Desenhos e depoimentos: recursos para investigação da percepção e do conhecimento vocal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000300012 |
Resumo: | OBJETIVO: caracterizar, em desenhos e depoimentos sobre a voz, os aspectos de percepção e de conhecimento vocal em participantes de grupos de vivências de voz. MÉTODOS: análise documental de relatórios finais de quatro grupos de Vivência de Voz realizados nas disciplinas Estágio em Fonoaudiologia Comunitária I e II de um Curso de Fonoaudiologia para análise de conteúdo dos desenhos e depoimentos escritos de 53 sujeitos. RESULTADOS: as categorias identificadas pela análise dos desenhos e dos depoimentos foram: imagem vocal ou valoração atribuída à voz com freqüência da imagem/valoração positiva nos desenhos e negativa nos depoimentos. Quanto aos atributos vocais, houve freqüência do atributo auditivo-proprioceptivo, com menor ocorrência dos atributos sócio-cultural, psico-emocional e profissional. Os parâmetros vocais com maior ocorrência foram os de loudness, pitch, articulação e qualidade vocal. CONCLUSÃO: desenhos e depoimentos escritos sobre a voz se mostram como recursos que podem possibilitar a expressão da percepção e conhecimento dos sujeitos acerca da sua voz e necessitam ser melhor explorados nas ações educativas fonoaudiológicas que prezam pela troca de saberes, diálogo e participação ativa dos sujeitos, coerentes com a perspectiva da promoção da saúde. |
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Desenhos e depoimentos: recursos para investigação da percepção e do conhecimento vocalVozPromoção da SaúdeEducação em SaúdeOBJETIVO: caracterizar, em desenhos e depoimentos sobre a voz, os aspectos de percepção e de conhecimento vocal em participantes de grupos de vivências de voz. MÉTODOS: análise documental de relatórios finais de quatro grupos de Vivência de Voz realizados nas disciplinas Estágio em Fonoaudiologia Comunitária I e II de um Curso de Fonoaudiologia para análise de conteúdo dos desenhos e depoimentos escritos de 53 sujeitos. RESULTADOS: as categorias identificadas pela análise dos desenhos e dos depoimentos foram: imagem vocal ou valoração atribuída à voz com freqüência da imagem/valoração positiva nos desenhos e negativa nos depoimentos. Quanto aos atributos vocais, houve freqüência do atributo auditivo-proprioceptivo, com menor ocorrência dos atributos sócio-cultural, psico-emocional e profissional. Os parâmetros vocais com maior ocorrência foram os de loudness, pitch, articulação e qualidade vocal. CONCLUSÃO: desenhos e depoimentos escritos sobre a voz se mostram como recursos que podem possibilitar a expressão da percepção e conhecimento dos sujeitos acerca da sua voz e necessitam ser melhor explorados nas ações educativas fonoaudiológicas que prezam pela troca de saberes, diálogo e participação ativa dos sujeitos, coerentes com a perspectiva da promoção da saúde.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000300012Revista CEFAC v.9 n.3 2007reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462007000300012info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Priscila Fabiana AgostinhoPenteado,Regina Zanellapor2007-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462007000300012Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2007-11-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
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