As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rothen, José Carlos, Borges, Regilson Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34671
Resumo: The discourses of higher education assessment proposals become traps by not articulating their what for?, for whom? what? and how?. In this paper it is elucidated how such traps are constructed by analyzing the proposal of planning and evaluation of a public institution of the state of São Paulo. The proposal analysis is grounded on the ideas of Paulo Freire and other authors who investigated the proliferation of assessment systems as control. It is concluded that, in the discursive construction of the different assessments proposals, often the idea of control is present. Although an emancipatory discourse is used, they establish an instrument of quantitative control that can generate an increase of exclusion, productivism and, competition.
id UFLA_924cc624a46a49c36dfa04727c987b92
oai_identifier_str oai:localhost:1/34671
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superiorThe discourse traps on the evaluation of higher educationAvaliação da educação superiorInstrumentos de avaliaçãoAvaliação institucionalHigher education assessmentEvaluation instrumentsInstitutional assessmentThe discourses of higher education assessment proposals become traps by not articulating their what for?, for whom? what? and how?. In this paper it is elucidated how such traps are constructed by analyzing the proposal of planning and evaluation of a public institution of the state of São Paulo. The proposal analysis is grounded on the ideas of Paulo Freire and other authors who investigated the proliferation of assessment systems as control. It is concluded that, in the discursive construction of the different assessments proposals, often the idea of control is present. Although an emancipatory discourse is used, they establish an instrument of quantitative control that can generate an increase of exclusion, productivism and, competition.Os discursos das propostas de avaliação da educação superior tornam-se armadilhas ao não articularem o seu para quê?, para quem?, o quê? e como?. Neste artigo, explicita-se como tais armadilhas são construídas a partir da análise de uma proposta de planejamento e avaliação de uma instituição pública do Estado de São Paulo. A análise da proposta tem como base as ideias de Paulo Freire e outros autores que investigaram a proliferação dos sistemas de avaliação como controle. Conclui-se que, na construção discursiva das diferentes propostas de avaliação, frequentemente, está presente a ideia de controle. Embora utilizem um discurso emancipatório, elas instauram um instrumento de controle quantitativo que pode gerar um aumento da exclusão, do produtivismo e da competição.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-06-06T19:13:05Z2019-06-06T19:13:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTANA, A. da C. M.; ROTHEN, J. C.; BORGES, R. M. As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1429-1450, out./dez. 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34671Educação & Realidadereponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Andréia da Cunha MalheirosRothen, José CarlosBorges, Regilson Macieleng2019-06-06T19:13:06Zoai:localhost:1/34671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-06-06T19:13:06Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior
The discourse traps on the evaluation of higher education
title As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior
spellingShingle As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior
Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Avaliação da educação superior
Instrumentos de avaliação
Avaliação institucional
Higher education assessment
Evaluation instruments
Institutional assessment
title_short As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior
title_full As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior
title_fullStr As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior
title_full_unstemmed As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior
title_sort As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior
author Santana, Andréia da Cunha Malheiros
author_facet Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Rothen, José Carlos
Borges, Regilson Maciel
author_role author
author2 Rothen, José Carlos
Borges, Regilson Maciel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Rothen, José Carlos
Borges, Regilson Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da educação superior
Instrumentos de avaliação
Avaliação institucional
Higher education assessment
Evaluation instruments
Institutional assessment
topic Avaliação da educação superior
Instrumentos de avaliação
Avaliação institucional
Higher education assessment
Evaluation instruments
Institutional assessment
description The discourses of higher education assessment proposals become traps by not articulating their what for?, for whom? what? and how?. In this paper it is elucidated how such traps are constructed by analyzing the proposal of planning and evaluation of a public institution of the state of São Paulo. The proposal analysis is grounded on the ideas of Paulo Freire and other authors who investigated the proliferation of assessment systems as control. It is concluded that, in the discursive construction of the different assessments proposals, often the idea of control is present. Although an emancipatory discourse is used, they establish an instrument of quantitative control that can generate an increase of exclusion, productivism and, competition.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-06T19:13:05Z
2019-06-06T19:13:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, A. da C. M.; ROTHEN, J. C.; BORGES, R. M. As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1429-1450, out./dez. 2018.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34671
identifier_str_mv SANTANA, A. da C. M.; ROTHEN, J. C.; BORGES, R. M. As armadilhas do discurso sobre a avaliação da educação superior. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1429-1450, out./dez. 2018.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34671
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439073117995008