O fonoaudiólogo e a escola - reflexões acerca da inclusão escolar: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gertel,Marta Cecília Rabinovitsch
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Maia,Suzana Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500021
Resumo: TEMA: refletir acerca do papel do fonoaudiólogo na condução das estratégias terapêuticas para a inclusão escolar durante o atendimento de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento. PROCEDIMENTOS: pesquisa de natureza clínico-qualitativa desenvolvida por meio de estudo de caso. O material utilizado foi elaborado a partir de registros em forma de relatórios e abrangem os atendimentos à escola, de julho/2002 a novembro/2004. Os recortes no material obtido retratam o percurso seguido ao longo do eixo da história do paciente enfatizando os momentos significativos que geraram desenvolvimento do processo terapêutico fonoaudiológico no que se refere à comunicação oral, integração social no ambiente escolar. RESULTADOS: o paciente envolvido neste estudo frequenta classe de ensino regular e, a partir dos atendimentos fonoaudiológicos, apresentou desenvolvimento significativo em seu comportamento social no ambiente escolar, além de efetivo avanço em sua comunicação oral. CONCLUSÃO: considera-se significativo o papel do fonoaudiólogo no atendimento à Escola de modo que terapeuta e educador propiciem o respeito à singularidade de cada criança. Prover condições e estratégias para que a Escola se transforme em um ambiente favorável para o desenvolvimento da criança com necessidades especiais favorece mudanças na constituição de suas relações interpessoais e abre caminho para que se consolide sua inclusão na comunidade.
id CEFAC-1_a6769b0dba69c94392562d6e7db8651d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462011000500021
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling O fonoaudiólogo e a escola - reflexões acerca da inclusão escolar: estudo de casoFonoaudiologiaTranstorno AutísticoEducação EspecialEstudos de CasosTEMA: refletir acerca do papel do fonoaudiólogo na condução das estratégias terapêuticas para a inclusão escolar durante o atendimento de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento. PROCEDIMENTOS: pesquisa de natureza clínico-qualitativa desenvolvida por meio de estudo de caso. O material utilizado foi elaborado a partir de registros em forma de relatórios e abrangem os atendimentos à escola, de julho/2002 a novembro/2004. Os recortes no material obtido retratam o percurso seguido ao longo do eixo da história do paciente enfatizando os momentos significativos que geraram desenvolvimento do processo terapêutico fonoaudiológico no que se refere à comunicação oral, integração social no ambiente escolar. RESULTADOS: o paciente envolvido neste estudo frequenta classe de ensino regular e, a partir dos atendimentos fonoaudiológicos, apresentou desenvolvimento significativo em seu comportamento social no ambiente escolar, além de efetivo avanço em sua comunicação oral. CONCLUSÃO: considera-se significativo o papel do fonoaudiólogo no atendimento à Escola de modo que terapeuta e educador propiciem o respeito à singularidade de cada criança. Prover condições e estratégias para que a Escola se transforme em um ambiente favorável para o desenvolvimento da criança com necessidades especiais favorece mudanças na constituição de suas relações interpessoais e abre caminho para que se consolide sua inclusão na comunidade.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500021Revista CEFAC v.13 n.5 2011reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000032info:eu-repo/semantics/openAccessGertel,Marta Cecília RabinovitschMaia,Suzana Magalhãespor2011-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462011000500021Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2011-10-31T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O fonoaudiólogo e a escola - reflexões acerca da inclusão escolar: estudo de caso
title O fonoaudiólogo e a escola - reflexões acerca da inclusão escolar: estudo de caso
spellingShingle O fonoaudiólogo e a escola - reflexões acerca da inclusão escolar: estudo de caso
Gertel,Marta Cecília Rabinovitsch
Fonoaudiologia
Transtorno Autístico
Educação Especial
Estudos de Casos
title_short O fonoaudiólogo e a escola - reflexões acerca da inclusão escolar: estudo de caso
title_full O fonoaudiólogo e a escola - reflexões acerca da inclusão escolar: estudo de caso
title_fullStr O fonoaudiólogo e a escola - reflexões acerca da inclusão escolar: estudo de caso
title_full_unstemmed O fonoaudiólogo e a escola - reflexões acerca da inclusão escolar: estudo de caso
title_sort O fonoaudiólogo e a escola - reflexões acerca da inclusão escolar: estudo de caso
author Gertel,Marta Cecília Rabinovitsch
author_facet Gertel,Marta Cecília Rabinovitsch
Maia,Suzana Magalhães
author_role author
author2 Maia,Suzana Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gertel,Marta Cecília Rabinovitsch
Maia,Suzana Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Transtorno Autístico
Educação Especial
Estudos de Casos
topic Fonoaudiologia
Transtorno Autístico
Educação Especial
Estudos de Casos
description TEMA: refletir acerca do papel do fonoaudiólogo na condução das estratégias terapêuticas para a inclusão escolar durante o atendimento de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento. PROCEDIMENTOS: pesquisa de natureza clínico-qualitativa desenvolvida por meio de estudo de caso. O material utilizado foi elaborado a partir de registros em forma de relatórios e abrangem os atendimentos à escola, de julho/2002 a novembro/2004. Os recortes no material obtido retratam o percurso seguido ao longo do eixo da história do paciente enfatizando os momentos significativos que geraram desenvolvimento do processo terapêutico fonoaudiológico no que se refere à comunicação oral, integração social no ambiente escolar. RESULTADOS: o paciente envolvido neste estudo frequenta classe de ensino regular e, a partir dos atendimentos fonoaudiológicos, apresentou desenvolvimento significativo em seu comportamento social no ambiente escolar, além de efetivo avanço em sua comunicação oral. CONCLUSÃO: considera-se significativo o papel do fonoaudiólogo no atendimento à Escola de modo que terapeuta e educador propiciem o respeito à singularidade de cada criança. Prover condições e estratégias para que a Escola se transforme em um ambiente favorável para o desenvolvimento da criança com necessidades especiais favorece mudanças na constituição de suas relações interpessoais e abre caminho para que se consolide sua inclusão na comunidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.13 n.5 2011
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122576203874304