Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lustosa,Sandra Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guarinello,Ana Cristina, Berberian,Ana Paula, Massi,Gisele Aparecida de Athayde, Silva,Daniel Vieira da
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000401008
Resumo: RESUMO O presente estudo visa caracterizar e analisar a qualidade das práticas e o nível de letramento, bem como as possibilidades de leitura e compreensão de textos, presentes no cotidiano acadêmico e extra-acadêmico de estudantes ingressantes e concluintes de uma universidade brasileira. A amostra foi constituída por 392 participantes: 218 ingressantes e 174 concluintes provenientes de cursos de Bacharelado e de Licenciatura de uma universidade brasileira. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com questões abertas e objetivas, no qual continham perguntas referentes a informações pessoais e da vida escolar de cada estudante; dados sobre as práticas de leitura e escrita no cotidiano dos universitários e um teste prático de leitura, elaborado e adaptado a partir do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Para a análise, adotou-se a abordagem quali-quantitativa. Foi possível observar que, embora os textos apresentados pertencessem a gêneros primários, os estudantes apresentaram respostas incorretas e não condizentes ao nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Conclui-se que dos sujeitos avaliados, a maioria tanto de ingressantes quanto de concluintes apresenta o nível 2 de alfabetismo, o que demonstra que as defasagens com relação as práticas de letramento oriundas da educação básica ainda prevalecem na educação superior.
id CEFAC-1_fae984bbe8a4a85d41f0d41025a9d737
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462016000401008
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de casoLeituraEscritaLetramentoEducação SuperiorRESUMO O presente estudo visa caracterizar e analisar a qualidade das práticas e o nível de letramento, bem como as possibilidades de leitura e compreensão de textos, presentes no cotidiano acadêmico e extra-acadêmico de estudantes ingressantes e concluintes de uma universidade brasileira. A amostra foi constituída por 392 participantes: 218 ingressantes e 174 concluintes provenientes de cursos de Bacharelado e de Licenciatura de uma universidade brasileira. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com questões abertas e objetivas, no qual continham perguntas referentes a informações pessoais e da vida escolar de cada estudante; dados sobre as práticas de leitura e escrita no cotidiano dos universitários e um teste prático de leitura, elaborado e adaptado a partir do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Para a análise, adotou-se a abordagem quali-quantitativa. Foi possível observar que, embora os textos apresentados pertencessem a gêneros primários, os estudantes apresentaram respostas incorretas e não condizentes ao nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Conclui-se que dos sujeitos avaliados, a maioria tanto de ingressantes quanto de concluintes apresenta o nível 2 de alfabetismo, o que demonstra que as defasagens com relação as práticas de letramento oriundas da educação básica ainda prevalecem na educação superior.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-08-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000401008Revista CEFAC v.18 n.4 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620161843716info:eu-repo/semantics/openAccessLustosa,Sandra SilvaGuarinello,Ana CristinaBerberian,Ana PaulaMassi,Gisele Aparecida de AthaydeSilva,Daniel Vieira dapor2016-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000401008Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-09-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso
title Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso
spellingShingle Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso
Lustosa,Sandra Silva
Leitura
Escrita
Letramento
Educação Superior
title_short Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso
title_full Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso
title_fullStr Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso
title_full_unstemmed Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso
title_sort Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso
author Lustosa,Sandra Silva
author_facet Lustosa,Sandra Silva
Guarinello,Ana Cristina
Berberian,Ana Paula
Massi,Gisele Aparecida de Athayde
Silva,Daniel Vieira da
author_role author
author2 Guarinello,Ana Cristina
Berberian,Ana Paula
Massi,Gisele Aparecida de Athayde
Silva,Daniel Vieira da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lustosa,Sandra Silva
Guarinello,Ana Cristina
Berberian,Ana Paula
Massi,Gisele Aparecida de Athayde
Silva,Daniel Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Letramento
Educação Superior
topic Leitura
Escrita
Letramento
Educação Superior
description RESUMO O presente estudo visa caracterizar e analisar a qualidade das práticas e o nível de letramento, bem como as possibilidades de leitura e compreensão de textos, presentes no cotidiano acadêmico e extra-acadêmico de estudantes ingressantes e concluintes de uma universidade brasileira. A amostra foi constituída por 392 participantes: 218 ingressantes e 174 concluintes provenientes de cursos de Bacharelado e de Licenciatura de uma universidade brasileira. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com questões abertas e objetivas, no qual continham perguntas referentes a informações pessoais e da vida escolar de cada estudante; dados sobre as práticas de leitura e escrita no cotidiano dos universitários e um teste prático de leitura, elaborado e adaptado a partir do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Para a análise, adotou-se a abordagem quali-quantitativa. Foi possível observar que, embora os textos apresentados pertencessem a gêneros primários, os estudantes apresentaram respostas incorretas e não condizentes ao nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Conclui-se que dos sujeitos avaliados, a maioria tanto de ingressantes quanto de concluintes apresenta o nível 2 de alfabetismo, o que demonstra que as defasagens com relação as práticas de letramento oriundas da educação básica ainda prevalecem na educação superior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000401008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000401008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-021620161843716
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.18 n.4 2016
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580963360768