Avaliação do processamento auditivo em operadores de telemarketing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462006000400015 |
Resumo: | OBJETIVO: avaliar o processamento auditivo (PA) dos operadores de telemarketing quanto à decodificação auditiva. Método: foram avaliados 20 sujeitos com idade entre 18 e 35 anos, de ambos os gêneros , com jornada de trabalho de seis horas diárias, e até cinco anos de tempo de serviço na função, usuários de headset monoauricular e sem exposição prévia a ruído ocupacional. O grupo estudado apresenta limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, timpanometria tipo A e reflexos acústicos presentes. Foi aplicado um questionário com objetivo de colher dados quanto às queixas, hábitos e sensações auditivas e foram realizados os testes de processamento de fala filtrada, Random Gap Detection Test (RGDT) e Masking Level Difference (MLD). RESULTADOS: a análise do estudo foi descritiva, por meio de porcentagem onde observou-se que todos os indivíduos (com idade média entre 20 e 32 anos) apresentaram queixas características das desordens do processamento auditivo. Nos testes aplicados foram observadas 45% de alterações no RGDT e 25% no MLD, havendo uma associação entre os testes de MLD alterados e o perfil de atuação no trabalho. CONCLUSÃO: este estudo sugere que o profissional, operador de telemarketing pode apresentar desordens do processamento auditivo, com provável comprometimento da habilidade de interação binaural e resolução temporal as quais mostraram-se alteradas em considerável parte destes indivíduos. |
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Avaliação do processamento auditivo em operadores de telemarketingPercepção AuditivaPercepção da FalaAudiologiaOBJETIVO: avaliar o processamento auditivo (PA) dos operadores de telemarketing quanto à decodificação auditiva. Método: foram avaliados 20 sujeitos com idade entre 18 e 35 anos, de ambos os gêneros , com jornada de trabalho de seis horas diárias, e até cinco anos de tempo de serviço na função, usuários de headset monoauricular e sem exposição prévia a ruído ocupacional. O grupo estudado apresenta limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, timpanometria tipo A e reflexos acústicos presentes. Foi aplicado um questionário com objetivo de colher dados quanto às queixas, hábitos e sensações auditivas e foram realizados os testes de processamento de fala filtrada, Random Gap Detection Test (RGDT) e Masking Level Difference (MLD). RESULTADOS: a análise do estudo foi descritiva, por meio de porcentagem onde observou-se que todos os indivíduos (com idade média entre 20 e 32 anos) apresentaram queixas características das desordens do processamento auditivo. Nos testes aplicados foram observadas 45% de alterações no RGDT e 25% no MLD, havendo uma associação entre os testes de MLD alterados e o perfil de atuação no trabalho. CONCLUSÃO: este estudo sugere que o profissional, operador de telemarketing pode apresentar desordens do processamento auditivo, com provável comprometimento da habilidade de interação binaural e resolução temporal as quais mostraram-se alteradas em considerável parte destes indivíduos.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462006000400015Revista CEFAC v.8 n.4 2006reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462006000400015info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Maria Cristina Barros daCunha,Marta BorgesSouza,Cláudia Célia LopesMitre,Edson Ibrahimpor2007-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462006000400015Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2007-09-10T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
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