Decisões curriculares e participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginato, Maria José
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Chieffi, Meyri Venci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/236
Resumo: A escola cumpre sua função social por meio do currículo, compreendido como o conjunto de conhecimentos e experiências de aprendizagens, oferecido aos estudantes, que abrange os conteúdos a serem contemplados mais a forma de desenvolvê-los. O artigo aborda os espaços de participação possíveis da sociedade organizada, particularmente daqueles envolvidos com a educação pública, na tomada de decisões curriculares, exteriores à escola, ou as que ocorrem no seu interior. Aponta duas lógicas de construção do currículo seguidas pelos sistemas de ensino: a clássica, mais frequente, que se movimenta do centro para as bases, e a participativa, no sentido oposto, das bases para o centro. Ressalta a importância política e pedagógica da opção pela segunda lógica, particularmente neste momento da história brasileira, em que a educação pública de qualidade está na pauta, implicando colocar o currículo em debate.
id CENPEC-1_198ba015209e267dfd50bb6766fd695d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/236
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec
spelling Decisões curriculares e participaçãoCurricular decisions and participationEducação. Currículo.Currículo. Decisões curriculares. Currículo e participação.Education. Curriculum. Participation.Curriculum. Curricular decisions. Curriculum and participation.A escola cumpre sua função social por meio do currículo, compreendido como o conjunto de conhecimentos e experiências de aprendizagens, oferecido aos estudantes, que abrange os conteúdos a serem contemplados mais a forma de desenvolvê-los. O artigo aborda os espaços de participação possíveis da sociedade organizada, particularmente daqueles envolvidos com a educação pública, na tomada de decisões curriculares, exteriores à escola, ou as que ocorrem no seu interior. Aponta duas lógicas de construção do currículo seguidas pelos sistemas de ensino: a clássica, mais frequente, que se movimenta do centro para as bases, e a participativa, no sentido oposto, das bases para o centro. Ressalta a importância política e pedagógica da opção pela segunda lógica, particularmente neste momento da história brasileira, em que a educação pública de qualidade está na pauta, implicando colocar o currículo em debate.Schools fulfill their social function through curriculum, namely, the set of knowledges and learning experiences offered to students that includes contents to be contemplated and the way they are developed. This article approaches possible participation areas in organized society, particularly by those involved with public education, in curricular decision-making outside or within school space. It points out two logics teaching systems use for curriculum-building: the classic one, more frequent, which moves from the center to the bases; and the participative one, on the opposite sense, from the bases to the center. It underscores the political and pedagogical importance of choosing the second logic, particularly in this moment of Brazilian history when quality public education is part of the agenda, which implies a discussion on curriculum.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaReginato, Maria JoséChieffi, Meyri Venci2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/23610.18676/cadernoscenpec.v3i2.236Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): CurrículoCadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i2reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/236/246info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:34:28Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/236Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:10.126Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Decisões curriculares e participação
Curricular decisions and participation

title Decisões curriculares e participação
spellingShingle Decisões curriculares e participação
Reginato, Maria José
Educação. Currículo.
Currículo. Decisões curriculares. Currículo e participação.
Education. Curriculum. Participation.
Curriculum. Curricular decisions. Curriculum and participation.
title_short Decisões curriculares e participação
title_full Decisões curriculares e participação
title_fullStr Decisões curriculares e participação
title_full_unstemmed Decisões curriculares e participação
title_sort Decisões curriculares e participação
author Reginato, Maria José
author_facet Reginato, Maria José
Chieffi, Meyri Venci
author_role author
author2 Chieffi, Meyri Venci
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Reginato, Maria José
Chieffi, Meyri Venci
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Currículo.
Currículo. Decisões curriculares. Currículo e participação.
Education. Curriculum. Participation.
Curriculum. Curricular decisions. Curriculum and participation.
topic Educação. Currículo.
Currículo. Decisões curriculares. Currículo e participação.
Education. Curriculum. Participation.
Curriculum. Curricular decisions. Curriculum and participation.
dc.description.none.fl_txt_mv A escola cumpre sua função social por meio do currículo, compreendido como o conjunto de conhecimentos e experiências de aprendizagens, oferecido aos estudantes, que abrange os conteúdos a serem contemplados mais a forma de desenvolvê-los. O artigo aborda os espaços de participação possíveis da sociedade organizada, particularmente daqueles envolvidos com a educação pública, na tomada de decisões curriculares, exteriores à escola, ou as que ocorrem no seu interior. Aponta duas lógicas de construção do currículo seguidas pelos sistemas de ensino: a clássica, mais frequente, que se movimenta do centro para as bases, e a participativa, no sentido oposto, das bases para o centro. Ressalta a importância política e pedagógica da opção pela segunda lógica, particularmente neste momento da história brasileira, em que a educação pública de qualidade está na pauta, implicando colocar o currículo em debate.
Schools fulfill their social function through curriculum, namely, the set of knowledges and learning experiences offered to students that includes contents to be contemplated and the way they are developed. This article approaches possible participation areas in organized society, particularly by those involved with public education, in curricular decision-making outside or within school space. It points out two logics teaching systems use for curriculum-building: the classic one, more frequent, which moves from the center to the bases; and the participative one, on the opposite sense, from the bases to the center. It underscores the political and pedagogical importance of choosing the second logic, particularly in this moment of Brazilian history when quality public education is part of the agenda, which implies a discussion on curriculum.

description A escola cumpre sua função social por meio do currículo, compreendido como o conjunto de conhecimentos e experiências de aprendizagens, oferecido aos estudantes, que abrange os conteúdos a serem contemplados mais a forma de desenvolvê-los. O artigo aborda os espaços de participação possíveis da sociedade organizada, particularmente daqueles envolvidos com a educação pública, na tomada de decisões curriculares, exteriores à escola, ou as que ocorrem no seu interior. Aponta duas lógicas de construção do currículo seguidas pelos sistemas de ensino: a clássica, mais frequente, que se movimenta do centro para as bases, e a participativa, no sentido oposto, das bases para o centro. Ressalta a importância política e pedagógica da opção pela segunda lógica, particularmente neste momento da história brasileira, em que a educação pública de qualidade está na pauta, implicando colocar o currículo em debate.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/236
10.18676/cadernoscenpec.v3i2.236
url http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/236
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v3i2.236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/236/246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): Currículo
Cadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v3i2
reponame:Cadernos Cenpec
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec
collection Cadernos Cenpec
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121122669395968