Comparação do léxico de crianças com Síndrome de Down e com desenvolvimento típico de mesma idade mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Amanda Tragueta
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lamônica,Dionísia Aparecida Cusin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500003
Resumo: OBJETIVO: verificar o desempenho lexical, receptivo e expressivo, de crianças com Síndrome de Down e comparar com o desempenho lexical de crianças com desenvolvimento típico pareados por sexo e idade mental. MÉTODO: participaram do estudo 40 crianças, 20 com síndrome de Down (grupo experimental - GE), de ambos os sexos, com idade cronológica variando entre 36 e 71 meses e 20 crianças com desenvolvimento típico (grupo controle - GC) pareadas quanto ao sexo e idade mental (avaliação psicológica com o instrumento Nova Versão do Método Stanford-Binet, adaptado por Terman e Merril) com o GE. Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos responsáveis legais, estes responderam um protocolo de anamnese, contendo informações sobre a vida pregressa do participante. A avaliação foi composta pela aplicação do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP), que avalia vocabulário receptivo, e do Teste de Linguagem Infantil ABFW - Vocabulário Parte B, que avalia vocabulário expressivo. RESULTADOS: os participantes do GE apresentaram desempenho inferior ao GC no TVIP e na designação verbal usual do ABFW, com diferenças estatisticamente significantes. Verificou-se correlação entre o desempenho no vocabulário receptivo e expressivo de ambos os grupos. CONCLUSÃO: verificou-se que o desempenho lexical, receptivo e expressivo, das crianças com SD é inferior ao de crianças com desenvolvimento típico, mesmo quando pareadas pela idade mental.
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