Inclusão escolar de crianças dentro do transtorno do espectro autista

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Autor(a) principal: Bezerra, Nathália do Nascimento Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3136
Resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes nas áreas da comunicação e interação social, e manifestação de comportamentos com padrões restritos e repetitivos. A escola é um ambiente rico em estímulos e capaz de promover experiencias variadas, o acesso à educação é um direito garantido na Constituição, porém o processo de inclusão escolar de alunos dentro do TEA é árduo tendo em vista que os profissionais não se sentem preparados devido a falta de informações e as particularidades do TEA. Objetivo: Analisar o diagnóstico situacional do processo de inclusão escolar de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Foi aplicado um questionário com 15 professores da rede pública e privada de ensino da Paraíba. A coleta de dados ocorreu através de um formulário enviado aos participantes da pesquisa de forma on-line, contendo perguntas abertas e fechadas relacionadas a: dados pessoais e profissionais; a assistência a alunos dentro do TEA; informações acerca do conhecimento e percepções dos professores sobre o TEA e sobre a inclusão escolar destes alunos; e considerações quanto à Fonoaudiologia Educacional nesse processo. O estudo se caracteriza como descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. Resultados: Averiguou-se que a inclusão escolar de crianças dentro do TEA não ocorre conforme o estipulado na legislação, falta recursos adaptados e preparo dos professores, o que leva os mesmos a não se sentirem preparados para lecionar a esses alunos. Muitos dos alunos dentro do TEA não estão matriculados no AEE – Atendimento Educacional Especializado e não possuem nenhum apoio especializado em sala de aula. Conclusão: A inclusão educacional de crianças dentro do TEA não ocorre de forma efetiva, tendo em vista que falta conhecimento e preparo aos professores, assim como materiais adaptados e acompanhamento terapêutico e educacional aos estudantes.
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spelling 2022-02-01T11:22:09Z2022-02-012022-02-01T11:22:09Z2021-06-09https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3136Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes nas áreas da comunicação e interação social, e manifestação de comportamentos com padrões restritos e repetitivos. A escola é um ambiente rico em estímulos e capaz de promover experiencias variadas, o acesso à educação é um direito garantido na Constituição, porém o processo de inclusão escolar de alunos dentro do TEA é árduo tendo em vista que os profissionais não se sentem preparados devido a falta de informações e as particularidades do TEA. Objetivo: Analisar o diagnóstico situacional do processo de inclusão escolar de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Foi aplicado um questionário com 15 professores da rede pública e privada de ensino da Paraíba. A coleta de dados ocorreu através de um formulário enviado aos participantes da pesquisa de forma on-line, contendo perguntas abertas e fechadas relacionadas a: dados pessoais e profissionais; a assistência a alunos dentro do TEA; informações acerca do conhecimento e percepções dos professores sobre o TEA e sobre a inclusão escolar destes alunos; e considerações quanto à Fonoaudiologia Educacional nesse processo. O estudo se caracteriza como descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. Resultados: Averiguou-se que a inclusão escolar de crianças dentro do TEA não ocorre conforme o estipulado na legislação, falta recursos adaptados e preparo dos professores, o que leva os mesmos a não se sentirem preparados para lecionar a esses alunos. Muitos dos alunos dentro do TEA não estão matriculados no AEE – Atendimento Educacional Especializado e não possuem nenhum apoio especializado em sala de aula. Conclusão: A inclusão educacional de crianças dentro do TEA não ocorre de forma efetiva, tendo em vista que falta conhecimento e preparo aos professores, assim como materiais adaptados e acompanhamento terapêutico e educacional aos estudantes.Introduction: Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by persistent deficits in the areas of communication and social interaction, and manifestation of behaviors with restricted and repetitive patterns. The school is an environment rich in stimuli and capable of promoting varied experiences, access to education is a right guaranteed in the Constitution, but the process of school inclusion of students within the ASD is arduous considering that professionals do not feel prepared due to the lack of information and the particularities of the ASD. Objective: To analyze the situational diagnosis of the process of school inclusion of children within the Autistic Spectrum Disorder. Methods: A questionnaire was applied to 15 public and private school teachers in Paraíba. Data collection took place through a form sent to research participants online, containing open and closed questions related to: personal and professional data; assistance to students within the ASD; information about teachers' knowledge and perceptions about the ASD and about the school inclusion of these students; and considerations regarding Educational Speech Therapy in this process. The study is characterized as descriptive, with a qualitative and quantitative approach. Results: It was found that the school inclusion of children in the ASD does not occur as stipulated in the legislation, there is a lack of adapted resources and teacher preparation, which leads them to not feel prepared to teach these students. Many of the students within the ASD are not enrolled in the AEE – Specialized Educational Service and do not have any specialized support in the classroom. Conclusion: The educational inclusion of children within the ASD does not occur effectively, given that teachers lack knowledge and preparation, as well as adapted materials and therapeutic and educational follow-up to students.porCentro Universitário de João PessoaUNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIATranstorno do espectro autistaAutismoInclusão escolarEducação especialFonoaudiologiaInclusão escolar de crianças dentro do transtorno do espectro autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLima, Ivonaldo Leidson Barbosahttp://lattes.cnpq.br/0498921258146252http://lattes.cnpq.br/1467067786883966Bezerra, Nathália do Nascimento SilvaAGÊNCIA BRASIL. Diário Oficial pública lei que inclui autismo nos censos do IBGE. Empresa Brasil de Comunicação – EBC. Brasília. 19 jul. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-07/diario-oficial-publica-que inclui-autismo-nos-censos-do-ibge. Acesso em: 14 abr. 2020. 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