Uso de jogos matemáticos como proposta pedagógica num contexto de formação intercultural para professores indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Conti, Keli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Katherine Duarte Pinto, Nayara, Alves Martins, Danielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/394
Resumo: ResumoO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever a utilização do jogo Trinca-Espinhas e a criação do jogo Cabo de Guerra Numérico. Essas atividades foram desenvolvidas em um curso de formação de professores indígenas de uma universidade federal e fizeram parte de um projeto de pesquisa intitulado Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática. As descrições dos jogos foram realizadas a partir de alguns momentos que analisamos serem produtivos durante as aulas na universidade e no território indígena. Nesse sentido, consideramos que essas atividades oportunizaram momentos de aprendizagem a partir de uma abordagem criativa, lúdica e divertida. Além disso, acreditamos que as reflexões produzidas aqui poderão contribuir para a formação de professores e futuros professores de matemática.Palavras-chaveEducação matemática. Jogos. Uso do computador. Formação inicial de professores. Educação indígena. Using Mathematical Games as a Pedagogical Proposal in a Context of Intercultural Education for Indigenous Teachers AbstractsThe goal of the present paper is to describe the use of the TrincaEspinhas game, as well as the creation of the ‘Numerical Tug of War’. These activities were developed in a training course for indigenous teachers at a federal university and were part of a research project titled Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática [Contributions of the Mathematics Teaching Laboratory to Initial Education for Teachers who Teach Mathematics]. Our description of the games focused on points that we considered productive during the classes at the university and in an indigenous territory. Therefore, we consider that these activities provided participants with learning opportunities through a creative, playful and fun approach. In addition, we believe that the reflections presented here may contribute to the education of teachers and future mathematics teachers of mathematics.KeywordsMathematics education. Games. Computer use. Initial teacher education. Indigenous education. Uso de juegos matemáticos como propuesta pedagógica en un contexto de formación intercultural para profesores indígenas ResumenEl presente trabajo se desarrolló con el objetivo de describir la utilización del juego «Trinca-Espinhas» y la creación del juego «Cabo de Guerra Numérico». Estas actividades se desarrollaron en un curso de formación de profesores indígenas de una universidad federal de Brasil y fueron parte de un proyecto de investigación titulado Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática [Contribuciones del Laboratorio de Enseñanza de Matemáticas para la formación inicial del profesor que enseña matemáticas]. Las descripciones de los juegos se realizaron a partir de algunos momentos que, según nuestro análisis, fueron productivos durante las clases en la universidad y en el territorio indígena. En este sentido, consideramos que tales actividades propiciaron momentos de aprendizaje a partir de un enfoque creativo, lúdico y divertido. Además, creemos que las reflexiones aquí realizadas podrán contribuir a la formación de profesores y futuros profesores de matemáticas.Palabras claveEducación matemática. Juegos. Uso de la computadora. Formación inicial de profesores. Educación indígena.
id CENPEC-1_03a042af24021c7439a014df0ce23411
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/394
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Uso de jogos matemáticos como proposta pedagógica num contexto de formação intercultural para professores indígenasEducação; Ciências Sociais; CulturaResumoO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever a utilização do jogo Trinca-Espinhas e a criação do jogo Cabo de Guerra Numérico. Essas atividades foram desenvolvidas em um curso de formação de professores indígenas de uma universidade federal e fizeram parte de um projeto de pesquisa intitulado Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática. As descrições dos jogos foram realizadas a partir de alguns momentos que analisamos serem produtivos durante as aulas na universidade e no território indígena. Nesse sentido, consideramos que essas atividades oportunizaram momentos de aprendizagem a partir de uma abordagem criativa, lúdica e divertida. Além disso, acreditamos que as reflexões produzidas aqui poderão contribuir para a formação de professores e futuros professores de matemática.Palavras-chaveEducação matemática. Jogos. Uso do computador. Formação inicial de professores. Educação indígena. Using Mathematical Games as a Pedagogical Proposal in a Context of Intercultural Education for Indigenous Teachers AbstractsThe goal of the present paper is to describe the use of the TrincaEspinhas game, as well as the creation of the ‘Numerical Tug of War’. These activities were developed in a training course for indigenous teachers at a federal university and were part of a research project titled Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática [Contributions of the Mathematics Teaching Laboratory to Initial Education for Teachers who Teach Mathematics]. Our description of the games focused on points that we considered productive during the classes at the university and in an indigenous territory. Therefore, we consider that these activities provided participants with learning opportunities through a creative, playful and fun approach. In addition, we believe that the reflections presented here may contribute to the education of teachers and future mathematics teachers of mathematics.KeywordsMathematics education. Games. Computer use. Initial teacher education. Indigenous education. Uso de juegos matemáticos como propuesta pedagógica en un contexto de formación intercultural para profesores indígenas ResumenEl presente trabajo se desarrolló con el objetivo de describir la utilización del juego «Trinca-Espinhas» y la creación del juego «Cabo de Guerra Numérico». Estas actividades se desarrollaron en un curso de formación de profesores indígenas de una universidad federal de Brasil y fueron parte de un proyecto de investigación titulado Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática [Contribuciones del Laboratorio de Enseñanza de Matemáticas para la formación inicial del profesor que enseña matemáticas]. Las descripciones de los juegos se realizaron a partir de algunos momentos que, según nuestro análisis, fueron productivos durante las clases en la universidad y en el territorio indígena. En este sentido, consideramos que tales actividades propiciaron momentos de aprendizaje a partir de un enfoque creativo, lúdico y divertido. Además, creemos que las reflexiones aquí realizadas podrán contribuir a la formación de profesores y futuros profesores de matemáticas.Palabras claveEducación matemática. Juegos. Uso de la computadora. Formación inicial de profesores. Educación indígena.