Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picolini,Mirela Machado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maximino,Luciana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000100252
Resumo: Objetivo: avaliar os aspectos motivacionais de um material educacional on line conhecido como Cybertutor contendo informações sobre síndromes genéticas para alunos do ensino fundamental.Métodos: participaram deste estudo 21 alunos do 9° ano do ensino fundamental do município de Bauru. Após 30 dias de acesso ao Cybertutor, utilizou-se a Ficha de Pesquisa Motivacional para avaliar os aspectos motivacionais desta ferramenta. A Ficha de Pesquisa Motivacional é composta por 32 enunciados agrupados em 4 domínios: estimulante, significativo, organizado e fácil de usar.Resultados: todos os participantes avaliaram positivamente o material educacional on line desenvolvido, considerando-o como “Impressionante”. O Teste de Friedman encontrou diferença estatística significante entre os domínios avaliados, com p=0,002239. A comparação individual entre os domínios demonstra resultados significantes na pontuação do domínio organizado.Conclusão: o Cybertutor sobre síndromes genéticas desenvolvido obteve alta satisfação motivacional. Dessa forma, conclui-se que este material educacional on line pode ser utilizado como uma estratégia de educação em saúde nesta temática.
id CEFAC-1_414b287ec56628504286d7683d9a5c9c
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000100252
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on lineEducação em SaúdeEducação a DistanciaMotivaçãoGenéticaObjetivo: avaliar os aspectos motivacionais de um material educacional on line conhecido como Cybertutor contendo informações sobre síndromes genéticas para alunos do ensino fundamental.Métodos: participaram deste estudo 21 alunos do 9° ano do ensino fundamental do município de Bauru. Após 30 dias de acesso ao Cybertutor, utilizou-se a Ficha de Pesquisa Motivacional para avaliar os aspectos motivacionais desta ferramenta. A Ficha de Pesquisa Motivacional é composta por 32 enunciados agrupados em 4 domínios: estimulante, significativo, organizado e fácil de usar.Resultados: todos os participantes avaliaram positivamente o material educacional on line desenvolvido, considerando-o como “Impressionante”. O Teste de Friedman encontrou diferença estatística significante entre os domínios avaliados, com p=0,002239. A comparação individual entre os domínios demonstra resultados significantes na pontuação do domínio organizado.Conclusão: o Cybertutor sobre síndromes genéticas desenvolvido obteve alta satisfação motivacional. Dessa forma, conclui-se que este material educacional on line pode ser utilizado como uma estratégia de educação em saúde nesta temática.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000100252Revista CEFAC v.16 n.1 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620149812info:eu-repo/semantics/openAccessPicolini,Mirela MachadoMaximino,Luciana Paulapor2014-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000100252Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2014-04-11T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on line
title Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on line
spellingShingle Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on line
Picolini,Mirela Machado
Educação em Saúde
Educação a Distancia
Motivação
Genética
title_short Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on line
title_full Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on line
title_fullStr Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on line
title_full_unstemmed Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on line
title_sort Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on line
author Picolini,Mirela Machado
author_facet Picolini,Mirela Machado
Maximino,Luciana Paula
author_role author
author2 Maximino,Luciana Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Picolini,Mirela Machado
Maximino,Luciana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Educação a Distancia
Motivação
Genética
topic Educação em Saúde
Educação a Distancia
Motivação
Genética
description Objetivo: avaliar os aspectos motivacionais de um material educacional on line conhecido como Cybertutor contendo informações sobre síndromes genéticas para alunos do ensino fundamental.Métodos: participaram deste estudo 21 alunos do 9° ano do ensino fundamental do município de Bauru. Após 30 dias de acesso ao Cybertutor, utilizou-se a Ficha de Pesquisa Motivacional para avaliar os aspectos motivacionais desta ferramenta. A Ficha de Pesquisa Motivacional é composta por 32 enunciados agrupados em 4 domínios: estimulante, significativo, organizado e fácil de usar.Resultados: todos os participantes avaliaram positivamente o material educacional on line desenvolvido, considerando-o como “Impressionante”. O Teste de Friedman encontrou diferença estatística significante entre os domínios avaliados, com p=0,002239. A comparação individual entre os domínios demonstra resultados significantes na pontuação do domínio organizado.Conclusão: o Cybertutor sobre síndromes genéticas desenvolvido obteve alta satisfação motivacional. Dessa forma, conclui-se que este material educacional on line pode ser utilizado como uma estratégia de educação em saúde nesta temática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000100252
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000100252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-021620149812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.1 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122578836848640