Centralização e padronização dos currículos: posições e tomadas de posição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Antônio Augusto Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lugli, Rosário Silvana Genta, Ribeiro, Vanda Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/380
Resumo: Este trabalho, de natureza exploratória, tem por objeto a construção do espaço das tomadas de posição e argumentos sobre o debate a respeito do processo de centralização e padronização curricular no país, por meio de uma Base Nacional Curricular Comum. Tem também por objetivo examinar as relações entre as tomadas de posição e argumentos e a posição social dos indivíduos entrevistados - agentes que participam do debate público sobre o tema, porém atuando em diferentes campos do mundo social. Assim construído, o objeto de pesquisa se insere no quadro da sociologia de inspiração bourdieusiana, de modo central em sua teorização sobre os campos sociais. Para realização da investigação, foram efetuadas entrevistas com 103 nomes que em geral participam do debate educacional (academia, sociedade civil, educação básica, sindicatos, gestão pública), de todas as regiões do país, entrevistados, com base num roteiro semiestruturado, entre o final de 2013 e início de 2014. A análise permitiu que fossem construídas as tomadas de posição, relacionadas a algumas das posições sociais dos indivíduos, especialmente a posição em seu campo e em relação às esferas de decisão política.Palavras-chaveCurrículo. Base Nacional Comum Curricular. Política educacional. Curriculum centralization and standardization: positions and position-takingsAbstractThe object of this exploratory study is the construction of the space of position-takings and arguments about the debate on the process of curriculum centralization and standardization in the country, through a National Common Basis. It aims, moreover, to examine the relationships between positiontakings and arguments, on the one hand, the social position of the individuals interviewed, who participate in the public debate on the subject, yet working in different fields of the social world. Thus, we situated the object of research in a sociological framework inspired by Bourdieu, mainly regarding his theory about social fields. For this study, we conducted interviews with 103 persons who generally participate in the educational debate (universities, civil society, primary education, unions, public management) in all regions of the country, using a semi-structured interview script, from late 2013 to early 2014. The analysis allowed constructing the position-takings related to some of the individuals’ social positions, particularly their position both in their field and in relation to political decision-making spheres.KeywordsCurriculum. National Common Basis. Educational policy.
id CENPEC-1_2d11471a4b4d4c981fb6ade03271fe36
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/380
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Centralização e padronização dos currículos: posições e tomadas de posiçãoEducação; CulturaEste trabalho, de natureza exploratória, tem por objeto a construção do espaço das tomadas de posição e argumentos sobre o debate a respeito do processo de centralização e padronização curricular no país, por meio de uma Base Nacional Curricular Comum. Tem também por objetivo examinar as relações entre as tomadas de posição e argumentos e a posição social dos indivíduos entrevistados - agentes que participam do debate público sobre o tema, porém atuando em diferentes campos do mundo social. Assim construído, o objeto de pesquisa se insere no quadro da sociologia de inspiração bourdieusiana, de modo central em sua teorização sobre os campos sociais. Para realização da investigação, foram efetuadas entrevistas com 103 nomes que em geral participam do debate educacional (academia, sociedade civil, educação básica, sindicatos, gestão pública), de todas as regiões do país, entrevistados, com base num roteiro semiestruturado, entre o final de 2013 e início de 2014. A análise permitiu que fossem construídas as tomadas de posição, relacionadas a algumas das posições sociais dos indivíduos, especialmente a posição em seu campo e em relação às esferas de decisão política.Palavras-chaveCurrículo. Base Nacional Comum Curricular. Política educacional. Curriculum centralization and standardization: positions and position-takingsAbstractThe object of this exploratory study is the construction of the space of position-takings and arguments about the debate on the process of curriculum centralization and standardization in the country, through a National Common Basis. It aims, moreover, to examine the relationships between positiontakings and arguments, on the one hand, the social position of the individuals interviewed, who participate in the public debate on the subject, yet working in different fields of the social world. Thus, we situated the object of research in a sociological framework inspired by Bourdieu, mainly regarding his theory about social fields. For this study, we conducted interviews with 103 persons who generally participate in the educational debate (universities, civil society, primary education, unions, public management) in all regions of the country, using a semi-structured interview script, from late 2013 to early 2014. The analysis allowed constructing the position-takings related to some of the individuals’ social positions, particularly their position both in their field and in relation to political decision-making spheres.KeywordsCurriculum. National Common Basis. Educational policy.