Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia

Bibliographic Details
Main Author: Gonçalves,Mariana Thuany
Publication Date: 2014
Other Authors: Fernandes,Brízia Lacerda, Santos,Juliana Nunes, Ninno,Camila Queiroz de Moraes Silveira Di, Britto,Denise Brandão de Oliveira e
Format: Article
Language: por
Source: Revista CEFAC (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601775
Summary: OBJETIVO: investigar o perfil de formação e atuação do fonoaudiólogo na área de Audiologia na 6ª Região, além de analisar a satisfação profissional, e verificar possíveis relações entre o grau de aperfeiçoamento profissional e de satisfação do fonoaudiólogo com a renda salarial mensal. MÉTODOS: estudo transversal descritivo com fonoaudiólogos inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia 6ª Região por meio da aplicação de um questionário analisando as variáveis: formação acadêmica, áreas de atuação profissional, faixa salarial e satisfação com a profissão, no período de maio a outubro de 2012. RESULTADOS: foram investigados 857 fonoaudiólogos. Destes, 63,8% atuam com Audiologia, 53,7% se graduaram em Minas Gerais, 51,4% possuem especialização e 5,5%, mestrado, o que se relacionou estatisticamente com maior renda salarial (p<0,05). No que se refere à fonte de renda, 84,1% relataram ter na Fonoaudiologia a sua única fonte de renda e a maior parte recebe de 2 a 5 salários mínimos. A maioria trabalha com audiologia ocupacional. O otorrinolaringologista é o profissional que mais encaminha pacientes. Dos investigados, 54,1% não estão satisfeitos com a profissão. Houve relação significante entre satisfação profissional e renda. CONCLUSÃO: observou-se pouca inserção do fonoaudiólogo nas áreas de perícia, teste de processamento auditivo central, reabilitação vestibular, programa de conservação auditiva e testes labirínticos. Ressalta-se a importância da continuidade dos estudos para auxiliar na inserção profissional no mercado de trabalho e melhorar a qualificação profissional. Torna-se evidente a necessidade de se integrar formação acadêmica e profissional.
id CEFAC-1_abdd069fbfca43a137c3d40c4c83fff0
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000601775
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologiaAudiologiaÁrea de Atuação ProfissionalMercado de TrabalhoFonoaudiologiaCapacitação Profissional OBJETIVO: investigar o perfil de formação e atuação do fonoaudiólogo na área de Audiologia na 6ª Região, além de analisar a satisfação profissional, e verificar possíveis relações entre o grau de aperfeiçoamento profissional e de satisfação do fonoaudiólogo com a renda salarial mensal. MÉTODOS: estudo transversal descritivo com fonoaudiólogos inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia 6ª Região por meio da aplicação de um questionário analisando as variáveis: formação acadêmica, áreas de atuação profissional, faixa salarial e satisfação com a profissão, no período de maio a outubro de 2012. RESULTADOS: foram investigados 857 fonoaudiólogos. Destes, 63,8% atuam com Audiologia, 53,7% se graduaram em Minas Gerais, 51,4% possuem especialização e 5,5%, mestrado, o que se relacionou estatisticamente com maior renda salarial (p<0,05). No que se refere à fonte de renda, 84,1% relataram ter na Fonoaudiologia a sua única fonte de renda e a maior parte recebe de 2 a 5 salários mínimos. A maioria trabalha com audiologia ocupacional. O otorrinolaringologista é o profissional que mais encaminha pacientes. Dos investigados, 54,1% não estão satisfeitos com a profissão. Houve relação significante entre satisfação profissional e renda. CONCLUSÃO: observou-se pouca inserção do fonoaudiólogo nas áreas de perícia, teste de processamento auditivo central, reabilitação vestibular, programa de conservação auditiva e testes labirínticos. Ressalta-se a importância da continuidade dos estudos para auxiliar na inserção profissional no mercado de trabalho e melhorar a qualificação profissional. Torna-se evidente a necessidade de se integrar formação acadêmica e profissional. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601775Revista CEFAC v.16 n.6 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201411213info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Mariana ThuanyFernandes,Brízia LacerdaSantos,Juliana NunesNinno,Camila Queiroz de Moraes Silveira DiBritto,Denise Brandão de Oliveira epor2015-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000601775Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-01-22T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia
title Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia
spellingShingle Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia
Gonçalves,Mariana Thuany
Audiologia
Área de Atuação Profissional
Mercado de Trabalho
Fonoaudiologia
Capacitação Profissional
title_short Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia
title_full Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia
title_fullStr Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia
title_full_unstemmed Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia
title_sort Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia
author Gonçalves,Mariana Thuany
author_facet Gonçalves,Mariana Thuany
Fernandes,Brízia Lacerda
Santos,Juliana Nunes
Ninno,Camila Queiroz de Moraes Silveira Di
Britto,Denise Brandão de Oliveira e
author_role author
author2 Fernandes,Brízia Lacerda
Santos,Juliana Nunes
Ninno,Camila Queiroz de Moraes Silveira Di
Britto,Denise Brandão de Oliveira e
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Mariana Thuany
Fernandes,Brízia Lacerda
Santos,Juliana Nunes
Ninno,Camila Queiroz de Moraes Silveira Di
Britto,Denise Brandão de Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Audiologia
Área de Atuação Profissional
Mercado de Trabalho
Fonoaudiologia
Capacitação Profissional
topic Audiologia
Área de Atuação Profissional
Mercado de Trabalho
Fonoaudiologia
Capacitação Profissional
description OBJETIVO: investigar o perfil de formação e atuação do fonoaudiólogo na área de Audiologia na 6ª Região, além de analisar a satisfação profissional, e verificar possíveis relações entre o grau de aperfeiçoamento profissional e de satisfação do fonoaudiólogo com a renda salarial mensal. MÉTODOS: estudo transversal descritivo com fonoaudiólogos inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia 6ª Região por meio da aplicação de um questionário analisando as variáveis: formação acadêmica, áreas de atuação profissional, faixa salarial e satisfação com a profissão, no período de maio a outubro de 2012. RESULTADOS: foram investigados 857 fonoaudiólogos. Destes, 63,8% atuam com Audiologia, 53,7% se graduaram em Minas Gerais, 51,4% possuem especialização e 5,5%, mestrado, o que se relacionou estatisticamente com maior renda salarial (p<0,05). No que se refere à fonte de renda, 84,1% relataram ter na Fonoaudiologia a sua única fonte de renda e a maior parte recebe de 2 a 5 salários mínimos. A maioria trabalha com audiologia ocupacional. O otorrinolaringologista é o profissional que mais encaminha pacientes. Dos investigados, 54,1% não estão satisfeitos com a profissão. Houve relação significante entre satisfação profissional e renda. CONCLUSÃO: observou-se pouca inserção do fonoaudiólogo nas áreas de perícia, teste de processamento auditivo central, reabilitação vestibular, programa de conservação auditiva e testes labirínticos. Ressalta-se a importância da continuidade dos estudos para auxiliar na inserção profissional no mercado de trabalho e melhorar a qualificação profissional. Torna-se evidente a necessidade de se integrar formação acadêmica e profissional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601775
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201411213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.6 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579581337600