O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldfeld, Marcia [UNIFESP]
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17026
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar como ocorre a organizacao da brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos e as mudancas ocorridas no decorrer de um ano. Como objetivos especificos o estudo procurou pesquisar como a brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos pode ser avaliada, se a avaliacao da brincadeira pode ser um bom parametro para analisar o desenvolvimento global da crianca e, por ultimo, como a equipe que atende a crianca surda pode agir em relacao ao brincar e a orientacao aos pais. A amostra foi construida por seis criancas com perda auditiva neurossensorial de moderada a profunda, de I ano e 6 meses a 4 anos e 5 meses e suas maes ouvintes, todos de classe cultural e socio-economica baixa. As duplas foram gravadas em videocassete em tres momentos, com intervalo de seis meses entre cada gravacao. Apos a coleta e observacao dos dados foi elaborada a avaliacao especifica, e como resultado foram determinados os seguintes criterios de analises: - tipo de atividade relacionada ao grau de dificuldade; - atencao e interesse da crianca e os recursos utilizados pelas maes para promover estes itens; - negociacao da orientacao da brincadeira entre mae e filho; - coordenacao do olhar da crianca entre a mae e o brinquedo; - os codigos utilizados pela dupla; - possibilidade de utilizar a linguagem para criar situacoes imaginarias. A analise dos protocolos permitiu concluir que: - as criancas observadas sofrem atraso de linguagem; - as maes ouvintes apresentaram dificuldade para brincar e se comunicar com seus filhos surdos; - algumas criancas surdas nao tiveram iniciativa, ou tiveram pouca, para se comunicar com suas maes ouvintes; - a utilizacao da LEBRAS facilitou a brincadeira e a comunicacao entre maes ouvintes e filhos surdos, a coordenacao do olhar da crianca surda entre o interlocutor e os brinquedos foi essencial para o sucesso da brincadeira e nao foi determinada apenas pelo grau da perda auditiva, mas, principalmente, pela qualidade da interacao; - a principio as maes ouvintes orientaram a brincadeira e, com o desenvolvimento, algumas crianca tambem puderam desempenhar este papel; - a orientacao aos pais permitiu que cinco das seis duplas modificassem sua forma de brincar
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spelling O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdosThe playing around in relationship between hearing mothers and dead childrenSurdezLinguagemJogos e BrinquedosRelações Mãe-FilhoO objetivo do presente estudo foi verificar como ocorre a organizacao da brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos e as mudancas ocorridas no decorrer de um ano. Como objetivos especificos o estudo procurou pesquisar como a brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos pode ser avaliada, se a avaliacao da brincadeira pode ser um bom parametro para analisar o desenvolvimento global da crianca e, por ultimo, como a equipe que atende a crianca surda pode agir em relacao ao brincar e a orientacao aos pais. A amostra foi construida por seis criancas com perda auditiva neurossensorial de moderada a profunda, de I ano e 6 meses a 4 anos e 5 meses e suas maes ouvintes, todos de classe cultural e socio-economica baixa. As duplas foram gravadas em videocassete em tres momentos, com intervalo de seis meses entre cada gravacao. Apos a coleta e observacao dos dados foi elaborada a avaliacao especifica, e como resultado foram determinados os seguintes criterios de analises: - tipo de atividade relacionada ao grau de dificuldade; - atencao e interesse da crianca e os recursos utilizados pelas maes para promover estes itens; - negociacao da orientacao da brincadeira entre mae e filho; - coordenacao do olhar da crianca entre a mae e o brinquedo; - os codigos utilizados pela dupla; - possibilidade de utilizar a linguagem para criar situacoes imaginarias. A analise dos protocolos permitiu concluir que: - as criancas observadas sofrem atraso de linguagem; - as maes ouvintes apresentaram dificuldade para brincar e se comunicar com seus filhos surdos; - algumas criancas surdas nao tiveram iniciativa, ou tiveram pouca, para se comunicar com suas maes ouvintes; - a utilizacao da LEBRAS facilitou a brincadeira e a comunicacao entre maes ouvintes e filhos surdos, a coordenacao do olhar da crianca surda entre o interlocutor e os brinquedos foi essencial para o sucesso da brincadeira e nao foi determinada apenas pelo grau da perda auditiva, mas, principalmente, pela qualidade da interacao; - a principio as maes ouvintes orientaram a brincadeira e, com o desenvolvimento, algumas crianca tambem puderam desempenhar este papel; - a orientacao aos pais permitiu que cinco das seis duplas modificassem sua forma de brincarThe objective of the present study was verify how the organization of playing between hearing mothers and deaf children and the changes that occur throughout one year. In order to obtain specific objectives, the study attempted to research how the playing between hearing mothers and their deaf children can be evaluated, if the evaluation of playing can be a good parameter to analise the child's global development, and finally, how the team that deals with the deaf child can deal in guiding parents in relation to playing. The sample was constructed by six children that presented moderate to deep neurosensorial auditive loss, of low social economic and cultural class, and their mothers. The pairs were recorded in video tape in three moments, with intervals of six months between each recording. Afther the collecting and observation of data, the specific evaluation was performed. As result, the following criteria analyses were estabilished: Type of activity related to the degree of difficulties; Child interest and attention and the resources employed by their mother to promote these items; Negotiation of how to orientate playing between mother and child; Coordination of the child's look between the mother and the toy; Codes performed by the pair; - Possibility of using language to create imaginary situations. The analysis of the protocols allowed the following conclusions: • The observed children suffered from language delay; The hearing mothers showed difficulties in playing and communicating with their deaf children; - Some deaf children did not present initiative, while others demonstrated little initiative in communication with their hearing mothers; The use of LIBRAS (Brazilian Sign Language) made the playing easier and improved the communication between hearing mothers and their deaf children; The coordination between the deaf child's look betwen the speaker and the toys was essential for the playing's success and wasn't determined only by the level of the hearing loss but mainly by the quality intteraction; At first, the hearing mothers guided the playing and throughout the develpment some children were also able to perform this role, The orientation given to the parents allowed that five of six pairs modified their manner of behavior.BV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]Goldfeld, Marcia [UNIFESP]2015-12-06T23:01:12Z2015-12-06T23:01:12Z2000info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion163 p.application/pdfGOLDFELD, Marcia. O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2000.Tese-17026.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-27T14:39:12Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/17026Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-27T14:39:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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