Uma experiência formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Ana Luíza Mendes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Maruxo Júnior, José Hamilton, Nudelman, Sônia Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/114
Resumo: O Projeto Criança existe há mais de uma década e é desenvolvido em 28 escolas das redes municipais de ensino de 15 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Resultado de uma parceria entre o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Cenpec, o Projeto alia o estudo da Língua Portuguesa a estratégias de teatro e é direcionado a 4 a. e 5a. séries do ensino fundamental. O relato descreve uma experiência de avaliação que envolveu tanto os agentes escolares quanto os agentes externos, garantindo a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto. A elaboração da prova e as orientações para a aplicação foram realizadas por meio de videoconferências, questionários e momentos presenciais de discussão com os professores, principais atores desse processo.O efeito mais significativo foi o fato de os professores terem começado a se preocupar com os resultados das avaliações oficiais, como o SAEB e a Prova Brasil, além de mostrarem-se muito mais preparados para interpreta-los à luz de suas práticas docentes e reconhecê-los como válidos.
id CENPEC-1_0768833b7b851114a944b981072ab87a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/114
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec
spelling Uma experiência formativaA formative experienceAvaliação participativa; Instrumentos de avaliação; Sistemas de avaliação; Língua PortuguesaParticipative assessment; Assessment instruments; Assessment systems; Portuguese languageO Projeto Criança existe há mais de uma década e é desenvolvido em 28 escolas das redes municipais de ensino de 15 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Resultado de uma parceria entre o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Cenpec, o Projeto alia o estudo da Língua Portuguesa a estratégias de teatro e é direcionado a 4 a. e 5a. séries do ensino fundamental. O relato descreve uma experiência de avaliação que envolveu tanto os agentes escolares quanto os agentes externos, garantindo a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto. A elaboração da prova e as orientações para a aplicação foram realizadas por meio de videoconferências, questionários e momentos presenciais de discussão com os professores, principais atores desse processo.O efeito mais significativo foi o fato de os professores terem começado a se preocupar com os resultados das avaliações oficiais, como o SAEB e a Prova Brasil, além de mostrarem-se muito mais preparados para interpreta-los à luz de suas práticas docentes e reconhecê-los como válidos.The Children Project (Projeto Criança), which has existed for over a decade, has been developed at 28 municipal public schools in 15 cities in the states of Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais and São Paulo. The result of a partnership between Instituto Algar de Responsabilidade Social and Cenpec, the Project, aimed at 4th and 5th graders, joins study of the Portuguese language with theater strategies. The report describes an assessment experience that involved both academic agents and external agents, ensuring the participation of all of the professionals involved in the Project. Creation of the test and guidelines to apply was done using video conferencing, questionnaires and face to face discussions with teachers, who are the main actors in this process.The most significant effect was the fact that the teachers began to become concerned with the result of official assessments, such as the SAEB and Prova Brasil. In addition, they proved to be more prepared to interpret these results from the perspective of faculty practices, recognizing the results as valid.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBorges, Ana Luíza MendesMaruxo Júnior, José HamiltonNudelman, Sônia Maria de Oliveira2007-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/11410.18676/cadernoscenpec.v2i3.114Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em EducaçãoCadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v2i3reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/114/146info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:34:28Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/114Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:06.908Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência formativa
A formative experience
title Uma experiência formativa
spellingShingle Uma experiência formativa
Borges, Ana Luíza Mendes
Avaliação participativa; Instrumentos de avaliação; Sistemas de avaliação; Língua Portuguesa
Participative assessment; Assessment instruments; Assessment systems; Portuguese language
title_short Uma experiência formativa
title_full Uma experiência formativa
title_fullStr Uma experiência formativa
title_full_unstemmed Uma experiência formativa
title_sort Uma experiência formativa
author Borges, Ana Luíza Mendes
author_facet Borges, Ana Luíza Mendes
Maruxo Júnior, José Hamilton
Nudelman, Sônia Maria de Oliveira
author_role author
author2 Maruxo Júnior, José Hamilton
Nudelman, Sônia Maria de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Ana Luíza Mendes
Maruxo Júnior, José Hamilton
Nudelman, Sônia Maria de Oliveira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação participativa; Instrumentos de avaliação; Sistemas de avaliação; Língua Portuguesa
Participative assessment; Assessment instruments; Assessment systems; Portuguese language
topic Avaliação participativa; Instrumentos de avaliação; Sistemas de avaliação; Língua Portuguesa
Participative assessment; Assessment instruments; Assessment systems; Portuguese language
dc.description.none.fl_txt_mv O Projeto Criança existe há mais de uma década e é desenvolvido em 28 escolas das redes municipais de ensino de 15 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Resultado de uma parceria entre o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Cenpec, o Projeto alia o estudo da Língua Portuguesa a estratégias de teatro e é direcionado a 4 a. e 5a. séries do ensino fundamental. O relato descreve uma experiência de avaliação que envolveu tanto os agentes escolares quanto os agentes externos, garantindo a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto. A elaboração da prova e as orientações para a aplicação foram realizadas por meio de videoconferências, questionários e momentos presenciais de discussão com os professores, principais atores desse processo.O efeito mais significativo foi o fato de os professores terem começado a se preocupar com os resultados das avaliações oficiais, como o SAEB e a Prova Brasil, além de mostrarem-se muito mais preparados para interpreta-los à luz de suas práticas docentes e reconhecê-los como válidos.
The Children Project (Projeto Criança), which has existed for over a decade, has been developed at 28 municipal public schools in 15 cities in the states of Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais and São Paulo. The result of a partnership between Instituto Algar de Responsabilidade Social and Cenpec, the Project, aimed at 4th and 5th graders, joins study of the Portuguese language with theater strategies. The report describes an assessment experience that involved both academic agents and external agents, ensuring the participation of all of the professionals involved in the Project. Creation of the test and guidelines to apply was done using video conferencing, questionnaires and face to face discussions with teachers, who are the main actors in this process.The most significant effect was the fact that the teachers began to become concerned with the result of official assessments, such as the SAEB and Prova Brasil. In addition, they proved to be more prepared to interpret these results from the perspective of faculty practices, recognizing the results as valid.
description O Projeto Criança existe há mais de uma década e é desenvolvido em 28 escolas das redes municipais de ensino de 15 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Resultado de uma parceria entre o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Cenpec, o Projeto alia o estudo da Língua Portuguesa a estratégias de teatro e é direcionado a 4 a. e 5a. séries do ensino fundamental. O relato descreve uma experiência de avaliação que envolveu tanto os agentes escolares quanto os agentes externos, garantindo a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto. A elaboração da prova e as orientações para a aplicação foram realizadas por meio de videoconferências, questionários e momentos presenciais de discussão com os professores, principais atores desse processo.O efeito mais significativo foi o fato de os professores terem começado a se preocupar com os resultados das avaliações oficiais, como o SAEB e a Prova Brasil, além de mostrarem-se muito mais preparados para interpreta-los à luz de suas práticas docentes e reconhecê-los como válidos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/114
10.18676/cadernoscenpec.v2i3.114
url http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/114
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v2i3.114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/114/146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação
Cadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v2i3
reponame:Cadernos Cenpec
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec
collection Cadernos Cenpec
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121122603335680