Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles,Lídia Cristina da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes,Nayara Freitas, Romero,Carla Dellela, Abramides,Dagma Venturini Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200343
Resumo: OBJETIVO:comparar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Jornalismo e de Fonoaudiologia.MÉTODOS:participaram desta pesquisa 189 estudantes, sendo 89 do curso de Jornalismo (63 mulheres e 26 homens), com idades variando entre de 18 e 28 anos, e 100 de curso de Fonoaudiologia (96 mulheres e 4 homens) com idades entre 18 a 31 anos. Todos os participantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais.RESULTADOS:os estudantes de Fonoaudiologia demonstraram o repertório de habilidades sociais classificado como "Bom acima da média" para habilidades sociais de comunicação (F1), de civilidade (F2), empáticas (F4) e de trabalho (F5) e classificado como "Bastante elaborado" para as habilidades sociais assertivas de enfrentamento (F3) e escore global. Os estudantes de Jornalismo apresentaram a classificação "Bom abaixo da média" para habilidades sociais de civilidade (F2) e "Bom acima da média" para as habilidades sociais de comunicação (F1), assertivas de enfrentamento (F3), empáticas (F4), de trabalho (F5) e escore global. As análises estatísticas demonstraram diferença estatisticamente significante (p=0,001) entre os alunos dos cursos de Fonoaudiologia e Jornalismo no escore global e para as habilidades sociais de civilidade (F2) e de trabalho (F5), com melhores resultados dos estudantes Fonoaudiologia.CONCLUSÃO:os estudantes de Fonoaudiologia apresentaram melhor desempenho nas habilidades sociais representado pelo escore global e de modo específico nas habilidades sociais de civilidade e de trabalho.
id CEFAC-1_b92857bc8566df58907b7d7e0a5131b8
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000200343
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologiaComunicação SocialJornalismoEstudantesFonoaudiologiaOBJETIVO:comparar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Jornalismo e de Fonoaudiologia.MÉTODOS:participaram desta pesquisa 189 estudantes, sendo 89 do curso de Jornalismo (63 mulheres e 26 homens), com idades variando entre de 18 e 28 anos, e 100 de curso de Fonoaudiologia (96 mulheres e 4 homens) com idades entre 18 a 31 anos. Todos os participantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais.RESULTADOS:os estudantes de Fonoaudiologia demonstraram o repertório de habilidades sociais classificado como "Bom acima da média" para habilidades sociais de comunicação (F1), de civilidade (F2), empáticas (F4) e de trabalho (F5) e classificado como "Bastante elaborado" para as habilidades sociais assertivas de enfrentamento (F3) e escore global. Os estudantes de Jornalismo apresentaram a classificação "Bom abaixo da média" para habilidades sociais de civilidade (F2) e "Bom acima da média" para as habilidades sociais de comunicação (F1), assertivas de enfrentamento (F3), empáticas (F4), de trabalho (F5) e escore global. As análises estatísticas demonstraram diferença estatisticamente significante (p=0,001) entre os alunos dos cursos de Fonoaudiologia e Jornalismo no escore global e para as habilidades sociais de civilidade (F2) e de trabalho (F5), com melhores resultados dos estudantes Fonoaudiologia.CONCLUSÃO:os estudantes de Fonoaudiologia apresentaram melhor desempenho nas habilidades sociais representado pelo escore global e de modo específico nas habilidades sociais de civilidade e de trabalho.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200343Revista CEFAC v.17 n.2 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201515713info:eu-repo/semantics/openAccessTeles,Lídia Cristina da SilvaFernandes,Nayara FreitasRomero,Carla DellelaAbramides,Dagma Venturini Marquespor2015-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000200343Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-09-15T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia
title Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia
spellingShingle Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia
Teles,Lídia Cristina da Silva
Comunicação Social
Jornalismo
Estudantes
Fonoaudiologia
title_short Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia
title_full Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia
title_fullStr Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia
title_full_unstemmed Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia
title_sort Análise comparativa entre as habilidades sociais dos estudantes de jornalismo e de fonoaudiologia
author Teles,Lídia Cristina da Silva
author_facet Teles,Lídia Cristina da Silva
Fernandes,Nayara Freitas
Romero,Carla Dellela
Abramides,Dagma Venturini Marques
author_role author
author2 Fernandes,Nayara Freitas
Romero,Carla Dellela
Abramides,Dagma Venturini Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles,Lídia Cristina da Silva
Fernandes,Nayara Freitas
Romero,Carla Dellela
Abramides,Dagma Venturini Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Social
Jornalismo
Estudantes
Fonoaudiologia
topic Comunicação Social
Jornalismo
Estudantes
Fonoaudiologia
description OBJETIVO:comparar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Jornalismo e de Fonoaudiologia.MÉTODOS:participaram desta pesquisa 189 estudantes, sendo 89 do curso de Jornalismo (63 mulheres e 26 homens), com idades variando entre de 18 e 28 anos, e 100 de curso de Fonoaudiologia (96 mulheres e 4 homens) com idades entre 18 a 31 anos. Todos os participantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais.RESULTADOS:os estudantes de Fonoaudiologia demonstraram o repertório de habilidades sociais classificado como "Bom acima da média" para habilidades sociais de comunicação (F1), de civilidade (F2), empáticas (F4) e de trabalho (F5) e classificado como "Bastante elaborado" para as habilidades sociais assertivas de enfrentamento (F3) e escore global. Os estudantes de Jornalismo apresentaram a classificação "Bom abaixo da média" para habilidades sociais de civilidade (F2) e "Bom acima da média" para as habilidades sociais de comunicação (F1), assertivas de enfrentamento (F3), empáticas (F4), de trabalho (F5) e escore global. As análises estatísticas demonstraram diferença estatisticamente significante (p=0,001) entre os alunos dos cursos de Fonoaudiologia e Jornalismo no escore global e para as habilidades sociais de civilidade (F2) e de trabalho (F5), com melhores resultados dos estudantes Fonoaudiologia.CONCLUSÃO:os estudantes de Fonoaudiologia apresentaram melhor desempenho nas habilidades sociais representado pelo escore global e de modo específico nas habilidades sociais de civilidade e de trabalho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200343
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201515713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 n.2 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579693535232