O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Iete Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Marli Amélia Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/234
Resumo: O presente artigo resulta de uma experiência em formação continuada para professores das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O curso ministrado tinha como objetivos, dentre outros, oferecer estudos de aprofundamento e atualização na temática de currículo e subsidiar inovações na prática pedagógica em sala de aula. Busca-se também evidenciar a pertinência e a atualidade da articulação de conhecimentos teóricos com a prática docente com vistas não apenas a melhorar a formação dos professores, mas também a auxiliá-los na complexa tarefa de ensinar crianças pequenas, contribuindo assim para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.
id CENPEC-1_0ae6061970cfff1a5e62905559211b46
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/234
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessáriaCurriculum and its relationship with History teaching: a necessary connectionEducação. Currículo. História.Formação continuada. Currículo. Metodologia. Prática docente.Education. Curriculum. History.Continued education. Curriculum. Methodology. Teaching practice.O presente artigo resulta de uma experiência em formação continuada para professores das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O curso ministrado tinha como objetivos, dentre outros, oferecer estudos de aprofundamento e atualização na temática de currículo e subsidiar inovações na prática pedagógica em sala de aula. Busca-se também evidenciar a pertinência e a atualidade da articulação de conhecimentos teóricos com a prática docente com vistas não apenas a melhorar a formação dos professores, mas também a auxiliá-los na complexa tarefa de ensinar crianças pequenas, contribuindo assim para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.The present article is the outcome of an experiment in continued education for teachers of elementary education early series (1° to 5° grade). The course’s purposes were, among others, to provide studies aimed at deepening and updating curriculum topic and give support to innovations in pedagogical practices in the classroom. There is also the concern to make clear the relevance and topicality of connecting theoretic knowledge to teaching practice aiming at not only to improve teachers’ upbringing but also help them with the complex task of teaching to young children, therefore adding to the development of the teaching/learning process.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaReis, Iete RodriguesPereira, Marli Amélia Lucas2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/23410.18676/cadernoscenpec.v3i2.234Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): CurrículoCadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/234/244info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:56:23Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/234Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T15:56:23Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária
Curriculum and its relationship with History teaching: a necessary connection

title O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária
spellingShingle O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária
Reis, Iete Rodrigues
Educação. Currículo. História.
Formação continuada. Currículo. Metodologia. Prática docente.
Education. Curriculum. History.
Continued education. Curriculum. Methodology. Teaching practice.
title_short O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária
title_full O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária
title_fullStr O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária
title_full_unstemmed O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária
title_sort O currículo e sua relação com o ensino de História: uma articulação necessária
author Reis, Iete Rodrigues
author_facet Reis, Iete Rodrigues
Pereira, Marli Amélia Lucas
author_role author
author2 Pereira, Marli Amélia Lucas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Iete Rodrigues
Pereira, Marli Amélia Lucas
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Currículo. História.
Formação continuada. Currículo. Metodologia. Prática docente.
Education. Curriculum. History.
Continued education. Curriculum. Methodology. Teaching practice.
topic Educação. Currículo. História.
Formação continuada. Currículo. Metodologia. Prática docente.
Education. Curriculum. History.
Continued education. Curriculum. Methodology. Teaching practice.
description O presente artigo resulta de uma experiência em formação continuada para professores das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O curso ministrado tinha como objetivos, dentre outros, oferecer estudos de aprofundamento e atualização na temática de currículo e subsidiar inovações na prática pedagógica em sala de aula. Busca-se também evidenciar a pertinência e a atualidade da articulação de conhecimentos teóricos com a prática docente com vistas não apenas a melhorar a formação dos professores, mas também a auxiliá-los na complexa tarefa de ensinar crianças pequenas, contribuindo assim para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/234
10.18676/cadernoscenpec.v3i2.234
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/234
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v3i2.234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/234/244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): Currículo
Cadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v3i2
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072607817728