Decisões curriculares e participação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec |
Texto Completo: | http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/236 |
Resumo: | A escola cumpre sua função social por meio do currículo, compreendido como o conjunto de conhecimentos e experiências de aprendizagens, oferecido aos estudantes, que abrange os conteúdos a serem contemplados mais a forma de desenvolvê-los. O artigo aborda os espaços de participação possíveis da sociedade organizada, particularmente daqueles envolvidos com a educação pública, na tomada de decisões curriculares, exteriores à escola, ou as que ocorrem no seu interior. Aponta duas lógicas de construção do currículo seguidas pelos sistemas de ensino: a clássica, mais frequente, que se movimenta do centro para as bases, e a participativa, no sentido oposto, das bases para o centro. Ressalta a importância política e pedagógica da opção pela segunda lógica, particularmente neste momento da história brasileira, em que a educação pública de qualidade está na pauta, implicando colocar o currículo em debate. |
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Decisões curriculares e participaçãoCurricular decisions and participationEducação. Currículo.Currículo. Decisões curriculares. Currículo e participação.Education. Curriculum. Participation.Curriculum. Curricular decisions. Curriculum and participation.A escola cumpre sua função social por meio do currículo, compreendido como o conjunto de conhecimentos e experiências de aprendizagens, oferecido aos estudantes, que abrange os conteúdos a serem contemplados mais a forma de desenvolvê-los. O artigo aborda os espaços de participação possíveis da sociedade organizada, particularmente daqueles envolvidos com a educação pública, na tomada de decisões curriculares, exteriores à escola, ou as que ocorrem no seu interior. Aponta duas lógicas de construção do currículo seguidas pelos sistemas de ensino: a clássica, mais frequente, que se movimenta do centro para as bases, e a participativa, no sentido oposto, das bases para o centro. Ressalta a importância política e pedagógica da opção pela segunda lógica, particularmente neste momento da história brasileira, em que a educação pública de qualidade está na pauta, implicando colocar o currículo em debate.Schools fulfill their social function through curriculum, namely, the set of knowledges and learning experiences offered to students that includes contents to be contemplated and the way they are developed. This article approaches possible participation areas in organized society, particularly by those involved with public education, in curricular decision-making outside or within school space. It points out two logics teaching systems use for curriculum-building: the classic one, more frequent, which moves from the center to the bases; and the participative one, on the opposite sense, from the bases to the center. It underscores the political and pedagogical importance of choosing the second logic, particularly in this moment of Brazilian history when quality public education is part of the agenda, which implies a discussion on curriculum.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaReginato, Maria JoséChieffi, Meyri Venci2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/23610.18676/cadernoscenpec.v3i2.236Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 2 (2013): CurrículoCadernos Cenpec; v. 3, n. 2 (2013): Currículo2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i2reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/236/246info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:34:28Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/236Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:10.126Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true |
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A escola cumpre sua função social por meio do currículo, compreendido como o conjunto de conhecimentos e experiências de aprendizagens, oferecido aos estudantes, que abrange os conteúdos a serem contemplados mais a forma de desenvolvê-los. O artigo aborda os espaços de participação possíveis da sociedade organizada, particularmente daqueles envolvidos com a educação pública, na tomada de decisões curriculares, exteriores à escola, ou as que ocorrem no seu interior. Aponta duas lógicas de construção do currículo seguidas pelos sistemas de ensino: a clássica, mais frequente, que se movimenta do centro para as bases, e a participativa, no sentido oposto, das bases para o centro. Ressalta a importância política e pedagógica da opção pela segunda lógica, particularmente neste momento da história brasileira, em que a educação pública de qualidade está na pauta, implicando colocar o currículo em debate. |
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