Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000401008 |
Resumo: | RESUMO O presente estudo visa caracterizar e analisar a qualidade das práticas e o nível de letramento, bem como as possibilidades de leitura e compreensão de textos, presentes no cotidiano acadêmico e extra-acadêmico de estudantes ingressantes e concluintes de uma universidade brasileira. A amostra foi constituída por 392 participantes: 218 ingressantes e 174 concluintes provenientes de cursos de Bacharelado e de Licenciatura de uma universidade brasileira. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com questões abertas e objetivas, no qual continham perguntas referentes a informações pessoais e da vida escolar de cada estudante; dados sobre as práticas de leitura e escrita no cotidiano dos universitários e um teste prático de leitura, elaborado e adaptado a partir do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Para a análise, adotou-se a abordagem quali-quantitativa. Foi possível observar que, embora os textos apresentados pertencessem a gêneros primários, os estudantes apresentaram respostas incorretas e não condizentes ao nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Conclui-se que dos sujeitos avaliados, a maioria tanto de ingressantes quanto de concluintes apresenta o nível 2 de alfabetismo, o que demonstra que as defasagens com relação as práticas de letramento oriundas da educação básica ainda prevalecem na educação superior. |
id |
CEFAC-1_fae984bbe8a4a85d41f0d41025a9d737 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462016000401008 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de casoLeituraEscritaLetramentoEducação SuperiorRESUMO O presente estudo visa caracterizar e analisar a qualidade das práticas e o nível de letramento, bem como as possibilidades de leitura e compreensão de textos, presentes no cotidiano acadêmico e extra-acadêmico de estudantes ingressantes e concluintes de uma universidade brasileira. A amostra foi constituída por 392 participantes: 218 ingressantes e 174 concluintes provenientes de cursos de Bacharelado e de Licenciatura de uma universidade brasileira. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com questões abertas e objetivas, no qual continham perguntas referentes a informações pessoais e da vida escolar de cada estudante; dados sobre as práticas de leitura e escrita no cotidiano dos universitários e um teste prático de leitura, elaborado e adaptado a partir do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Para a análise, adotou-se a abordagem quali-quantitativa. Foi possível observar que, embora os textos apresentados pertencessem a gêneros primários, os estudantes apresentaram respostas incorretas e não condizentes ao nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Conclui-se que dos sujeitos avaliados, a maioria tanto de ingressantes quanto de concluintes apresenta o nível 2 de alfabetismo, o que demonstra que as defasagens com relação as práticas de letramento oriundas da educação básica ainda prevalecem na educação superior.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-08-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000401008Revista CEFAC v.18 n.4 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620161843716info:eu-repo/semantics/openAccessLustosa,Sandra SilvaGuarinello,Ana CristinaBerberian,Ana PaulaMassi,Gisele Aparecida de AthaydeSilva,Daniel Vieira dapor2016-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000401008Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-09-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso |
title |
Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso |
spellingShingle |
Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso Lustosa,Sandra Silva Leitura Escrita Letramento Educação Superior |
title_short |
Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso |
title_full |
Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso |
title_fullStr |
Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso |
title_sort |
Analise das práticas de letramento de ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior: estudo de caso |
author |
Lustosa,Sandra Silva |
author_facet |
Lustosa,Sandra Silva Guarinello,Ana Cristina Berberian,Ana Paula Massi,Gisele Aparecida de Athayde Silva,Daniel Vieira da |
author_role |
author |
author2 |
Guarinello,Ana Cristina Berberian,Ana Paula Massi,Gisele Aparecida de Athayde Silva,Daniel Vieira da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lustosa,Sandra Silva Guarinello,Ana Cristina Berberian,Ana Paula Massi,Gisele Aparecida de Athayde Silva,Daniel Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Letramento Educação Superior |
topic |
Leitura Escrita Letramento Educação Superior |
description |
RESUMO O presente estudo visa caracterizar e analisar a qualidade das práticas e o nível de letramento, bem como as possibilidades de leitura e compreensão de textos, presentes no cotidiano acadêmico e extra-acadêmico de estudantes ingressantes e concluintes de uma universidade brasileira. A amostra foi constituída por 392 participantes: 218 ingressantes e 174 concluintes provenientes de cursos de Bacharelado e de Licenciatura de uma universidade brasileira. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com questões abertas e objetivas, no qual continham perguntas referentes a informações pessoais e da vida escolar de cada estudante; dados sobre as práticas de leitura e escrita no cotidiano dos universitários e um teste prático de leitura, elaborado e adaptado a partir do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Para a análise, adotou-se a abordagem quali-quantitativa. Foi possível observar que, embora os textos apresentados pertencessem a gêneros primários, os estudantes apresentaram respostas incorretas e não condizentes ao nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Conclui-se que dos sujeitos avaliados, a maioria tanto de ingressantes quanto de concluintes apresenta o nível 2 de alfabetismo, o que demonstra que as defasagens com relação as práticas de letramento oriundas da educação básica ainda prevalecem na educação superior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000401008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000401008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-021620161843716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.18 n.4 2016 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122580963360768 |