Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000100004 |
Resumo: | OBJETIVO: investigar e analisar se professores/oradores possuem conhecimento sobre a importância da comunicação e da expressividade em seu ambiente de trabalho e sua relação com a Fonoaudiologia. De modo específico, objetivou-se ainda articular esse conhecimento com a opinião de alunos acerca da performance comunicativa e expressiva destes professores/oradores, em atividade de palestra. MÉTODO: foi realizada uma pesquisa com professores/oradores em um Congresso de Iniciação Científica promovido pela Faculdade Redentor por meio da aplicação de questionários simples, contendo perguntas relacionadas à comunicação e à expressividade. Participaram do estudo seis professores/oradores e 30 alunos/ouvintes. RESULTADOS: obtiveram-se dados que demonstraram que o conhecimento dos professores/oradores, referentes à comunicação e expressividade estava um pouco aquém do esperado. Porém, houve aprovação por parte dos alunos/ouvintes em relação à produção e apresentação das palestras. CONCLUSÃO: conclui-se que professores/oradores precisam se integrar mais de questões a respeito da comunicação e à expressividade, durante as palestras, com o intuito de ampliar seus conhecimentos para essa prática. Ao responder o questionário, os professores/oradores se mostraram dispostos em melhorar naquilo que eles descobriram serem falhos. Foi por meio desta pesquisa que, a maioria deles percebeu então, que a Fonoaudiologia é a Ciência capaz de auxiliá-los, apresentando técnicas e métodos facilitadores para aperfeiçoar suas apresentações. |
id |
CEFAC-1_edaa022ec2c1e08523bddac13011c025 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462013000100004 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performanceComunicaçãoFonoaudiologiaDocentesConhecimentoOBJETIVO: investigar e analisar se professores/oradores possuem conhecimento sobre a importância da comunicação e da expressividade em seu ambiente de trabalho e sua relação com a Fonoaudiologia. De modo específico, objetivou-se ainda articular esse conhecimento com a opinião de alunos acerca da performance comunicativa e expressiva destes professores/oradores, em atividade de palestra. MÉTODO: foi realizada uma pesquisa com professores/oradores em um Congresso de Iniciação Científica promovido pela Faculdade Redentor por meio da aplicação de questionários simples, contendo perguntas relacionadas à comunicação e à expressividade. Participaram do estudo seis professores/oradores e 30 alunos/ouvintes. RESULTADOS: obtiveram-se dados que demonstraram que o conhecimento dos professores/oradores, referentes à comunicação e expressividade estava um pouco aquém do esperado. Porém, houve aprovação por parte dos alunos/ouvintes em relação à produção e apresentação das palestras. CONCLUSÃO: conclui-se que professores/oradores precisam se integrar mais de questões a respeito da comunicação e à expressividade, durante as palestras, com o intuito de ampliar seus conhecimentos para essa prática. Ao responder o questionário, os professores/oradores se mostraram dispostos em melhorar naquilo que eles descobriram serem falhos. Foi por meio desta pesquisa que, a maioria deles percebeu então, que a Fonoaudiologia é a Ciência capaz de auxiliá-los, apresentando técnicas e métodos facilitadores para aperfeiçoar suas apresentações.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000100004Revista CEFAC v.15 n.1 2013reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462012005000004info:eu-repo/semantics/openAccessRezende Netto,Brunellapor2015-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462013000100004Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-06-24T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance |
title |
Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance |
spellingShingle |
Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance Rezende Netto,Brunella Comunicação Fonoaudiologia Docentes Conhecimento |
title_short |
Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance |
title_full |
Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance |
title_fullStr |
Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance |
title_sort |
Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance |
author |
Rezende Netto,Brunella |
author_facet |
Rezende Netto,Brunella |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende Netto,Brunella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Fonoaudiologia Docentes Conhecimento |
topic |
Comunicação Fonoaudiologia Docentes Conhecimento |
description |
OBJETIVO: investigar e analisar se professores/oradores possuem conhecimento sobre a importância da comunicação e da expressividade em seu ambiente de trabalho e sua relação com a Fonoaudiologia. De modo específico, objetivou-se ainda articular esse conhecimento com a opinião de alunos acerca da performance comunicativa e expressiva destes professores/oradores, em atividade de palestra. MÉTODO: foi realizada uma pesquisa com professores/oradores em um Congresso de Iniciação Científica promovido pela Faculdade Redentor por meio da aplicação de questionários simples, contendo perguntas relacionadas à comunicação e à expressividade. Participaram do estudo seis professores/oradores e 30 alunos/ouvintes. RESULTADOS: obtiveram-se dados que demonstraram que o conhecimento dos professores/oradores, referentes à comunicação e expressividade estava um pouco aquém do esperado. Porém, houve aprovação por parte dos alunos/ouvintes em relação à produção e apresentação das palestras. CONCLUSÃO: conclui-se que professores/oradores precisam se integrar mais de questões a respeito da comunicação e à expressividade, durante as palestras, com o intuito de ampliar seus conhecimentos para essa prática. Ao responder o questionário, os professores/oradores se mostraram dispostos em melhorar naquilo que eles descobriram serem falhos. Foi por meio desta pesquisa que, a maioria deles percebeu então, que a Fonoaudiologia é a Ciência capaz de auxiliá-los, apresentando técnicas e métodos facilitadores para aperfeiçoar suas apresentações. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462012005000004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.15 n.1 2013 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122577920393216 |