crianças residentes nos domicílios visitados, os atrasos de linguagem e distúrbio fonológico consistem as alterações da comunicação humana mais comumente referidas, assim como o uso de chupeta e/ou mamadeira. Cada visita resultou em breve relato descritivo dos achados, bem como encaminhamentos e orientações realizadas. Sistematicamente foram realizadas discussões para revisão dos encaminhamentos feitos junto à equipe da unidade de saúde. CONCLUSÕES: os distúrbios de linguagem oral foram as alterações fonoaudiológicas mais comumente referidas pela população visitada, assim como a demanda por orientações em relação às funções do sistema sensório-motor-oral. Foram privilegiadas ações de promoção e educação em saúde a partir de visitas domiciliares. A continuação das atividades apresentadas prevê a avaliação da efetividade das ações desenvolvidas.
id CEFAC-1_3ba09d4c9a15283c4bb8f3731de5f03b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462010000500016
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliaresSaúde PúblicaPromoção da SaúdeEducação em SaúdeSistema Único de SaúdeTranstornos da ComunicaçãoOBJETIVO: relatar a experiência de atuação fonoaudiológica para promoção da saúde baseada em visita domiciliar. MÉTODOS: a partir da realização de visitas domiciliares e entrevistas com um morador de cada domicílio visitado foram levantadas demandas gerais ligadas ao processo de saúde-doença, bem como realizadas as orientações e encaminhamentos para os serviços de atenção básica, quando necessário. RESULTADOS: foram visitadas 30 famílias, das quais 27 têm a mulher como principal provedora afetiva e financeira do núcleo familiar; sendo que nenhuma destas mulheres concluiu o ensino fundamental. Em média residem cinco moradores por domicílio, sendo pelo menos, duas crianças e um idoso; 10 das famílias visitadas não possuem, entre os residentes, alguém com trabalho fixo. As crianças costumam frequentar regularmente a escola. Tabagismo e alto índice de abandono dos estudos na adolescência também foram comumente referidos. Dentre as 63 crianças residentes nos domicílios visitados, os atrasos de linguagem e distúrbio fonológico consistem as alterações da comunicação humana mais comumente referidas, assim como o uso de chupeta e/ou mamadeira. Cada visita resultou em breve relato descritivo dos achados, bem como encaminhamentos e orientações realizadas. Sistematicamente foram realizadas discussões para revisão dos encaminhamentos feitos junto à equipe da unidade de saúde. CONCLUSÕES: os distúrbios de linguagem oral foram as alterações fonoaudiológicas mais comumente referidas pela população visitada, assim como a demanda por orientações em relação às funções do sistema sensório-motor-oral. Foram privilegiadas ações de promoção e educação em saúde a partir de visitas domiciliares. A continuação das atividades apresentadas prevê a avaliação da efetividade das ações desenvolvidas.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500016Revista CEFAC v.12 n.5 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000095info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart,Bárbara Niegia Garcia deHenckel,CarolineKlering,Clara EuniceMartini,Maristelapor2010-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000500016Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-11-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares
title Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares
spellingShingle Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares
Goulart,Bárbara Niegia Garcia de
Saúde Pública
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Sistema Único de Saúde
Transtornos da Comunicação
title_short Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares
title_full Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares
title_fullStr Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares
title_full_unstemmed Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares
title_sort Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares
author Goulart,Bárbara Niegia Garcia de
author_facet Goulart,Bárbara Niegia Garcia de
Henckel,Caroline
Klering,Clara Eunice
Martini,Maristela
author_role author
author2 Henckel,Caroline
Klering,Clara Eunice
Martini,Maristela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart,Bárbara Niegia Garcia de
Henckel,Caroline
Klering,Clara Eunice
Martini,Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Pública
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Sistema Único de Saúde
Transtornos da Comunicação
topic Saúde Pública
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Sistema Único de Saúde
Transtornos da Comunicação
description OBJETIVO: relatar a experiência de atuação fonoaudiológica para promoção da saúde baseada em visita domiciliar. MÉTODOS: a partir da realização de visitas domiciliares e entrevistas com um morador de cada domicílio visitado foram levantadas demandas gerais ligadas ao processo de saúde-doença, bem como realizadas as orientações e encaminhamentos para os serviços de atenção básica, quando necessário. RESULTADOS: foram visitadas 30 famílias, das quais 27 têm a mulher como principal provedora afetiva e financeira do núcleo familiar; sendo que nenhuma destas mulheres concluiu o ensino fundamental. Em média residem cinco moradores por domicílio, sendo pelo menos, duas crianças e um idoso; 10 das famílias visitadas não possuem, entre os residentes, alguém com trabalho fixo. As crianças costumam frequentar regularmente a escola. Tabagismo e alto índice de abandono dos estudos na adolescência também foram comumente referidos. Dentre as 63 crianças residentes nos domicílios visitados, os atrasos de linguagem e distúrbio fonológico consistem as alterações da comunicação humana mais comumente referidas, assim como o uso de chupeta e/ou mamadeira. Cada visita resultou em breve relato descritivo dos achados, bem como encaminhamentos e orientações realizadas. Sistematicamente foram realizadas discussões para revisão dos encaminhamentos feitos junto à equipe da unidade de saúde. CONCLUSÕES: os distúrbios de linguagem oral foram as alterações fonoaudiológicas mais comumente referidas pela população visitada, assim como a demanda por orientações em relação às funções do sistema sensório-motor-oral. Foram privilegiadas ações de promoção e educação em saúde a partir de visitas domiciliares. A continuação das atividades apresentadas prevê a avaliação da efetividade das ações desenvolvidas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000095
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.12 n.5 2010
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575447851008