Projeto Mineiro de Desenvolvimento Profissional de Educadores - PDP: um estudo da formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15333 |
Resumo: | Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as implicações da implementação da política pública mineira com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP) e a configuração do currículo nas Escolas-Referência sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas-MG. Essa política considera o professor construtor e reconstrutor de seu percurso formativo e profissional com o objetivo de desenvolver atividades com acompanhamento e suporte pedagógico para a implantação das novas propostas curriculares a conjectura do Currículo Básico Comum (CBC). Diante desse cenário, a investigação procurou responder à seguinte questão: Que avanços e obstáculos estão presentes na implantação do Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP) implantado pelo Estado de Minas Gerais? Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a documental, sendo que os dados para análise foram obtidos no final de ano de 2006 por meio de entrevistas semi-estruturadas. Delas participaram sete professores: quatro Coordenadores de Grupo de Desenvolvimento Profissional e três Representantes de Área. A pesquisa revelou que os professores atribuíram um grande valor ao programa para o desenvolvimento profissional e aperfeiçoamento do desempenho na busca da qualidade de ensino, e que os encontros realizados nas escolas favoreceram uma prática reflexiva dialógica. No entanto, questionam a forma de apresentação e o tempo de implementação do programa, assim como a burocracia, a disponibilidade de verbas e a avaliação que não correspondeu à flexibilização da proposta do programa. Revelaram crenças, anseios e conflitos que devem ser considerados pelos gestores do programa para efetivação das mudanças pretendidas no sistema educacional mineiro, tendo em vista o investimento e a confiança depositada pela Secretaria Estadual de Educação nesta modalidade de capacitação em serviço. |
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Projeto Mineiro de Desenvolvimento Profissional de Educadores - PDP: um estudo da formação continuada de professoresMinas Gerais Program for Professional Development of Educators - PDP: a study of continued education of teachers.práticas pedagógicasformação continuada de professorespolíticas educacionaiscurrículopedagogical practicescontinued education of teacherseducation policiescurriculumEste trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as implicações da implementação da política pública mineira com o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP) e a configuração do currículo nas Escolas-Referência sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas-MG. Essa política considera o professor construtor e reconstrutor de seu percurso formativo e profissional com o objetivo de desenvolver atividades com acompanhamento e suporte pedagógico para a implantação das novas propostas curriculares a conjectura do Currículo Básico Comum (CBC). Diante desse cenário, a investigação procurou responder à seguinte questão: Que avanços e obstáculos estão presentes na implantação do Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP) implantado pelo Estado de Minas Gerais? Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a documental, sendo que os dados para análise foram obtidos no final de ano de 2006 por meio de entrevistas semi-estruturadas. Delas participaram sete professores: quatro Coordenadores de Grupo de Desenvolvimento Profissional e três Representantes de Área. A pesquisa revelou que os professores atribuíram um grande valor ao programa para o desenvolvimento profissional e aperfeiçoamento do desempenho na busca da qualidade de ensino, e que os encontros realizados nas escolas favoreceram uma prática reflexiva dialógica. No entanto, questionam a forma de apresentação e o tempo de implementação do programa, assim como a burocracia, a disponibilidade de verbas e a avaliação que não correspondeu à flexibilização da proposta do programa. Revelaram crenças, anseios e conflitos que devem ser considerados pelos gestores do programa para efetivação das mudanças pretendidas no sistema educacional mineiro, tendo em vista o investimento e a confiança depositada pela Secretaria Estadual de Educação nesta modalidade de capacitação em serviço.This work follows the line of research University, Teaching and Education of Teachers . It analyzes the implications of implementing the implantation of public policy in Minas Gerais with the Program of Professional Development of Educators (PDP) and the configuration of the curriculum in Schools-Reference under the jurisdiction of the Regional Superintendence of Education in Poços de Caldes, Minas Gerais. This policy considers teachers as constructors and re-constructors during the course of their education and profession with the objective of developing activities with pedagogical accompaniment and support for implanting new curricular proposals conjecturing the Common Basic Curriculum (CBC) In the light of this scenario the investigation tried to respond to the following question: What are the advances and obstacles present in the implantation of the Program for the Professional Development of Educators (PDP) being implanted by the State of Minas Gerais? It utilized bibliographical and documentary research; data for analysis was obtained at the end of 2006 by means of semi-structured interviews. Seven professors participated in these: four Coordinators of the Group of Professional Development and three Representatives of the Area. The study revealed that the professors attribute great value to the program for professional development and improvement of performance in SEEMGking teaching quality, and that the encounters held in the schools favored the practice of dialogic reflection. However, they questioned the type of presentation and the time of the implementation of the program, as well as the bureaucracy, the availability of funds and the assessment that do not correspond to facilitating the program s proposal. They revealed beliefs, worries and conflicts that ought to be considered by the creators of the program for bringing into effect the intended changes in the Minas Gerais educational system, keeping in mind the investment and confidence deposited by the State Department of Education in this modality of improving the quality of service.PUC-CampinasLopes, Jairo de AraujoPontifícia Universidade Católica de CampinasFigueiredo, Jacqueline de Sousa Batista2022-02-16T18:12:27Z2022-02-16T18:12:27Z2007-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153335645033918105392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:23Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15333Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:23Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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