A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Micaroni,Natália Inhauser Rótoli
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Crenitte,Patrícia Abreu Pinheiro, Ciasca,Sylvia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500006
Resumo: OBJETIVO: Identificar o conhecimento e os conceitos estabelecidos pelos professores sobre a atenção e sua relação com a aprendizagem. MÉTODOS: Foi realizado levantamento e a análise de dados coletados por meio de um questionário com múltipla escolha. O questionário apresentou 4 questões referentes às atitudes práticas do professor frente à desatenção e 8 questões referentes ao conhecimento dos professores sobre a atenção, nas quais foi atribuída uma pontuação. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio de análise estatística descritiva e aplicação do teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnov, para análise da distribuição dos dados. RESULTADOS: Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que os professores, embora saibam que há diferença entre Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e desatenção, possuem dificuldades em identificar situações em que ocorre TDA e desatenção, em diferenciar dispersão e distração, em identificar situações que envolvem atenção e os fatores que a limitam. CONCLUSÃO: Os professores participantes da pesquisa demonstraram conhecimento inconsistente sobre os desdobramentos da atenção e desatenção, que são elementares para subsidiar uma prática diária.
id CEFAC-1_a167973641e686266e842ef82b5ed164
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462010000500006
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino FundamentalAtençãoEnsinoAprendizagemOBJETIVO: Identificar o conhecimento e os conceitos estabelecidos pelos professores sobre a atenção e sua relação com a aprendizagem. MÉTODOS: Foi realizado levantamento e a análise de dados coletados por meio de um questionário com múltipla escolha. O questionário apresentou 4 questões referentes às atitudes práticas do professor frente à desatenção e 8 questões referentes ao conhecimento dos professores sobre a atenção, nas quais foi atribuída uma pontuação. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio de análise estatística descritiva e aplicação do teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnov, para análise da distribuição dos dados. RESULTADOS: Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que os professores, embora saibam que há diferença entre Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e desatenção, possuem dificuldades em identificar situações em que ocorre TDA e desatenção, em diferenciar dispersão e distração, em identificar situações que envolvem atenção e os fatores que a limitam. CONCLUSÃO: Os professores participantes da pesquisa demonstraram conhecimento inconsistente sobre os desdobramentos da atenção e desatenção, que são elementares para subsidiar uma prática diária.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500006Revista CEFAC v.12 n.5 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000101info:eu-repo/semantics/openAccessMicaroni,Natália Inhauser RótoliCrenitte,Patrícia Abreu PinheiroCiasca,Sylvia Mariapor2010-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000500006Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-11-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
title A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
spellingShingle A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
Micaroni,Natália Inhauser Rótoli
Atenção
Ensino
Aprendizagem
title_short A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
title_full A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
title_fullStr A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
title_sort A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
author Micaroni,Natália Inhauser Rótoli
author_facet Micaroni,Natália Inhauser Rótoli
Crenitte,Patrícia Abreu Pinheiro
Ciasca,Sylvia Maria
author_role author
author2 Crenitte,Patrícia Abreu Pinheiro
Ciasca,Sylvia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Micaroni,Natália Inhauser Rótoli
Crenitte,Patrícia Abreu Pinheiro
Ciasca,Sylvia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Ensino
Aprendizagem
topic Atenção
Ensino
Aprendizagem
description OBJETIVO: Identificar o conhecimento e os conceitos estabelecidos pelos professores sobre a atenção e sua relação com a aprendizagem. MÉTODOS: Foi realizado levantamento e a análise de dados coletados por meio de um questionário com múltipla escolha. O questionário apresentou 4 questões referentes às atitudes práticas do professor frente à desatenção e 8 questões referentes ao conhecimento dos professores sobre a atenção, nas quais foi atribuída uma pontuação. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio de análise estatística descritiva e aplicação do teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnov, para análise da distribuição dos dados. RESULTADOS: Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que os professores, embora saibam que há diferença entre Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e desatenção, possuem dificuldades em identificar situações em que ocorre TDA e desatenção, em diferenciar dispersão e distração, em identificar situações que envolvem atenção e os fatores que a limitam. CONCLUSÃO: Os professores participantes da pesquisa demonstraram conhecimento inconsistente sobre os desdobramentos da atenção e desatenção, que são elementares para subsidiar uma prática diária.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000500006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.12 n.5 2010
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575457288192