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBatista, Antônio Augusto GomesLugli, Rosário Silvana GentaRibeiro, Vanda Mendes2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/38010.18676/cadernoscenpec.v7i1.380Cadernos Cenpec | Nova série; v. 7, n. 1 (2017)Cadernos Cenpec; v. 7, n. 1 (2017)2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v7i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/380/377Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-18T16:21:55Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/380Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-05-18T16:21:55Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Centralização e padronização dos currículos: posições e tomadas de posição
title Centralização e padronização dos currículos: posições e tomadas de posição
spellingShingle Centralização e padronização dos currículos: posições e tomadas de posição
Batista, Antônio Augusto Gomes
Educação; Cultura
title_short Centralização e padronização dos currículos: posições e tomadas de posição
title_full Centralização e padronização dos currículos: posições e tomadas de posição
title_fullStr Centralização e padronização dos currículos: posições e tomadas de posição
title_full_unstemmed Centralização e padronização dos currículos: posições e tomadas de posição
title_sort Centralização e padronização dos currículos: posições e tomadas de posição
author Batista, Antônio Augusto Gomes
author_facet Batista, Antônio Augusto Gomes
Lugli, Rosário Silvana Genta
Ribeiro, Vanda Mendes
author_role author
author2 Lugli, Rosário Silvana Genta
Ribeiro, Vanda Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Antônio Augusto Gomes
Lugli, Rosário Silvana Genta
Ribeiro, Vanda Mendes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Cultura
topic Educação; Cultura
description Este trabalho, de natureza exploratória, tem por objeto a construção do espaço das tomadas de posição e argumentos sobre o debate a respeito do processo de centralização e padronização curricular no país, por meio de uma Base Nacional Curricular Comum. Tem também por objetivo examinar as relações entre as tomadas de posição e argumentos e a posição social dos indivíduos entrevistados - agentes que participam do debate público sobre o tema, porém atuando em diferentes campos do mundo social. Assim construído, o objeto de pesquisa se insere no quadro da sociologia de inspiração bourdieusiana, de modo central em sua teorização sobre os campos sociais. Para realização da investigação, foram efetuadas entrevistas com 103 nomes que em geral participam do debate educacional (academia, sociedade civil, educação básica, sindicatos, gestão pública), de todas as regiões do país, entrevistados, com base num roteiro semiestruturado, entre o final de 2013 e início de 2014. A análise permitiu que fossem construídas as tomadas de posição, relacionadas a algumas das posições sociais dos indivíduos, especialmente a posição em seu campo e em relação às esferas de decisão política.Palavras-chaveCurrículo. Base Nacional Comum Curricular. Política educacional. Curriculum centralization and standardization: positions and position-takingsAbstractThe object of this exploratory study is the construction of the space of position-takings and arguments about the debate on the process of curriculum centralization and standardization in the country, through a National Common Basis. It aims, moreover, to examine the relationships between positiontakings and arguments, on the one hand, the social position of the individuals interviewed, who participate in the public debate on the subject, yet working in different fields of the social world. Thus, we situated the object of research in a sociological framework inspired by Bourdieu, mainly regarding his theory about social fields. For this study, we conducted interviews with 103 persons who generally participate in the educational debate (universities, civil society, primary education, unions, public management) in all regions of the country, using a semi-structured interview script, from late 2013 to early 2014. The analysis allowed constructing the position-takings related to some of the individuals’ social positions, particularly their position both in their field and in relation to political decision-making spheres.KeywordsCurriculum. National Common Basis. Educational policy.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/380
10.18676/cadernoscenpec.v7i1.380
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/380
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v7i1.380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/380/377
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 7, n. 1 (2017)
Cadernos Cenpec; v. 7, n. 1 (2017)
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v7i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072117084160