Desvios fonológicos na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes,Djakelânia Alves
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Payão,Luzia Miscow da Cruz, Costa,Ranilde Cristiane Cavalcante
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200021
Resumo: TEMA: desvio fonológico na Educação Infantil. PROCEDIMENTOS: analisar a intervenção fonoaudiológica baseada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica em uma população de crianças com desvios fonológicos, estudantes da Educação Infantil. RESULTADOS: com a análise dos dados, verificou-se maior predominância de processos de simplificação de líquidas, simplificação de encontros consonantais e simplificação da consoante final. Ocorreu a intervenção fonoaudiológica, na qual apenas uma criança não conseguiu superar as dificuldades encontradas anteriormente no processo de organização fonológica, apresentando ainda ausência de traço distintivo no sistema. CONCLUSÃO: a intervenção fonoaudiológica fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica ampliou o inventário fonético e o sistema fonológico dessas crianças, melhorando o contraste entre os fonemas e o desempenho das habilidades de manipulação dos sons da fala, consequentemente, proporcionando a inteligibilidade de fala.
id CEFAC-1_7be461ba09691992dff8ee5cc3242550
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462010000200021
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Desvios fonológicos na educação infantilDesenvolvimento da LinguagemFonéticaFonoterapiaTEMA: desvio fonológico na Educação Infantil. PROCEDIMENTOS: analisar a intervenção fonoaudiológica baseada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica em uma população de crianças com desvios fonológicos, estudantes da Educação Infantil. RESULTADOS: com a análise dos dados, verificou-se maior predominância de processos de simplificação de líquidas, simplificação de encontros consonantais e simplificação da consoante final. Ocorreu a intervenção fonoaudiológica, na qual apenas uma criança não conseguiu superar as dificuldades encontradas anteriormente no processo de organização fonológica, apresentando ainda ausência de traço distintivo no sistema. CONCLUSÃO: a intervenção fonoaudiológica fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica ampliou o inventário fonético e o sistema fonológico dessas crianças, melhorando o contraste entre os fonemas e o desempenho das habilidades de manipulação dos sons da fala, consequentemente, proporcionando a inteligibilidade de fala.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-04-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200021Revista CEFAC v.12 n.2 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010000200021info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Djakelânia AlvesPayão,Luzia Miscow da CruzCosta,Ranilde Cristiane Cavalcantepor2010-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000200021Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-05-31T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvios fonológicos na educação infantil
title Desvios fonológicos na educação infantil
spellingShingle Desvios fonológicos na educação infantil
Nunes,Djakelânia Alves
Desenvolvimento da Linguagem
Fonética
Fonoterapia
title_short Desvios fonológicos na educação infantil
title_full Desvios fonológicos na educação infantil
title_fullStr Desvios fonológicos na educação infantil
title_full_unstemmed Desvios fonológicos na educação infantil
title_sort Desvios fonológicos na educação infantil
author Nunes,Djakelânia Alves
author_facet Nunes,Djakelânia Alves
Payão,Luzia Miscow da Cruz
Costa,Ranilde Cristiane Cavalcante
author_role author
author2 Payão,Luzia Miscow da Cruz
Costa,Ranilde Cristiane Cavalcante
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes,Djakelânia Alves
Payão,Luzia Miscow da Cruz
Costa,Ranilde Cristiane Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da Linguagem
Fonética
Fonoterapia
topic Desenvolvimento da Linguagem
Fonética
Fonoterapia
description TEMA: desvio fonológico na Educação Infantil. PROCEDIMENTOS: analisar a intervenção fonoaudiológica baseada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica em uma população de crianças com desvios fonológicos, estudantes da Educação Infantil. RESULTADOS: com a análise dos dados, verificou-se maior predominância de processos de simplificação de líquidas, simplificação de encontros consonantais e simplificação da consoante final. Ocorreu a intervenção fonoaudiológica, na qual apenas uma criança não conseguiu superar as dificuldades encontradas anteriormente no processo de organização fonológica, apresentando ainda ausência de traço distintivo no sistema. CONCLUSÃO: a intervenção fonoaudiológica fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica ampliou o inventário fonético e o sistema fonológico dessas crianças, melhorando o contraste entre os fonemas e o desempenho das habilidades de manipulação dos sons da fala, consequentemente, proporcionando a inteligibilidade de fala.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010000200021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.12 n.2 2010
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122574684487680