Efeitos de oficinas de contar histórias com livros infantis realizadas com familiares de crianças surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Gicélia Barreto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Kessler,Themis Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401103
Resumo: Resumo:OBJETIVO:analisar os efeitos nas estratégias utilizadas por familiares de crianças surdas ao contar história por meio de livros infantis, antes e depois de oficinas com fonoaudiólogo.MÉTODOS:pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva. Foi desenvolvida com familiares que frequentavam uma clínica escola de uma universidade pública federal. No primeiro momento deste estudo foram analisados os prontuários dos pacientes. No segundo foi realizada a gravação em vídeo da díade familiar-criança surda enquanto contava histórias com livros infantis. No terceiro os familiares participaram de oficinas com fonoaudiólogo, envolvendo temas sobre brincar e contar histórias. Após as oficinas, foram realizadas novas gravações em vídeo das díades contando histórias. Os dados foram transcritos e submetidos à análise de vídeo, bem como computado a frequência do número de direção de olhares.RESULTADOS:participaram do estudo três adultos e três crianças. Após as oficinas houve modificações significativas nas estratégias utilizadas pelos familiares ao contar histórias. Empregaram variação da entonação; usaram onomatopeias; recursos corporais como expressões faciais, movimentos, toques na criança e destacaram as ilustrações. Com relação à direção do olhar, após as oficinas as crianças olham mais para o livro e ambos passaram a olhar mais uns para os outros.CONCLUSÃO:após as oficinas observaram-se mudanças qualitativas na maneira de contar histórias, utilizando-se livros infantis como mediadores da interação linguística, por parte dos familiares participantes deste estudo. Os efeitos produzidos proporcionaram uma participação mais produtiva da díade para o desenvolvimento de linguagem das crianças.
id CEFAC-1_53b0e4ee835b10bb290c7fbe7dedc6fa
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000401103
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos de oficinas de contar histórias com livros infantis realizadas com familiares de crianças surdasFonoaudiologiaSurdezRelações Mãe-FilhoLeituraLinguagemLivrosResumo:OBJETIVO:analisar os efeitos nas estratégias utilizadas por familiares de crianças surdas ao contar história por meio de livros infantis, antes e depois de oficinas com fonoaudiólogo.MÉTODOS:pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva. Foi desenvolvida com familiares que frequentavam uma clínica escola de uma universidade pública federal. No primeiro momento deste estudo foram analisados os prontuários dos pacientes. No segundo foi realizada a gravação em vídeo da díade familiar-criança surda enquanto contava histórias com livros infantis. No terceiro os familiares participaram de oficinas com fonoaudiólogo, envolvendo temas sobre brincar e contar histórias. Após as oficinas, foram realizadas novas gravações em vídeo das díades contando histórias. Os dados foram transcritos e submetidos à análise de vídeo, bem como computado a frequência do número de direção de olhares.RESULTADOS:participaram do estudo três adultos e três crianças. Após as oficinas houve modificações significativas nas estratégias utilizadas pelos familiares ao contar histórias. Empregaram variação da entonação; usaram onomatopeias; recursos corporais como expressões faciais, movimentos, toques na criança e destacaram as ilustrações. Com relação à direção do olhar, após as oficinas as crianças olham mais para o livro e ambos passaram a olhar mais uns para os outros.CONCLUSÃO:após as oficinas observaram-se mudanças qualitativas na maneira de contar histórias, utilizando-se livros infantis como mediadores da interação linguística, por parte dos familiares participantes deste estudo. Os efeitos produzidos proporcionaram uma participação mais produtiva da díade para o desenvolvimento de linguagem das crianças.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401103Revista CEFAC v.17 n.4 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201517422214info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Gicélia BarretoKessler,Themis Mariapor2015-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000401103Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-11-12T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de oficinas de contar histórias com livros infantis realizadas com familiares de crianças surdas
title Efeitos de oficinas de contar histórias com livros infantis realizadas com familiares de crianças surdas
spellingShingle Efeitos de oficinas de contar histórias com livros infantis realizadas com familiares de crianças surdas
Nascimento,Gicélia Barreto
Fonoaudiologia
Surdez
Relações Mãe-Filho
Leitura
Linguagem
Livros
title_short Efeitos de oficinas de contar histórias com livros infantis realizadas com familiares de crianças surdas
title_full Efeitos de oficinas de contar histórias com livros infantis realizadas com familiares de crianças surdas
title_fullStr Efeitos de oficinas de contar histórias com livros infantis realizadas com familiares de crianças surdas
title_full_unstemmed Efeitos de oficinas de contar histórias com livros infantis realizadas com familiares de crianças surdas
title_sort Efeitos de oficinas de contar histórias com livros infantis realizadas com familiares de crianças surdas
author Nascimento,Gicélia Barreto
author_facet Nascimento,Gicélia Barreto
Kessler,Themis Maria
author_role author
author2 Kessler,Themis Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Gicélia Barreto
Kessler,Themis Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Surdez
Relações Mãe-Filho
Leitura
Linguagem
Livros
topic Fonoaudiologia
Surdez
Relações Mãe-Filho
Leitura
Linguagem
Livros
description Resumo:OBJETIVO:analisar os efeitos nas estratégias utilizadas por familiares de crianças surdas ao contar história por meio de livros infantis, antes e depois de oficinas com fonoaudiólogo.MÉTODOS:pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva. Foi desenvolvida com familiares que frequentavam uma clínica escola de uma universidade pública federal. No primeiro momento deste estudo foram analisados os prontuários dos pacientes. No segundo foi realizada a gravação em vídeo da díade familiar-criança surda enquanto contava histórias com livros infantis. No terceiro os familiares participaram de oficinas com fonoaudiólogo, envolvendo temas sobre brincar e contar histórias. Após as oficinas, foram realizadas novas gravações em vídeo das díades contando histórias. Os dados foram transcritos e submetidos à análise de vídeo, bem como computado a frequência do número de direção de olhares.RESULTADOS:participaram do estudo três adultos e três crianças. Após as oficinas houve modificações significativas nas estratégias utilizadas pelos familiares ao contar histórias. Empregaram variação da entonação; usaram onomatopeias; recursos corporais como expressões faciais, movimentos, toques na criança e destacaram as ilustrações. Com relação à direção do olhar, após as oficinas as crianças olham mais para o livro e ambos passaram a olhar mais uns para os outros.CONCLUSÃO:após as oficinas observaram-se mudanças qualitativas na maneira de contar histórias, utilizando-se livros infantis como mediadores da interação linguística, por parte dos familiares participantes deste estudo. Os efeitos produzidos proporcionaram uma participação mais produtiva da díade para o desenvolvimento de linguagem das crianças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401103
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201517422214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 n.4 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580095139840