Testes de avaliação do processamento auditivo central : SSW em português europeu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Jorge Humberto Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1871
Resumo: A possibilidade de avaliação do sistema auditivo central é uma melhoria na prática clínica em Audiologia. Com o nosso trabalho disponibilizamos para a língua portuguesa europeia, a ferramenta mais utilizada na Audiologia internacional, julgando, assim, contribuir para uma melhor avaliação dos indivíduos com alterações do processamento auditivo central. O nosso trabalho foi dividido em diversas etapas: revisão da anatomo-fisiololgia e da literatura existente e posterior criação do teste SSW versão Português Europeu. Para a criação do teste foi criada a lista de estímulos em Português Europeu, avaliada a sua adaptação a crianças, gravada e criado o teste para avaliar a população normoouvinte. A avaliação foi efectuada a 89 indivíduos dos 12 aos 59 anos, 45 do género feminino e 44 do género masculino, dos quais 10 são canhotos. Também foram avaliadas 5 crianças com 6 anos e 7 crianças com 9 anos. Como principal resultado salientamos a obtenção do SSW para o Português Europeu, com as mesmas características do teste original de Katz, não tendo o nosso trabalho revelado diferenças estatísticas no desempenho no teste relacionadas com género, região territorial de origem e predominância motora (dextro/canhoto). Contudo, foi encontrada diferença estatística no desempenho no teste quando se avaliou a formação académica dos indivíduos do grupo 3 (idades de 12 a 59 anos) em que os indivíduos sem frequência universitária revelaram pior desempenho. ABSTRACT: The possibility of evaluating the Central auditory system it’s an improvement in the Audiology practice. With our work we provide for the European Portuguese Language the most used tool in international audiology in this evaluation, thinking that our contribution will be of importance in evaluating subject’s whit exchanges in the central auditory processing, ether children or adults. The Work was split in several stages: summary of anatomy and physiology, existing literature on the theme and posterior creation of a version of the SSW test for European Portuguese. For the creation of the test, a list was produced in European Portuguese, the adaptation for children was evaluated, the list was recorded and a test was created to be evaluate on the normal hearing population. The evaluation was carry out on a total of 89 subjects from 12 to 59 years old, 44 males and 45 females, 79 subjects were right handed and ten subjects were left handed. Also some children were evaluated, 5 children with the age of 6 years and 7 children of 9 years old. The most important result is the production of the SSW test for the European Portuguese Language whit the same characteristics of the original test from KATZ, our work shows no statistical differences regarding the gender and right or left handed, however it was found a statistic difference on in the subject’s test performance whit academic background on the group 3 (12 to 59 years old). Subject’s whit academic background performed better than subject’s without academic background.
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