Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Roberta Michelon
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mota,Helena Bolli, Mezzomo,Carolina Lisbôa, Brasil,Brunah de Castro
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000700135
Resumo: O contraste de sonoridade das plosivas representa uma complexa coordenação acústica e articulatória, muitas vezes prejudicada nos desvios fonológicos. Por esse motivo, acredita-se que esforços devem ser realizados no sentido de melhor entender os fatores que influenciam na estabilização desse contraste. Assim, o objetivo desta pesquisa foi correlacionar os dados de produção e o desempenho em um teste de discriminação do traço [+voz] em crianças com desvio fonológico. Para isso foram avaliados cinco meninos com desvio fonológico e dificuldade na produção das plosivas sonoras, entre outras dificuldades de fala. Por meio de pares de palavras inseridos em frase-veículo, observou-se a ocorrência de produção de Voice Onset Time positivo durante a produção de plosivas [+voz] e o padrão de duração das vogais adjacentes às plosivas surdas e sonoras. Elaborou-se um Teste de Discriminação de Sonoridade das Plosivas, a fim de se avaliar o desempenho dos sujeitos em relação à discriminação. O teste consiste de 12 pares de palavras, diferenciados apenas pelo contraste [+voz] e representados por figuras. Na análise descritiva, não se verificou uma relação direta entre dificuldade de produção do contraste de sonoridade das plosivas e discriminação auditiva desses segmentos, tanto na observação da produção de pré-sonoridade, quanto na observação da produção do padrão de duração das vogais. Mesmo assim, salienta-se que o emprego de uma avaliação de discriminação, bem como, de análise acústica nos casos de desvio fonológico, não devem ser desprezados pelos fonoaudiólogos, uma vez que esses instrumentos podem fornecer informações fundamentais para um bom progresso terapêutico.
id CEFAC-1_a5cff31bd344f589060de1c3793321d6
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000700135
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológicoCriançaFalaDistúrbios da FalaAcústica da falaEspectrografia do SomDiscriminação da FalaO contraste de sonoridade das plosivas representa uma complexa coordenação acústica e articulatória, muitas vezes prejudicada nos desvios fonológicos. Por esse motivo, acredita-se que esforços devem ser realizados no sentido de melhor entender os fatores que influenciam na estabilização desse contraste. Assim, o objetivo desta pesquisa foi correlacionar os dados de produção e o desempenho em um teste de discriminação do traço [+voz] em crianças com desvio fonológico. Para isso foram avaliados cinco meninos com desvio fonológico e dificuldade na produção das plosivas sonoras, entre outras dificuldades de fala. Por meio de pares de palavras inseridos em frase-veículo, observou-se a ocorrência de produção de Voice Onset Time positivo durante a produção de plosivas [+voz] e o padrão de duração das vogais adjacentes às plosivas surdas e sonoras. Elaborou-se um Teste de Discriminação de Sonoridade das Plosivas, a fim de se avaliar o desempenho dos sujeitos em relação à discriminação. O teste consiste de 12 pares de palavras, diferenciados apenas pelo contraste [+voz] e representados por figuras. Na análise descritiva, não se verificou uma relação direta entre dificuldade de produção do contraste de sonoridade das plosivas e discriminação auditiva desses segmentos, tanto na observação da produção de pré-sonoridade, quanto na observação da produção do padrão de duração das vogais. Mesmo assim, salienta-se que o emprego de uma avaliação de discriminação, bem como, de análise acústica nos casos de desvio fonológico, não devem ser desprezados pelos fonoaudiólogos, uma vez que esses instrumentos podem fornecer informações fundamentais para um bom progresso terapêutico.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000700135Revista CEFAC v.17 suppl.1 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201517s14213info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Roberta MichelonMota,Helena BolliMezzomo,Carolina LisbôaBrasil,Brunah de Castropor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000700135Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-05-12T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológico
title Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológico
spellingShingle Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológico
Melo,Roberta Michelon
Criança
Fala
Distúrbios da Fala
Acústica da fala
Espectrografia do Som
Discriminação da Fala
title_short Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológico
title_full Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológico
title_fullStr Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológico
title_full_unstemmed Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológico
title_sort Produção e discriminação do contraste de sonoridade das plosivas nos casos de desvio fonológico
author Melo,Roberta Michelon
author_facet Melo,Roberta Michelon
Mota,Helena Bolli
Mezzomo,Carolina Lisbôa
Brasil,Brunah de Castro
author_role author
author2 Mota,Helena Bolli
Mezzomo,Carolina Lisbôa
Brasil,Brunah de Castro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Roberta Michelon
Mota,Helena Bolli
Mezzomo,Carolina Lisbôa
Brasil,Brunah de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Fala
Distúrbios da Fala
Acústica da fala
Espectrografia do Som
Discriminação da Fala
topic Criança
Fala
Distúrbios da Fala
Acústica da fala
Espectrografia do Som
Discriminação da Fala
description O contraste de sonoridade das plosivas representa uma complexa coordenação acústica e articulatória, muitas vezes prejudicada nos desvios fonológicos. Por esse motivo, acredita-se que esforços devem ser realizados no sentido de melhor entender os fatores que influenciam na estabilização desse contraste. Assim, o objetivo desta pesquisa foi correlacionar os dados de produção e o desempenho em um teste de discriminação do traço [+voz] em crianças com desvio fonológico. Para isso foram avaliados cinco meninos com desvio fonológico e dificuldade na produção das plosivas sonoras, entre outras dificuldades de fala. Por meio de pares de palavras inseridos em frase-veículo, observou-se a ocorrência de produção de Voice Onset Time positivo durante a produção de plosivas [+voz] e o padrão de duração das vogais adjacentes às plosivas surdas e sonoras. Elaborou-se um Teste de Discriminação de Sonoridade das Plosivas, a fim de se avaliar o desempenho dos sujeitos em relação à discriminação. O teste consiste de 12 pares de palavras, diferenciados apenas pelo contraste [+voz] e representados por figuras. Na análise descritiva, não se verificou uma relação direta entre dificuldade de produção do contraste de sonoridade das plosivas e discriminação auditiva desses segmentos, tanto na observação da produção de pré-sonoridade, quanto na observação da produção do padrão de duração das vogais. Mesmo assim, salienta-se que o emprego de uma avaliação de discriminação, bem como, de análise acústica nos casos de desvio fonológico, não devem ser desprezados pelos fonoaudiólogos, uma vez que esses instrumentos podem fornecer informações fundamentais para um bom progresso terapêutico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000700135
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000700135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201517s14213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 suppl.1 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580487307264