Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Valéria Virgínia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Grinkraut, Ananda, Nunes, Míghian Danae Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/274
Resumo: Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foram lançados em 2009 e distribuídos pelo Ministério da Educação em todos os estados e municípios brasileiros. O monitoramento de sua utilização, realizado em 2011/12, identificou seu grande potencial como instrumento de autoavaliação das unidades educacionais e como mecanismo de apoio às políticas públicas da educação. Visando aprimorar o uso dos Indicadores e, ainda, contribuir na formulação de uma política de avaliação nacional na/da educação infantil, tal como definida no Plano Nacional de Educação (2014-2024), um grupo de trabalho composto por representantes do MEC, do Unicef, da Undime e da Ação Educativa organizou uma proposta de uso acompanhado dos Indicadores em um município paulista. Aqui, apresentam-se as premissas que nortearam a proposição e as etapas de desenvolvimento dessa proposta. 
id CENPEC-1_1462e1ee69db5980fb53dcce46f3dd09
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/274
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliaçãoQuality Indicators in Children Education and the evaluation policyEducação. Indicadores da Educação.Educação Infantil. Avaliação. Qualidade. Participação.Education.Children education. Evaluation. Quality. Participation.Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foram lançados em 2009 e distribuídos pelo Ministério da Educação em todos os estados e municípios brasileiros. O monitoramento de sua utilização, realizado em 2011/12, identificou seu grande potencial como instrumento de autoavaliação das unidades educacionais e como mecanismo de apoio às políticas públicas da educação. Visando aprimorar o uso dos Indicadores e, ainda, contribuir na formulação de uma política de avaliação nacional na/da educação infantil, tal como definida no Plano Nacional de Educação (2014-2024), um grupo de trabalho composto por representantes do MEC, do Unicef, da Undime e da Ação Educativa organizou uma proposta de uso acompanhado dos Indicadores em um município paulista. Aqui, apresentam-se as premissas que nortearam a proposição e as etapas de desenvolvimento dessa proposta. Quality Indicators in Children Education were launched in 2009 and delivered by the Secretary of Education to all Brazilian States and municipalities. After monitoring their use in 2011/12, it was found out its great potential as a self-evaluation tool in educational units and as a support device to public policies for Education. Aiming at improving the use of Indicators and also contributing to formulate a national evaluation policy in/of Children Education as defined by National Education Plan (2014-2024), a working team constituted by MEC, UNICEF, UNDIME, and Ação Educativa delegates established a plan of use together with Indicators in a municipality of the State of São Paulo. Displayed here are the guiding premises for the plan as well as its development steps. Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaLopes, Valéria VirgíniaGrinkraut, AnandaNunes, Míghian Danae Ferreira2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/27410.18676/cadernoscenpec.v4i1.274Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafiosCadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v4i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/274/275info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:53:13Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/274Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T15:53:13Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação
Quality Indicators in Children Education and the evaluation policy

title Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação
spellingShingle Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação
Lopes, Valéria Virgínia
Educação. Indicadores da Educação.
Educação Infantil. Avaliação. Qualidade. Participação.
Education.
Children education. Evaluation. Quality. Participation.
title_short Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação
title_full Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação
title_fullStr Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação
title_full_unstemmed Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação
title_sort Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e a política de avaliação
author Lopes, Valéria Virgínia
author_facet Lopes, Valéria Virgínia
Grinkraut, Ananda
Nunes, Míghian Danae Ferreira
author_role author
author2 Grinkraut, Ananda
Nunes, Míghian Danae Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Valéria Virgínia
Grinkraut, Ananda
Nunes, Míghian Danae Ferreira
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Indicadores da Educação.
Educação Infantil. Avaliação. Qualidade. Participação.
Education.
Children education. Evaluation. Quality. Participation.
topic Educação. Indicadores da Educação.
Educação Infantil. Avaliação. Qualidade. Participação.
Education.
Children education. Evaluation. Quality. Participation.
description Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foram lançados em 2009 e distribuídos pelo Ministério da Educação em todos os estados e municípios brasileiros. O monitoramento de sua utilização, realizado em 2011/12, identificou seu grande potencial como instrumento de autoavaliação das unidades educacionais e como mecanismo de apoio às políticas públicas da educação. Visando aprimorar o uso dos Indicadores e, ainda, contribuir na formulação de uma política de avaliação nacional na/da educação infantil, tal como definida no Plano Nacional de Educação (2014-2024), um grupo de trabalho composto por representantes do MEC, do Unicef, da Undime e da Ação Educativa organizou uma proposta de uso acompanhado dos Indicadores em um município paulista. Aqui, apresentam-se as premissas que nortearam a proposição e as etapas de desenvolvimento dessa proposta. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/274
10.18676/cadernoscenpec.v4i1.274
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/274
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v4i1.274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/274/275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios
Cadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v4i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072574263296