Achados relevantes da história clínica de taquifêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana,Bruna Antonini
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira,Cristiane Moço Canhetti de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601860
Resumo: OBJETIVO: caracterizar os achados relevantes da história clínica de adultos com taquifemia. MÉTODOS: participaram 8 adultos com taquifemia, de 18 a 39 anos, sendo 7 do gênero masculino. Os critérios de inclusão foram: apresentar queixa de taxa de elocução aumentada, com prejuízo na comunicação; manifestar excesso de disfluências comuns; escore acima de 120 no Inventário Preditivo de Taquifemia. A coleta de dados foi realizada por meio do levantamento da história clínica e familial, a avaliação da fluência e, aplicação do Inventário Preditivo de Taquifemia. RESULTADOS: o histórico familial foi positivo para os distúrbios da fluência em todos os casos, sendo 3 para taquifemia e 5 para gagueira. Quanto à queixa, 100% informaram presença de taxa de elocução aumentada e 50% manifestaram queixa relacionada ao prejuízo na inteligibilidade. Todos os casos apresentaram consciência da dificuldade de fala e realizavam alguma estratégia de automonitoramento. Informações relativas ao uso da linguagem-cognição mostraram que a maioria dos adultos relataram dificuldades de encontrar palavras, presença de excessivas revisões, interjeições e hesitações na fala. CONCLUSÃO: os principais achados relevantes da história clínica de adultos com taquifemia foram: histórico familial positivo para os distúrbios da fluência; surgimento das manifestações na infância sem causa aparente; queixa de taxa de elocução aumentada e prejuízo na inteligibilidade da fala; melhora do quadro clínico no decorrer dos anos, que pode estar associada à consciência da dificuldade e habilidade de automonitoramento; alterações na articulação, na prosódia e na escrita; dificuldades de acesso ao léxico; incoordenação pneumofonoarticulatória, e presença de ansiedade.
id CEFAC-1_acce77846cdb41f80acc3befd5459996
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000601860
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Achados relevantes da história clínica de taquifêmicosFonoaudiologiaFalaDiagnósticoDistúrbios da FalaAnamnese OBJETIVO: caracterizar os achados relevantes da história clínica de adultos com taquifemia. MÉTODOS: participaram 8 adultos com taquifemia, de 18 a 39 anos, sendo 7 do gênero masculino. Os critérios de inclusão foram: apresentar queixa de taxa de elocução aumentada, com prejuízo na comunicação; manifestar excesso de disfluências comuns; escore acima de 120 no Inventário Preditivo de Taquifemia. A coleta de dados foi realizada por meio do levantamento da história clínica e familial, a avaliação da fluência e, aplicação do Inventário Preditivo de Taquifemia. RESULTADOS: o histórico familial foi positivo para os distúrbios da fluência em todos os casos, sendo 3 para taquifemia e 5 para gagueira. Quanto à queixa, 100% informaram presença de taxa de elocução aumentada e 50% manifestaram queixa relacionada ao prejuízo na inteligibilidade. Todos os casos apresentaram consciência da dificuldade de fala e realizavam alguma estratégia de automonitoramento. Informações relativas ao uso da linguagem-cognição mostraram que a maioria dos adultos relataram dificuldades de encontrar palavras, presença de excessivas revisões, interjeições e hesitações na fala. CONCLUSÃO: os principais achados relevantes da história clínica de adultos com taquifemia foram: histórico familial positivo para os distúrbios da fluência; surgimento das manifestações na infância sem causa aparente; queixa de taxa de elocução aumentada e prejuízo na inteligibilidade da fala; melhora do quadro clínico no decorrer dos anos, que pode estar associada à consciência da dificuldade e habilidade de automonitoramento; alterações na articulação, na prosódia e na escrita; dificuldades de acesso ao léxico; incoordenação pneumofonoarticulatória, e presença de ansiedade. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601860Revista CEFAC v.16 n.6 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201420213info:eu-repo/semantics/openAccessSantana,Bruna AntoniniOliveira,Cristiane Moço Canhetti depor2015-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000601860Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-01-22T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Achados relevantes da história clínica de taquifêmicos
title Achados relevantes da história clínica de taquifêmicos
spellingShingle Achados relevantes da história clínica de taquifêmicos
Santana,Bruna Antonini
Fonoaudiologia
Fala
Diagnóstico
Distúrbios da Fala
Anamnese
title_short Achados relevantes da história clínica de taquifêmicos
title_full Achados relevantes da história clínica de taquifêmicos
title_fullStr Achados relevantes da história clínica de taquifêmicos
title_full_unstemmed Achados relevantes da história clínica de taquifêmicos
title_sort Achados relevantes da história clínica de taquifêmicos
author Santana,Bruna Antonini
author_facet Santana,Bruna Antonini
Oliveira,Cristiane Moço Canhetti de
author_role author
author2 Oliveira,Cristiane Moço Canhetti de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana,Bruna Antonini
Oliveira,Cristiane Moço Canhetti de
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Fala
Diagnóstico
Distúrbios da Fala
Anamnese
topic Fonoaudiologia
Fala
Diagnóstico
Distúrbios da Fala
Anamnese
description OBJETIVO: caracterizar os achados relevantes da história clínica de adultos com taquifemia. MÉTODOS: participaram 8 adultos com taquifemia, de 18 a 39 anos, sendo 7 do gênero masculino. Os critérios de inclusão foram: apresentar queixa de taxa de elocução aumentada, com prejuízo na comunicação; manifestar excesso de disfluências comuns; escore acima de 120 no Inventário Preditivo de Taquifemia. A coleta de dados foi realizada por meio do levantamento da história clínica e familial, a avaliação da fluência e, aplicação do Inventário Preditivo de Taquifemia. RESULTADOS: o histórico familial foi positivo para os distúrbios da fluência em todos os casos, sendo 3 para taquifemia e 5 para gagueira. Quanto à queixa, 100% informaram presença de taxa de elocução aumentada e 50% manifestaram queixa relacionada ao prejuízo na inteligibilidade. Todos os casos apresentaram consciência da dificuldade de fala e realizavam alguma estratégia de automonitoramento. Informações relativas ao uso da linguagem-cognição mostraram que a maioria dos adultos relataram dificuldades de encontrar palavras, presença de excessivas revisões, interjeições e hesitações na fala. CONCLUSÃO: os principais achados relevantes da história clínica de adultos com taquifemia foram: histórico familial positivo para os distúrbios da fluência; surgimento das manifestações na infância sem causa aparente; queixa de taxa de elocução aumentada e prejuízo na inteligibilidade da fala; melhora do quadro clínico no decorrer dos anos, que pode estar associada à consciência da dificuldade e habilidade de automonitoramento; alterações na articulação, na prosódia e na escrita; dificuldades de acesso ao léxico; incoordenação pneumofonoarticulatória, e presença de ansiedade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601860
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201420213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.6 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579598114816