Habilidades sociais em estudantes de jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles,Lídia Cristina da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes,Nayara Freitas, Abramides,Dagma Venturini Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100027
Resumo: OBJETIVO: caracterizar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Jornalismo. MÉTODOS: participaram 89 estudantes de Jornalismo da UNESP/Bauru, sendo 63 do sexo feminino e 26 do masculino, com idades variando entre 18 e 28 anos, os quais responderam ao Inventário de Habilidades Sociais IHS-Del-Prette (Del Prette & Del Prette, 2001). RESULTADOS: os dados indicaram que os estudantes do curso de jornalismo apresentaram repertório de habilidades sociais classificados "Bom acima da média" para as o escore global, as habilidades sociais de comunicação (F1), assertivas de enfrentamento (F3), empáticas (F4) e de trabalho (F5). O único fator que apresentou classificação como "Bom abaixo da média" foi as habilidades sociais de civilidade (F2), que corresponde a expressar afeto aos amigos, agradecer, apresentar-se, cumprimentar e despedir-se. Não houve diferença estatiscamente significante entre os cinco fatores estudados e os gêneros com relação aos resultados do escore global e os escores dos cinco fatores do IHS-Del-Prette. CONCLUSÃO: Estudantes de jornalismo apresentam habilidades sociais que lhe permitem interações sociais saudáveis, mas estas não se apresentaram no seu potencial máximo. As habilidades sociais que se revelaram com maior necessidade de desenvoltura foram as de "civilidade" e de "expressar sentimentos positivos e negativos".
id CEFAC-1_0b47b81bfa829b6f0797a85bda2e42f3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000100027
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Habilidades sociais em estudantes de jornalismoFonoaudiologiaAvaliaçãoEstudantesJornalismo OBJETIVO: caracterizar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Jornalismo. MÉTODOS: participaram 89 estudantes de Jornalismo da UNESP/Bauru, sendo 63 do sexo feminino e 26 do masculino, com idades variando entre 18 e 28 anos, os quais responderam ao Inventário de Habilidades Sociais IHS-Del-Prette (Del Prette & Del Prette, 2001). RESULTADOS: os dados indicaram que os estudantes do curso de jornalismo apresentaram repertório de habilidades sociais classificados "Bom acima da média" para as o escore global, as habilidades sociais de comunicação (F1), assertivas de enfrentamento (F3), empáticas (F4) e de trabalho (F5). O único fator que apresentou classificação como "Bom abaixo da média" foi as habilidades sociais de civilidade (F2), que corresponde a expressar afeto aos amigos, agradecer, apresentar-se, cumprimentar e despedir-se. Não houve diferença estatiscamente significante entre os cinco fatores estudados e os gêneros com relação aos resultados do escore global e os escores dos cinco fatores do IHS-Del-Prette. CONCLUSÃO: Estudantes de jornalismo apresentam habilidades sociais que lhe permitem interações sociais saudáveis, mas estas não se apresentaram no seu potencial máximo. As habilidades sociais que se revelaram com maior necessidade de desenvoltura foram as de "civilidade" e de "expressar sentimentos positivos e negativos". ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100027Revista CEFAC v.17 n.1 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201520713info:eu-repo/semantics/openAccessTeles,Lídia Cristina da SilvaFernandes,Nayara FreitasAbramides,Dagma Venturini Marquespor2015-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000100027Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-03-03T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais em estudantes de jornalismo
title Habilidades sociais em estudantes de jornalismo
spellingShingle Habilidades sociais em estudantes de jornalismo
Teles,Lídia Cristina da Silva
Fonoaudiologia
Avaliação
Estudantes
Jornalismo
title_short Habilidades sociais em estudantes de jornalismo
title_full Habilidades sociais em estudantes de jornalismo
title_fullStr Habilidades sociais em estudantes de jornalismo
title_full_unstemmed Habilidades sociais em estudantes de jornalismo
title_sort Habilidades sociais em estudantes de jornalismo
author Teles,Lídia Cristina da Silva
author_facet Teles,Lídia Cristina da Silva
Fernandes,Nayara Freitas
Abramides,Dagma Venturini Marques
author_role author
author2 Fernandes,Nayara Freitas
Abramides,Dagma Venturini Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles,Lídia Cristina da Silva
Fernandes,Nayara Freitas
Abramides,Dagma Venturini Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Avaliação
Estudantes
Jornalismo
topic Fonoaudiologia
Avaliação
Estudantes
Jornalismo
description OBJETIVO: caracterizar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Jornalismo. MÉTODOS: participaram 89 estudantes de Jornalismo da UNESP/Bauru, sendo 63 do sexo feminino e 26 do masculino, com idades variando entre 18 e 28 anos, os quais responderam ao Inventário de Habilidades Sociais IHS-Del-Prette (Del Prette & Del Prette, 2001). RESULTADOS: os dados indicaram que os estudantes do curso de jornalismo apresentaram repertório de habilidades sociais classificados "Bom acima da média" para as o escore global, as habilidades sociais de comunicação (F1), assertivas de enfrentamento (F3), empáticas (F4) e de trabalho (F5). O único fator que apresentou classificação como "Bom abaixo da média" foi as habilidades sociais de civilidade (F2), que corresponde a expressar afeto aos amigos, agradecer, apresentar-se, cumprimentar e despedir-se. Não houve diferença estatiscamente significante entre os cinco fatores estudados e os gêneros com relação aos resultados do escore global e os escores dos cinco fatores do IHS-Del-Prette. CONCLUSÃO: Estudantes de jornalismo apresentam habilidades sociais que lhe permitem interações sociais saudáveis, mas estas não se apresentaram no seu potencial máximo. As habilidades sociais que se revelaram com maior necessidade de desenvoltura foram as de "civilidade" e de "expressar sentimentos positivos e negativos".
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201520713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 n.1 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579636912128