A percepção dos usuários de um Centro de Atendimento vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | CoDAS |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400417 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Investigar a percepção que os usuários de um Centro de Atendimento, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), têm a respeito do próprio Centro e dos serviços fonoaudiológicos prestados. Métodos Pesquisa de campo, transversal, composta por entrevista contendo 26 questões abertas e 14 questões fechadas, realizada com 111 sujeitos que foram atendidos no mês de agosto de 2013. A análise quantitativa foi realizada a partir da aplicação do GraphPad Prisma 5.1, SPSS 15.0, das testagens D’agostino e Person e dos testes não paramétricos comparativos F e Quiquadrado. A abordagem qualitativa foi pautada na análise de conteúdo. Resultados Quanto ao Centro de Atendimento, a percepção da maioria dos participantes foi positiva com relação à estrutura física e à equipe de secretárias/atendentes. Quanto à avaliação específica dos serviços fonoaudiológicos, as respostas foram positivadas para a fila de espera, para a conduta e explicações fornecidas pelo profissional fonoaudiólogo durante os atendimentos, principalmente no setor de Audiologia. A maior parte das justificativas dos entrevistados sobre a qualificação dos serviços foi respondida de maneira sucinta e sem encadeamento argumentativo. Conclusão O Centro de Atendimento obteve alto índice de aprovação na percepção dos usuários. O setor de audiologia foi melhor qualificado do que os trabalhos clínicos voltados às terapias de motricidade oral e linguagem. |
id |
SBFA-1_17762c48c31d467e76c1afb4f779cef8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-17822016000400417 |
network_acronym_str |
SBFA-1 |
network_name_str |
CoDAS |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção dos usuários de um Centro de Atendimento vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúdeSistema Único de SaúdeFonoaudiologiaAssistência Integral à SaúdePromoção da SaúdeUsuárioRESUMO Objetivo Investigar a percepção que os usuários de um Centro de Atendimento, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), têm a respeito do próprio Centro e dos serviços fonoaudiológicos prestados. Métodos Pesquisa de campo, transversal, composta por entrevista contendo 26 questões abertas e 14 questões fechadas, realizada com 111 sujeitos que foram atendidos no mês de agosto de 2013. A análise quantitativa foi realizada a partir da aplicação do GraphPad Prisma 5.1, SPSS 15.0, das testagens D’agostino e Person e dos testes não paramétricos comparativos F e Quiquadrado. A abordagem qualitativa foi pautada na análise de conteúdo. Resultados Quanto ao Centro de Atendimento, a percepção da maioria dos participantes foi positiva com relação à estrutura física e à equipe de secretárias/atendentes. Quanto à avaliação específica dos serviços fonoaudiológicos, as respostas foram positivadas para a fila de espera, para a conduta e explicações fornecidas pelo profissional fonoaudiólogo durante os atendimentos, principalmente no setor de Audiologia. A maior parte das justificativas dos entrevistados sobre a qualificação dos serviços foi respondida de maneira sucinta e sem encadeamento argumentativo. Conclusão O Centro de Atendimento obteve alto índice de aprovação na percepção dos usuários. O setor de audiologia foi melhor qualificado do que os trabalhos clínicos voltados às terapias de motricidade oral e linguagem.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400417CoDAS v.28 n.4 2016reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20162015066info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Jenane Topanotti daMassi,GiselleGuarinello,Ana CristinaPereira,Francine Martinspor2016-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822016000400417Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2016-09-15T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos usuários de um Centro de Atendimento vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúde |
title |
A percepção dos usuários de um Centro de Atendimento vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúde |
spellingShingle |
A percepção dos usuários de um Centro de Atendimento vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúde Cunha,Jenane Topanotti da Sistema Único de Saúde Fonoaudiologia Assistência Integral à Saúde Promoção da Saúde Usuário |
title_short |
A percepção dos usuários de um Centro de Atendimento vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúde |
title_full |
A percepção dos usuários de um Centro de Atendimento vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúde |
title_fullStr |
A percepção dos usuários de um Centro de Atendimento vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúde |
title_full_unstemmed |
A percepção dos usuários de um Centro de Atendimento vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúde |
title_sort |
A percepção dos usuários de um Centro de Atendimento vinculado ao SUS: enfoque fonoaudiológico baseado na promoção da saúde |
author |
Cunha,Jenane Topanotti da |
author_facet |
Cunha,Jenane Topanotti da Massi,Giselle Guarinello,Ana Cristina Pereira,Francine Martins |
author_role |
author |
author2 |
Massi,Giselle Guarinello,Ana Cristina Pereira,Francine Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha,Jenane Topanotti da Massi,Giselle Guarinello,Ana Cristina Pereira,Francine Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde Fonoaudiologia Assistência Integral à Saúde Promoção da Saúde Usuário |
topic |
Sistema Único de Saúde Fonoaudiologia Assistência Integral à Saúde Promoção da Saúde Usuário |
description |
RESUMO Objetivo Investigar a percepção que os usuários de um Centro de Atendimento, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), têm a respeito do próprio Centro e dos serviços fonoaudiológicos prestados. Métodos Pesquisa de campo, transversal, composta por entrevista contendo 26 questões abertas e 14 questões fechadas, realizada com 111 sujeitos que foram atendidos no mês de agosto de 2013. A análise quantitativa foi realizada a partir da aplicação do GraphPad Prisma 5.1, SPSS 15.0, das testagens D’agostino e Person e dos testes não paramétricos comparativos F e Quiquadrado. A abordagem qualitativa foi pautada na análise de conteúdo. Resultados Quanto ao Centro de Atendimento, a percepção da maioria dos participantes foi positiva com relação à estrutura física e à equipe de secretárias/atendentes. Quanto à avaliação específica dos serviços fonoaudiológicos, as respostas foram positivadas para a fila de espera, para a conduta e explicações fornecidas pelo profissional fonoaudiólogo durante os atendimentos, principalmente no setor de Audiologia. A maior parte das justificativas dos entrevistados sobre a qualificação dos serviços foi respondida de maneira sucinta e sem encadeamento argumentativo. Conclusão O Centro de Atendimento obteve alto índice de aprovação na percepção dos usuários. O setor de audiologia foi melhor qualificado do que os trabalhos clínicos voltados às terapias de motricidade oral e linguagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400417 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-1782/20162015066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
CoDAS v.28 n.4 2016 reponame:CoDAS instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) instacron:SBFA |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
instacron_str |
SBFA |
institution |
SBFA |
reponame_str |
CoDAS |
collection |
CoDAS |
repository.name.fl_str_mv |
CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
repository.mail.fl_str_mv |
codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br |
_version_ |
1752122441320103936 |