Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/274 |
Resumo: | Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foram lançados em 2009 e distribuídos pelo Ministério da Educação em todos os estados e municípios brasileiros. O monitoramento de sua utilização, realizado em 2011/12, identificou seu grande potencial como instrumento de autoavaliação das unidades educacionais e como mecanismo de apoio às políticas públicas da educação. Visando aprimorar o uso dos Indicadores e, ainda, contribuir na formulação de uma política de avaliação nacional na/da educação infantil, tal como definida no Plano Nacional de Educação (2014-2024), um grupo de trabalho composto por representantes do MEC, do Unicef, da Undime e da Ação Educativa organizou uma proposta de uso acompanhado dos Indicadores em um município paulista. Aqui, apresentam-se as premissas que nortearam a proposição e as etapas de desenvolvimento dessa proposta. |
id |
CENPEC-1_1462e1ee69db5980fb53dcce46f3dd09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/274 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliaçãoQuality Indicators in Children Education and the evaluation policyEducação. Indicadores da Educação.Educação Infantil. Avaliação. Qualidade. Participação.Education.Children education. Evaluation. Quality. Participation.Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foram lançados em 2009 e distribuídos pelo Ministério da Educação em todos os estados e municípios brasileiros. O monitoramento de sua utilização, realizado em 2011/12, identificou seu grande potencial como instrumento de autoavaliação das unidades educacionais e como mecanismo de apoio às políticas públicas da educação. Visando aprimorar o uso dos Indicadores e, ainda, contribuir na formulação de uma política de avaliação nacional na/da educação infantil, tal como definida no Plano Nacional de Educação (2014-2024), um grupo de trabalho composto por representantes do MEC, do Unicef, da Undime e da Ação Educativa organizou uma proposta de uso acompanhado dos Indicadores em um município paulista. Aqui, apresentam-se as premissas que nortearam a proposição e as etapas de desenvolvimento dessa proposta. Quality Indicators in Children Education were launched in 2009 and delivered by the Secretary of Education to all Brazilian States and municipalities. After monitoring their use in 2011/12, it was found out its great potential as a self-evaluation tool in educational units and as a support device to public policies for Education. Aiming at improving the use of Indicators and also contributing to formulate a national evaluation policy in/of Children Education as defined by National Education Plan (2014-2024), a working team constituted by MEC, UNICEF, UNDIME, and Ação Educativa delegates established a plan of use together with Indicators in a municipality of the State of São Paulo. Displayed here are the guiding premises for the plan as well as its development steps. Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaLopes, Valéria VirgíniaGrinkraut, AnandaNunes, Míghian Danae Ferreira2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/27410.18676/cadernoscenpec.v4i1.274Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafiosCadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v4i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/274/275info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:53:13Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/274Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T15:53:13Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação Quality Indicators in Children Education and the evaluation policy |
title |
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação |
spellingShingle |
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação Lopes, Valéria Virgínia Educação. Indicadores da Educação. Educação Infantil. Avaliação. Qualidade. Participação. Education. Children education. Evaluation. Quality. Participation. |
title_short |
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação |
title_full |
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação |
title_fullStr |
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação |
title_full_unstemmed |
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação |
title_sort |
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação |
author |
Lopes, Valéria Virgínia |
author_facet |
Lopes, Valéria Virgínia Grinkraut, Ananda Nunes, Míghian Danae Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Grinkraut, Ananda Nunes, Míghian Danae Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Valéria Virgínia Grinkraut, Ananda Nunes, Míghian Danae Ferreira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Indicadores da Educação. Educação Infantil. Avaliação. Qualidade. Participação. Education. Children education. Evaluation. Quality. Participation. |
topic |
Educação. Indicadores da Educação. Educação Infantil. Avaliação. Qualidade. Participação. Education. Children education. Evaluation. Quality. Participation. |
description |
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foram lançados em 2009 e distribuídos pelo Ministério da Educação em todos os estados e municípios brasileiros. O monitoramento de sua utilização, realizado em 2011/12, identificou seu grande potencial como instrumento de autoavaliação das unidades educacionais e como mecanismo de apoio às políticas públicas da educação. Visando aprimorar o uso dos Indicadores e, ainda, contribuir na formulação de uma política de avaliação nacional na/da educação infantil, tal como definida no Plano Nacional de Educação (2014-2024), um grupo de trabalho composto por representantes do MEC, do Unicef, da Undime e da Ação Educativa organizou uma proposta de uso acompanhado dos Indicadores em um município paulista. Aqui, apresentam-se as premissas que nortearam a proposição e as etapas de desenvolvimento dessa proposta. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/274 10.18676/cadernoscenpec.v4i1.274 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/274 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v4i1.274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/274/275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios Cadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v4i1 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072574263296 |