O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Ferreira, Williane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves de Oliveira, Carloney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/390
Resumo: ResumoO presente artigo teve como principal objetivo investigar como a utilização da linguagem de programação Scratch pode contribuir para o aprendizado das áreas de figuras planas. O estudo baseia-se em autores como Valente (1998), Murari (2012), Borba e Penteado (2012) e Correia (2013), que explicitam sobre a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino de matemática e, de modo particular, o uso do Scratch. A pesquisa de cunho exploratório, numa abordagem qualitativa, foi realizada com 27 alunos da turma do 9º ano A de uma escola estadual na cidade de Maceió - AL, com dados coletados por meio de atividades propostas e questionário respondido pelos alunos. Constatou-se o interesse dos alunos pelo Scratch para desenvolver atividades sobre áreas de figuras planas, aprendendo com seus erros e desenvolvendo a criatividade e a capacidade de raciocínio.Palavras-chaveÁreas de figuras planas. Scratch. Aprendizagem matemática. The Scratch in Mathematics Classes: Possible Ways for Teaching the Area Flat Shapes AbstractThe main goal of the present paper is to investigate how using the Scratch programming language can help students learn to determine the area of flat shapes. The study is based on authors such as Valente (1998), Murari (2012), Borba and Penteado (2012) and Correia (2013) who explain the importance of Digital ICT (Digital Information and Communications Technologies) for the teaching of mathematics, particularly the use of Scratch. We used a qualitative and exploratory approach with 27 students in a ninth grade class at a state school in Maceió, the capital of the state of Alagoas. We collected data through activities proposed to and a questionnaire responded by the students. The students showed an interest in Scratch for activities involving the areas of flat figures, thus learning from their mistakes and developing both creativity and reasoning skills.KeywordsAreas of flat figures. Scratch. Mathematics learning. Scratch en las clases de matemáticas: caminos posibles en la enseñanza de las áreas de figuras planas ResumenEl presente artículo tuvo como principal objetivo investigar de qué forma la utilización del lenguaje de programación Scratch puede contribuir al aprendizaje de las áreas de figuras planas. El estudio se basa en autores como Valente (1998), Murari (2012), Borba y Penteado (2012) y Correia (2013), que inciden en la importancia de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) para la enseñanza de las matemáticas y, en particular, el uso de Scratch. La investigación, de carácter exploratorio y enfoque cualitativo, se llevó a cabo con 27 alumnos de la clase del 9.º año A de una escuela estatal de la ciudad de Maceió (Alagoas), y los datos se recogieron mediante actividades propuestas y cuestionarios respondidos por los alumnos. Se constató el interés de los alumnos por el Scratch para desarrollar actividades sobre áreas de figuras planas, con las que aprendieron de sus errores y desarrollaron su creatividad y capacidad de razonamiento.Palabras claveÁreas de figuras planas. Scratch. Aprendizaje matemático.
id CENPEC-1_42cb53b6f7e8bc4eb978fa8adb6174c2
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/390
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planasResumoO presente artigo teve como principal objetivo investigar como a utilização da linguagem de programação Scratch pode contribuir para o aprendizado das áreas de figuras planas. O estudo baseia-se em autores como Valente (1998), Murari (2012), Borba e Penteado (2012) e Correia (2013), que explicitam sobre a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino de matemática e, de modo particular, o uso do Scratch. A pesquisa de cunho exploratório, numa abordagem qualitativa, foi realizada com 27 alunos da turma do 9º ano A de uma escola estadual na cidade de Maceió - AL, com dados coletados por meio de atividades propostas e questionário respondido pelos alunos. Constatou-se o interesse dos alunos pelo Scratch para desenvolver atividades sobre áreas de figuras planas, aprendendo com seus erros e desenvolvendo a criatividade e a capacidade de raciocínio.Palavras-chaveÁreas de figuras planas. Scratch. Aprendizagem matemática. The Scratch in Mathematics Classes: Possible Ways for Teaching the Area Flat Shapes AbstractThe main goal of the present paper is to investigate how using the Scratch programming language can help students learn to determine the area of flat shapes. The study is based on authors such as Valente (1998), Murari (2012), Borba and Penteado (2012) and Correia (2013) who explain the importance of Digital ICT (Digital Information and Communications Technologies) for the teaching of mathematics, particularly the use of Scratch. We used a qualitative and exploratory approach with 27 students in a ninth grade class at a state school in Maceió, the capital of the state of Alagoas. We collected data through activities proposed to and a questionnaire responded by the students. The students showed an interest in Scratch for activities involving the areas of flat figures, thus learning from their mistakes and developing both creativity and reasoning skills.KeywordsAreas of flat figures. Scratch. Mathematics learning. Scratch en las clases de matemáticas: caminos posibles en la enseñanza de las áreas de figuras planas ResumenEl presente artículo tuvo como principal objetivo investigar de qué forma la utilización del lenguaje de programación Scratch puede contribuir al aprendizaje de las áreas de figuras planas. El estudio se basa en autores como Valente (1998), Murari (2012), Borba y Penteado (2012) y Correia (2013), que inciden en la importancia de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) para la enseñanza de las matemáticas y, en particular, el uso de Scratch. La investigación, de carácter exploratorio y enfoque cualitativo, se llevó a cabo con 27 alumnos de la clase del 9.