Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134 |
Resumo: | O texto apresenta uma proposta de educação que visa a formação para a cidadania, a partir da articulação entre a escola e a comunidade na qual se insere. Destaca que, atualmente, o significado de cidadania é mais amplo, extrapola o sentido de atender às necessidades políticas e sociais, e assume como objetivo a busca por condições que garantam uma vida digna às pessoas. Desta forma, pensar em uma educação para a cidadania torna-se um elemento essencial para a construção da democracia social. A fim de concretizar essa concepção, a proposta educativa abarca quatro eixos temáticos que, de maneira geral, configuram campos principais de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. O foco é tornar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno da escola como espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos. A proposta prevê ações que, inter-relacionadas, possuem uma dupla direção: para “dentro” e para “fora” da escola. O texto conclui que, a partir dos projetos interdisciplinares e transversais desenvolvidos em sala de aula, a escola pode aproximar-se da comunidade externa, utilizando seus equipamentos e espaços como fonte de aprendizagem. Levar tais temáticas para a sala de aula e articulá-las com os conteúdos tradicionalmente contemplados pelos currículos pressupõe uma nova maneira de pensarmos o papel da escola. |
id |
CENPEC-1_44b7ad25aa58fb99d0359086e2b8d8db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/134 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.Escola; Comunidade; Cidadania; DemocraciaO texto apresenta uma proposta de educação que visa a formação para a cidadania, a partir da articulação entre a escola e a comunidade na qual se insere. Destaca que, atualmente, o significado de cidadania é mais amplo, extrapola o sentido de atender às necessidades políticas e sociais, e assume como objetivo a busca por condições que garantam uma vida digna às pessoas. Desta forma, pensar em uma educação para a cidadania torna-se um elemento essencial para a construção da democracia social. A fim de concretizar essa concepção, a proposta educativa abarca quatro eixos temáticos que, de maneira geral, configuram campos principais de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. O foco é tornar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno da escola como espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos. A proposta prevê ações que, inter-relacionadas, possuem uma dupla direção: para “dentro” e para “fora” da escola. O texto conclui que, a partir dos projetos interdisciplinares e transversais desenvolvidos em sala de aula, a escola pode aproximar-se da comunidade externa, utilizando seus equipamentos e espaços como fonte de aprendizagem. Levar tais temáticas para a sala de aula e articulá-las com os conteúdos tradicionalmente contemplados pelos currículos pressupõe uma nova maneira de pensarmos o papel da escola.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaAraújo, Ulisses F.Klein, Ana Maria2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/13410.18676/cadernoscenpec.v1i2.134Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação IntegralCadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134/166info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:11Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/134Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:11Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral. |
title |
Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral. |
spellingShingle |
Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral. Araújo, Ulisses F. Escola; Comunidade; Cidadania; Democracia |
title_short |
Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral. |
title_full |
Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral. |
title_fullStr |
Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral. |
title_full_unstemmed |
Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral. |
title_sort |
Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral. |
author |
Araújo, Ulisses F. |
author_facet |
Araújo, Ulisses F. Klein, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Klein, Ana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ulisses F. Klein, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola; Comunidade; Cidadania; Democracia |
topic |
Escola; Comunidade; Cidadania; Democracia |
description |
O texto apresenta uma proposta de educação que visa a formação para a cidadania, a partir da articulação entre a escola e a comunidade na qual se insere. Destaca que, atualmente, o significado de cidadania é mais amplo, extrapola o sentido de atender às necessidades políticas e sociais, e assume como objetivo a busca por condições que garantam uma vida digna às pessoas. Desta forma, pensar em uma educação para a cidadania torna-se um elemento essencial para a construção da democracia social. A fim de concretizar essa concepção, a proposta educativa abarca quatro eixos temáticos que, de maneira geral, configuram campos principais de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. O foco é tornar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno da escola como espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos. A proposta prevê ações que, inter-relacionadas, possuem uma dupla direção: para “dentro” e para “fora” da escola. O texto conclui que, a partir dos projetos interdisciplinares e transversais desenvolvidos em sala de aula, a escola pode aproximar-se da comunidade externa, utilizando seus equipamentos e espaços como fonte de aprendizagem. Levar tais temáticas para a sala de aula e articulá-las com os conteúdos tradicionalmente contemplados pelos currículos pressupõe uma nova maneira de pensarmos o papel da escola. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134 10.18676/cadernoscenpec.v1i2.134 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v1i2.134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134/166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral Cadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v1i2 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042073140494336 |