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaCristina Conti, KeliKatherine Duarte Pinto, NayaraAlves Martins, Danielle2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/39410.18676/cadernoscenpec.v8i1.394Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemáticaCadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v8i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/394/393Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T17:50:07Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/394Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-08-16T17:50:07Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de jogos matemáticos como proposta pedagógica num contexto de formação intercultural para professores indígenas
title Uso de jogos matemáticos como proposta pedagógica num contexto de formação intercultural para professores indígenas
spellingShingle Uso de jogos matemáticos como proposta pedagógica num contexto de formação intercultural para professores indígenas
Cristina Conti, Keli
Educação; Ciências Sociais; Cultura
title_short Uso de jogos matemáticos como proposta pedagógica num contexto de formação intercultural para professores indígenas
title_full Uso de jogos matemáticos como proposta pedagógica num contexto de formação intercultural para professores indígenas
title_fullStr Uso de jogos matemáticos como proposta pedagógica num contexto de formação intercultural para professores indígenas
title_full_unstemmed Uso de jogos matemáticos como proposta pedagógica num contexto de formação intercultural para professores indígenas
title_sort Uso de jogos matemáticos como proposta pedagógica num contexto de formação intercultural para professores indígenas
author Cristina Conti, Keli
author_facet Cristina Conti, Keli
Katherine Duarte Pinto, Nayara
Alves Martins, Danielle
author_role author
author2 Katherine Duarte Pinto, Nayara
Alves Martins, Danielle
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina Conti, Keli
Katherine Duarte Pinto, Nayara
Alves Martins, Danielle
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Sociais; Cultura
topic Educação; Ciências Sociais; Cultura
description ResumoO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever a utilização do jogo Trinca-Espinhas e a criação do jogo Cabo de Guerra Numérico. Essas atividades foram desenvolvidas em um curso de formação de professores indígenas de uma universidade federal e fizeram parte de um projeto de pesquisa intitulado Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática. As descrições dos jogos foram realizadas a partir de alguns momentos que analisamos serem produtivos durante as aulas na universidade e no território indígena. Nesse sentido, consideramos que essas atividades oportunizaram momentos de aprendizagem a partir de uma abordagem criativa, lúdica e divertida. Além disso, acreditamos que as reflexões produzidas aqui poderão contribuir para a formação de professores e futuros professores de matemática.Palavras-chaveEducação matemática. Jogos. Uso do computador. Formação inicial de professores. Educação indígena. Using Mathematical Games as a Pedagogical Proposal in a Context of Intercultural Education for Indigenous Teachers AbstractsThe goal of the present paper is to describe the use of the TrincaEspinhas game, as well as the creation of the ‘Numerical Tug of War’. These activities were developed in a training course for indigenous teachers at a federal university and were part of a research project titled Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática [Contributions of the Mathematics Teaching Laboratory to Initial Education for Teachers who Teach Mathematics]. Our description of the games focused on points that we considered productive during the classes at the university and in an indigenous territory. Therefore, we consider that these activities provided participants with learning opportunities through a creative, playful and fun approach. In addition, we believe that the reflections presented here may contribute to the education of teachers and future mathematics teachers of mathematics.KeywordsMathematics education. Games. Computer use. Initial teacher education. Indigenous education. Uso de juegos matemáticos como propuesta pedagógica en un contexto de formación intercultural para profesores indígenas ResumenEl presente trabajo se desarrolló con el objetivo de describir la utilización del juego «Trinca-Espinhas» y la creación del juego «Cabo de Guerra Numérico». Estas actividades se desarrollaron en un curso de formación de profesores indígenas de una universidad federal de Brasil y fueron parte de un proyecto de investigación titulado Contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial do professor que ensina matemática [Contribuciones del Laboratorio de Enseñanza de Matemáticas para la formación inicial del profesor que enseña matemáticas]. Las descripciones de los juegos se realizaron a partir de algunos momentos que, según nuestro análisis, fueron productivos durante las clases en la universidad y en el territorio indígena. En este sentido, consideramos que tales actividades propiciaron momentos de aprendizaje a partir de un enfoque creativo, lúdico y divertido. Además, creemos que las reflexiones aquí realizadas podrán contribuir a la formación de profesores y futuros profesores de matemáticas.Palabras claveEducación matemática. Juegos. Uso de la computadora. Formación inicial de profesores. Educación indígena.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/394
10.18676/cadernoscenpec.v8i1.394
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/394
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v8i1.394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/394/393
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática
Cadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v8i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072087724032