Uma experiência formativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec |
Texto Completo: | http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/114 |
Resumo: | O Projeto Criança existe há mais de uma década e é desenvolvido em 28 escolas das redes municipais de ensino de 15 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Resultado de uma parceria entre o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Cenpec, o Projeto alia o estudo da Língua Portuguesa a estratégias de teatro e é direcionado a 4 a. e 5a. séries do ensino fundamental. O relato descreve uma experiência de avaliação que envolveu tanto os agentes escolares quanto os agentes externos, garantindo a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto. A elaboração da prova e as orientações para a aplicação foram realizadas por meio de videoconferências, questionários e momentos presenciais de discussão com os professores, principais atores desse processo.O efeito mais significativo foi o fato de os professores terem começado a se preocupar com os resultados das avaliações oficiais, como o SAEB e a Prova Brasil, além de mostrarem-se muito mais preparados para interpreta-los à luz de suas práticas docentes e reconhecê-los como válidos. |
id |
CENPEC-1_0768833b7b851114a944b981072ab87a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/114 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec |
spelling |
Uma experiência formativaA formative experienceAvaliação participativa; Instrumentos de avaliação; Sistemas de avaliação; Língua PortuguesaParticipative assessment; Assessment instruments; Assessment systems; Portuguese languageO Projeto Criança existe há mais de uma década e é desenvolvido em 28 escolas das redes municipais de ensino de 15 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Resultado de uma parceria entre o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Cenpec, o Projeto alia o estudo da Língua Portuguesa a estratégias de teatro e é direcionado a 4 a. e 5a. séries do ensino fundamental. O relato descreve uma experiência de avaliação que envolveu tanto os agentes escolares quanto os agentes externos, garantindo a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto. A elaboração da prova e as orientações para a aplicação foram realizadas por meio de videoconferências, questionários e momentos presenciais de discussão com os professores, principais atores desse processo.O efeito mais significativo foi o fato de os professores terem começado a se preocupar com os resultados das avaliações oficiais, como o SAEB e a Prova Brasil, além de mostrarem-se muito mais preparados para interpreta-los à luz de suas práticas docentes e reconhecê-los como válidos.The Children Project (Projeto Criança), which has existed for over a decade, has been developed at 28 municipal public schools in 15 cities in the states of Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais and São Paulo. The result of a partnership between Instituto Algar de Responsabilidade Social and Cenpec, the Project, aimed at 4th and 5th graders, joins study of the Portuguese language with theater strategies. The report describes an assessment experience that involved both academic agents and external agents, ensuring the participation of all of the professionals involved in the Project. Creation of the test and guidelines to apply was done using video conferencing, questionnaires and face to face discussions with teachers, who are the main actors in this process.The most significant effect was the fact that the teachers began to become concerned with the result of official assessments, such as the SAEB and Prova Brasil. In addition, they proved to be more prepared to interpret these results from the perspective of faculty practices, recognizing the results as valid.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBorges, Ana Luíza MendesMaruxo Júnior, José HamiltonNudelman, Sônia Maria de Oliveira2007-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/11410.18676/cadernoscenpec.v2i3.114Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em EducaçãoCadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v2i3reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/114/146info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:34:28Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/114Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:06.908Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência formativa A formative experience |
title |
Uma experiência formativa |
spellingShingle |
Uma experiência formativa Borges, Ana Luíza Mendes Avaliação participativa; Instrumentos de avaliação; Sistemas de avaliação; Língua Portuguesa Participative assessment; Assessment instruments; Assessment systems; Portuguese language |
title_short |
Uma experiência formativa |
title_full |
Uma experiência formativa |
title_fullStr |
Uma experiência formativa |
title_full_unstemmed |
Uma experiência formativa |
title_sort |
Uma experiência formativa |
author |
Borges, Ana Luíza Mendes |
author_facet |
Borges, Ana Luíza Mendes Maruxo Júnior, José Hamilton Nudelman, Sônia Maria de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Maruxo Júnior, José Hamilton Nudelman, Sônia Maria de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Ana Luíza Mendes Maruxo Júnior, José Hamilton Nudelman, Sônia Maria de Oliveira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação participativa; Instrumentos de avaliação; Sistemas de avaliação; Língua Portuguesa Participative assessment; Assessment instruments; Assessment systems; Portuguese language |
topic |
Avaliação participativa; Instrumentos de avaliação; Sistemas de avaliação; Língua Portuguesa Participative assessment; Assessment instruments; Assessment systems; Portuguese language |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O Projeto Criança existe há mais de uma década e é desenvolvido em 28 escolas das redes municipais de ensino de 15 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Resultado de uma parceria entre o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Cenpec, o Projeto alia o estudo da Língua Portuguesa a estratégias de teatro e é direcionado a 4 a. e 5a. séries do ensino fundamental. O relato descreve uma experiência de avaliação que envolveu tanto os agentes escolares quanto os agentes externos, garantindo a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto. A elaboração da prova e as orientações para a aplicação foram realizadas por meio de videoconferências, questionários e momentos presenciais de discussão com os professores, principais atores desse processo.O efeito mais significativo foi o fato de os professores terem começado a se preocupar com os resultados das avaliações oficiais, como o SAEB e a Prova Brasil, além de mostrarem-se muito mais preparados para interpreta-los à luz de suas práticas docentes e reconhecê-los como válidos. The Children Project (Projeto Criança), which has existed for over a decade, has been developed at 28 municipal public schools in 15 cities in the states of Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais and São Paulo. The result of a partnership between Instituto Algar de Responsabilidade Social and Cenpec, the Project, aimed at 4th and 5th graders, joins study of the Portuguese language with theater strategies. The report describes an assessment experience that involved both academic agents and external agents, ensuring the participation of all of the professionals involved in the Project. Creation of the test and guidelines to apply was done using video conferencing, questionnaires and face to face discussions with teachers, who are the main actors in this process.The most significant effect was the fact that the teachers began to become concerned with the result of official assessments, such as the SAEB and Prova Brasil. In addition, they proved to be more prepared to interpret these results from the perspective of faculty practices, recognizing the results as valid. |
description |
O Projeto Criança existe há mais de uma década e é desenvolvido em 28 escolas das redes municipais de ensino de 15 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Resultado de uma parceria entre o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Cenpec, o Projeto alia o estudo da Língua Portuguesa a estratégias de teatro e é direcionado a 4 a. e 5a. séries do ensino fundamental. O relato descreve uma experiência de avaliação que envolveu tanto os agentes escolares quanto os agentes externos, garantindo a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto. A elaboração da prova e as orientações para a aplicação foram realizadas por meio de videoconferências, questionários e momentos presenciais de discussão com os professores, principais atores desse processo.O efeito mais significativo foi o fato de os professores terem começado a se preocupar com os resultados das avaliações oficiais, como o SAEB e a Prova Brasil, além de mostrarem-se muito mais preparados para interpreta-los à luz de suas práticas docentes e reconhecê-los como válidos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/114 10.18676/cadernoscenpec.v2i3.114 |
url |
http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/114 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v2i3.114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/114/146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação Cadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v2i3 reponame:Cadernos Cenpec instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec |
collection |
Cadernos Cenpec |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121122603335680 |