O fator motivacional no contexto da formação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pergher, Rose Schoffen
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199876
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
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spelling O fator motivacional no contexto da formação a distânciaMotivaçãoFatores extrínsecos e intrínsecosEducação a DistânciaTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaImpulsionada pelo Decreto n° 5.622 a Educação a Distância é uma modalidade de ensino em expansão vertiginosa no Brasil, sendo que o mote se dá especialmente por uma questão de mercado de capital em instituições privadas, uma vez que possibilita formar mais pessoas com um custo operacional bastante reduzido. Cada vez mais, jovens e adultos encontram na EaD o meio para concluir seus estudos. Mas concluir o curso, às vezes pode não ser tão fácil quanto o acesso, e nesse sentido o fator motivacional exerce papel preponderante. Diante disso, no presente estudo, o enfoque consistiu em pesquisar e analisar as influências do fator motivacional no contexto da formação à distância a partir de um levantamento bibliográfico sobre as implicações do fator motivacional nesta modalidade de ensino, considerando os fatores extrínsecos e intrínsecos que influenciam positivamente e negativamente no decurso da formação acadêmica na modalidade e verificando, à luz da literatura, quais as capacidades envolvidas em relação à motivação intrínseca. Após estudo sobre as várias teorias existentes, constatou-se que a maior parte destina-se a estudos do meio empresarial, no entanto encontramos fundamentos que subsidiaram as analises do presente estudo, na Teoria da Hierarquia das necessidades de Abraham Maslow (1946), e sobretudo, na Teoria da Autodeterminação de Edward L. Deci e Richard M. Ryan (1985), a qual, apresenta subsídios mais consistentes para a compreensão do comportamento humano.Compelled by the decree number 5.622, Distance Education is a vertiginous expanding teaching and learning modality in Brazil, being its mote especially based on a profit market in private institutions, once it offers the opportunity for a bigger number of people to graduate at a lower operational cost. Increasingly, young and adult citizens find in Distance Education a means to finish their studies. Finishing their studies, however, at times cannot be as easy as the access to it, and in this sense, the motivational factor presents a dominant role. Thereby, the main objective of this study consists in conducting research and analyzing the influences of the motivational factor in the context of distance education based on the gathering of relevant literature on the implications of the motivational factor in this learning modality, considering the intrinsic and extrinsic factors which influence learners positively and negatively throughout the graduation in this modality, and verifying, according to the literature, which abilities are involved in the intrinsic motivation. After the study about the various existing theories, it was verified that most part revolves around the business sector, although we found elements which subsidize the analyses in this study, in Abraham Maslow’s (1946) Necessities Hierarchy Theory, and above all, in Edward L. Deci and Richard M. Ryan’s (1985) Autodetermination Theory, which presents more consistent subsidies for the understanding of human behavior.Videira, SCTumolo, Celso Henrique SoufenBender, Marinho CristielUniversidade Federal de Santa CatarinaPergher, Rose Schoffen2019-08-15T18:34:41Z2019-08-15T18:34:41Z2019-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199876porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-15T18:34:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199876Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-15T18:34:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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