º año A de una escuela estatal de la ciudad de Maceió (Alagoas), y los datos se recogieron mediante actividades propuestas y cuestionarios respondidos por los alumnos. Se constató el interés de los alumnos por el Scratch para desarrollar actividades sobre áreas de figuras planas, con las que aprendieron de sus errores y desarrollaron su creatividad y capacidad de razonamiento.Palabras claveÁreas de figuras planas. Scratch. Aprendizaje matemático.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaCosta Ferreira, WillianeAlves de Oliveira, Carloney2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/39010.18676/cadernoscenpec.v8i1.390Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemáticaCadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v8i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/390/389Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T17:50:07Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/390Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-08-16T17:50:07Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas
title O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas
spellingShingle O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas
Costa Ferreira, Williane
title_short O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas
title_full O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas
title_fullStr O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas
title_full_unstemmed O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas
title_sort O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas
author Costa Ferreira, Williane
author_facet Costa Ferreira, Williane
Alves de Oliveira, Carloney
author_role author
author2 Alves de Oliveira, Carloney
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Ferreira, Williane
Alves de Oliveira, Carloney
dc.subject.none.fl_str_mv

description ResumoO presente artigo teve como principal objetivo investigar como a utilização da linguagem de programação Scratch pode contribuir para o aprendizado das áreas de figuras planas. O estudo baseia-se em autores como Valente (1998), Murari (2012), Borba e Penteado (2012) e Correia (2013), que explicitam sobre a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino de matemática e, de modo particular, o uso do Scratch. A pesquisa de cunho exploratório, numa abordagem qualitativa, foi realizada com 27 alunos da turma do 9º ano A de uma escola estadual na cidade de Maceió - AL, com dados coletados por meio de atividades propostas e questionário respondido pelos alunos. Constatou-se o interesse dos alunos pelo Scratch para desenvolver atividades sobre áreas de figuras planas, aprendendo com seus erros e desenvolvendo a criatividade e a capacidade de raciocínio.Palavras-chaveÁreas de figuras planas. Scratch. Aprendizagem matemática. The Scratch in Mathematics Classes: Possible Ways for Teaching the Area Flat Shapes AbstractThe main goal of the present paper is to investigate how using the Scratch programming language can help students learn to determine the area of flat shapes. The study is based on authors such as Valente (1998), Murari (2012), Borba and Penteado (2012) and Correia (2013) who explain the importance of Digital ICT (Digital Information and Communications Technologies) for the teaching of mathematics, particularly the use of Scratch. We used a qualitative and exploratory approach with 27 students in a ninth grade class at a state school in Maceió, the capital of the state of Alagoas. We collected data through activities proposed to and a questionnaire responded by the students. The students showed an interest in Scratch for activities involving the areas of flat figures, thus learning from their mistakes and developing both creativity and reasoning skills.KeywordsAreas of flat figures. Scratch. Mathematics learning. Scratch en las clases de matemáticas: caminos posibles en la enseñanza de las áreas de figuras planas ResumenEl presente artículo tuvo como principal objetivo investigar de qué forma la utilización del lenguaje de programación Scratch puede contribuir al aprendizaje de las áreas de figuras planas. El estudio se basa en autores como Valente (1998), Murari (2012), Borba y Penteado (2012) y Correia (2013), que inciden en la importancia de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) para la enseñanza de las matemáticas y, en particular, el uso de Scratch. La investigación, de carácter exploratorio y enfoque cualitativo, se llevó a cabo con 27 alumnos de la clase del 9.º año A de una escuela estatal de la ciudad de Maceió (Alagoas), y los datos se recogieron mediante actividades propuestas y cuestionarios respondidos por los alumnos. Se constató el interés de los alumnos por el Scratch para desarrollar actividades sobre áreas de figuras planas, con las que aprendieron de sus errores y desarrollaron su creatividad y capacidad de razonamiento.Palabras claveÁreas de figuras planas. Scratch. Aprendizaje matemático.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/390
10.18676/cadernoscenpec.v8i1.390
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/390
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v8i1.390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/390/389
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática
Cadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v8i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072098209792