Terapia fonoaudiológica de linguagem e teoria das inteligências múltiplas: investigação em prontuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo,Renata Gomes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mezzomo,Carolina Lisbôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000501457
Resumo: Resumo: OBJETIVO: investigar as evoluções linguísticas de pacientes com alteração de linguagem, com foco sobre a(s) área(s) de interesse acessada(s) na terapia fonoaudiológica, compreendidas a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas. MÉTODOS: esta pesquisa configura-se como quanti-qualitativa. Foram investigadas 562 evoluções terapêuticas de 41 prontuários de pacientes atendidos no Setor de Linguagem, de um Serviço Fonoaudiológico vinculado a uma universidade federal do Brasil, tendo sido realizados dois tipos de análise dos dados: análise de conteúdo, por meio da organização de categorias de análise para interpretação dos dados e, análise estatística, com aplicação do Teste Qui-quadrado . RESULTADO: tanto na análise estatística dos dados, quanto na análise de conteúdo, ficou evidente que, quanto mais as estratégias terapêuticas contemplassem a(s) área(s) de interesse do paciente em terapia, melhor era o seu desempenho na linguagem verbal/inteligência linguística, foco da intervenção fonoaudiológica. CONCLUSÃO: ao se acessar outras área(s) de interesse, relacionadas as inteligências múltiplas, pode-se promover um maior desenvolvimento da linguagem verbal/ inteligência linguística dos pacientes que apresentam um déficit ou alteração na mesma.
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