O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/234 |
Resumo: | O presente artigo resulta de uma experiência em formação continuada para professores das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O curso ministrado tinha como objetivos, dentre outros, oferecer estudos de aprofundamento e atualização na temática de currículo e subsidiar inovações na prática pedagógica em sala de aula. Busca-se também evidenciar a pertinência e a atualidade da articulação de conhecimentos teóricos com a prática docente com vistas não apenas a melhorar a formação dos professores, mas também a auxiliá-los na complexa tarefa de ensinar crianças pequenas, contribuindo assim para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. |
id |
CENPEC-1_0ae6061970cfff1a5e62905559211b46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/234 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessáriaCurriculum and its relationship with History teaching: a necessary connectionEducação. Currículo. História.Formação continuada. Currículo. Metodologia. Prática docente.Education. Curriculum. History.Continued education. Curriculum. Methodology. Teaching practice.O presente artigo resulta de uma experiência em formação continuada para professores das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O curso ministrado tinha como objetivos, dentre outros, oferecer estudos de aprofundamento e atualização na temática de currículo e subsidiar inovações na prática pedagógica em sala de aula. Busca-se também evidenciar a pertinência e a atualidade da articulação de conhecimentos teóricos com a prática docente com vistas não apenas a melhorar a formação dos professores, mas também a auxiliá-los na complexa tarefa de ensinar crianças pequenas, contribuindo assim para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.The present article is the outcome of an experiment in continued education for teachers of elementary education early series (1° to 5° grade). The course’s purposes were, among others, to provide studies aimed at deepening and updating curriculum topic and give support to innovations in pedagogical practices in the classroom. There is also the concern to make clear the relevance and topicality of connecting theoretic knowledge to teaching practice aiming at not only to improve teachers’ upbringing but also help them with the complex task of teaching to young children, therefore adding to the development of the teaching/learning process.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaReis, Iete RodriguesPereira, Marli Amélia Lucas2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/23410.18676/cadernoscenpec.v3i2.234Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): CurrículoCadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/234/244info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:56:23Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/234Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T15:56:23Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária Curriculum and its relationship with History teaching: a necessary connection |
title |
O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária |
spellingShingle |
O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária Reis, Iete Rodrigues Educação. Currículo. História. Formação continuada. Currículo. Metodologia. Prática docente. Education. Curriculum. History. Continued education. Curriculum. Methodology. Teaching practice. |
title_short |
O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária |
title_full |
O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária |
title_fullStr |
O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária |
title_full_unstemmed |
O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária |
title_sort |
O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária |
author |
Reis, Iete Rodrigues |
author_facet |
Reis, Iete Rodrigues Pereira, Marli Amélia Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Marli Amélia Lucas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Iete Rodrigues Pereira, Marli Amélia Lucas |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Currículo. História. Formação continuada. Currículo. Metodologia. Prática docente. Education. Curriculum. History. Continued education. Curriculum. Methodology. Teaching practice. |
topic |
Educação. Currículo. História. Formação continuada. Currículo. Metodologia. Prática docente. Education. Curriculum. History. Continued education. Curriculum. Methodology. Teaching practice. |
description |
O presente artigo resulta de uma experiência em formação continuada para professores das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O curso ministrado tinha como objetivos, dentre outros, oferecer estudos de aprofundamento e atualização na temática de currículo e subsidiar inovações na prática pedagógica em sala de aula. Busca-se também evidenciar a pertinência e a atualidade da articulação de conhecimentos teóricos com a prática docente com vistas não apenas a melhorar a formação dos professores, mas também a auxiliá-los na complexa tarefa de ensinar crianças pequenas, contribuindo assim para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/234 10.18676/cadernoscenpec.v3i2.234 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/234 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v3i2.234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/234/244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): Currículo Cadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v3i2 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072607817728 |