O ensino da língua portuguesa para estrangeiros no município de Blumenau - SC e a sua interface com a fonoaudiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terçariol,Denise
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Grüdtner,Andrea Cristina Rizzotto, Greuel,Izabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000801965
Resumo: RESUMO: Objetivo: conhecer como se desenvolve o ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros no município de Blumenau - SC. Métodos: a abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, e o instrumento para a coleta de dados foi entrevista semiestruturada com sete professores em Blumenau - SC. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: não há uma preocupação em relação à duração da aula para alunos hispano falantes. O nível de fluência está associado ao nível de conhecimento prévio da língua. Os professores buscam submeter seus alunos ao contexto de imersão do uso do português. Apesar de utilizarem estratégias para minimizarem as dificuldades no ensino de expressões idiomáticas, pronúncia, entonação, acentuação, escrita e conjugação de verbos, elas ainda não foram solucionadas. Conclusão: considerou-se que o fonoaudiólogo pode contribuir com a atuação dos professores de português, na modalidade de língua estrangeira, com orientações que envolvem habilidades auditivas e pronúncia, entre outras questões mais específicas de comunicação, pertinentes à Fonoaudiologia, em especial à Fonoaudiologia Educacional, bem como na elaboração de novos materiais didáticos.
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