O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Viviane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges,Laura, Nascimento,Martha de Cássia, Almeida,Maria Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000300695
Resumo: RESUMO: Objetivo: analisar o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa como recurso de interpretação de livros de literatura infantil por uma criança com paralisia cerebral e necessidades complexas de comunicação. Métodos: para isso, realizou-se um estudo por meio do delineamento de sujeito único com um participante de sete anos com diagnóstico de paralisia cerebral e com necessidades complexas de comunicação. A variável dependente constituiu-se nas habilidades de comunicação e interpretação e a variável independente constituiu-se nas atividades de interpretação de histórias infantis, utilizando livros e figuras adaptadas por meio da Comunicação Suplementar e Alternativa. As atividades realizadas foram conduzidas em três etapas, sendo: Linha de Base, Intervenção e Manutenção. As sessões foram filmadas e anotadas em folhas de registro, e, posteriormente, os dados obtidos foram analisados quantitativamente. Resultados: os resultados obtidos permitiram identificar notável avanço no número de êxitos alcançados pelo participante durante as sessões realizadas, respondendo de forma autônoma, independente e assertiva às indagações, por meio das figuras e algumas verbalizações. Conclusão: foi possível constatar a eficácia da Comunicação Suplementar e Alternativa como recurso pedagógico e de apoio nas atividades de compreensão e interpretação de histórias na sala de aula por alunos com necessidades complexas de comunicação.
id CEFAC-1_b7224b7af14ac587d002b9c082057717
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462016000300695
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantilEducação EspecialParalisia CerebralLiteratura InfantojuvenilRESUMO: Objetivo: analisar o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa como recurso de interpretação de livros de literatura infantil por uma criança com paralisia cerebral e necessidades complexas de comunicação. Métodos: para isso, realizou-se um estudo por meio do delineamento de sujeito único com um participante de sete anos com diagnóstico de paralisia cerebral e com necessidades complexas de comunicação. A variável dependente constituiu-se nas habilidades de comunicação e interpretação e a variável independente constituiu-se nas atividades de interpretação de histórias infantis, utilizando livros e figuras adaptadas por meio da Comunicação Suplementar e Alternativa. As atividades realizadas foram conduzidas em três etapas, sendo: Linha de Base, Intervenção e Manutenção. As sessões foram filmadas e anotadas em folhas de registro, e, posteriormente, os dados obtidos foram analisados quantitativamente. Resultados: os resultados obtidos permitiram identificar notável avanço no número de êxitos alcançados pelo participante durante as sessões realizadas, respondendo de forma autônoma, independente e assertiva às indagações, por meio das figuras e algumas verbalizações. Conclusão: foi possível constatar a eficácia da Comunicação Suplementar e Alternativa como recurso pedagógico e de apoio nas atividades de compreensão e interpretação de histórias na sala de aula por alunos com necessidades complexas de comunicação.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000300695Revista CEFAC v.18 n.3 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201618313615info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,VivianeBorges,LauraNascimento,Martha de CássiaAlmeida,Maria Améliapor2016-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000300695Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-07-11T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil
title O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil
spellingShingle O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil
Rodrigues,Viviane
Educação Especial
Paralisia Cerebral
Literatura Infantojuvenil
title_short O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil
title_full O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil
title_fullStr O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil
title_full_unstemmed O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil
title_sort O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil
author Rodrigues,Viviane
author_facet Rodrigues,Viviane
Borges,Laura
Nascimento,Martha de Cássia
Almeida,Maria Amélia
author_role author
author2 Borges,Laura
Nascimento,Martha de Cássia
Almeida,Maria Amélia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Viviane
Borges,Laura
Nascimento,Martha de Cássia
Almeida,Maria Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Paralisia Cerebral
Literatura Infantojuvenil
topic Educação Especial
Paralisia Cerebral
Literatura Infantojuvenil
description RESUMO: Objetivo: analisar o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa como recurso de interpretação de livros de literatura infantil por uma criança com paralisia cerebral e necessidades complexas de comunicação. Métodos: para isso, realizou-se um estudo por meio do delineamento de sujeito único com um participante de sete anos com diagnóstico de paralisia cerebral e com necessidades complexas de comunicação. A variável dependente constituiu-se nas habilidades de comunicação e interpretação e a variável independente constituiu-se nas atividades de interpretação de histórias infantis, utilizando livros e figuras adaptadas por meio da Comunicação Suplementar e Alternativa. As atividades realizadas foram conduzidas em três etapas, sendo: Linha de Base, Intervenção e Manutenção. As sessões foram filmadas e anotadas em folhas de registro, e, posteriormente, os dados obtidos foram analisados quantitativamente. Resultados: os resultados obtidos permitiram identificar notável avanço no número de êxitos alcançados pelo participante durante as sessões realizadas, respondendo de forma autônoma, independente e assertiva às indagações, por meio das figuras e algumas verbalizações. Conclusão: foi possível constatar a eficácia da Comunicação Suplementar e Alternativa como recurso pedagógico e de apoio nas atividades de compreensão e interpretação de histórias na sala de aula por alunos com necessidades complexas de comunicação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000300695
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000300695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201618313615
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.18 n.3 2016
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580909883392