Estudo comparativo do perfil vocal de atores de teatro profissionais e atores em fase de formação acadêmica
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401195 |
Resumo: | Resumo:OBJETIVO:comparar o perfil vocal de atores de teatro profissionais e de atores em fase de formação acadêmica para verificar se existem diferenças entre o padrão de uso de voz.MÉTODOS :a amostra consistiu de 25 atores profissionais e de 25 atores em fase de formação acadêmica. O estudo foi realizado por meio do registro e análise de vozes dos participantes, utilizando-se a escala GRBASI (análise percepto-auditiva) e o software Dr. Speech (análise acústica). Com relação à análise acústica, foram analisadas as seguintes variáveis: frequência fundamental, Jitter, Shimmer e energia de ruído glótico. Aplicou-se um questionário para mensurar aspectos relacionados à autoimagem vocal.RESULTADOS:na análise perceptivo-auditiva, houve diferença estatisticamente significante entre grupos nas variáveis rugosidade (p=0,006) e tensão (p=0,02). A análise acústica não demonstrou diferenças entre os grupos. Quanto à autoimagem vocal, um item que se destacou em ambos os grupos foi desafinação.CONCLUSÃO:levando em consideração a comparação realizada entre os grupos estudados, a frequência das alterações vocais foi mais encontrada nos atores profissionais, o que nos aponta para uma sobrecarga vocal nesse grupo, alertando para a necessidade do desenvolvimento de um trabalho de preparação vocal do ator. |
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Estudo comparativo do perfil vocal de atores de teatro profissionais e atores em fase de formação acadêmicaVozAvaliaçãoFonoaudiologiaQualidade de VozResumo:OBJETIVO:comparar o perfil vocal de atores de teatro profissionais e de atores em fase de formação acadêmica para verificar se existem diferenças entre o padrão de uso de voz.MÉTODOS :a amostra consistiu de 25 atores profissionais e de 25 atores em fase de formação acadêmica. O estudo foi realizado por meio do registro e análise de vozes dos participantes, utilizando-se a escala GRBASI (análise percepto-auditiva) e o software Dr. Speech (análise acústica). Com relação à análise acústica, foram analisadas as seguintes variáveis: frequência fundamental, Jitter, Shimmer e energia de ruído glótico. Aplicou-se um questionário para mensurar aspectos relacionados à autoimagem vocal.RESULTADOS:na análise perceptivo-auditiva, houve diferença estatisticamente significante entre grupos nas variáveis rugosidade (p=0,006) e tensão (p=0,02). A análise acústica não demonstrou diferenças entre os grupos. Quanto à autoimagem vocal, um item que se destacou em ambos os grupos foi desafinação.CONCLUSÃO:levando em consideração a comparação realizada entre os grupos estudados, a frequência das alterações vocais foi mais encontrada nos atores profissionais, o que nos aponta para uma sobrecarga vocal nesse grupo, alertando para a necessidade do desenvolvimento de um trabalho de preparação vocal do ator.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401195Revista CEFAC v.17 n.4 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201517422414info:eu-repo/semantics/openAccessSpagnol,Priscila EstevesCassol,Mauriceiapor2015-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000401195Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-11-12T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
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