Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ulisses F.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Klein, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134
Resumo: O texto apresenta uma proposta de educação que visa a formação para a cidadania, a partir da articulação entre a escola e a comunidade na qual se insere. Destaca que, atualmente, o significado de cidadania é mais amplo, extrapola o sentido de atender às necessidades políticas e sociais, e assume como objetivo a busca por condições que garantam uma vida digna às pessoas. Desta forma, pensar em uma educação para a cidadania torna-se um elemento essencial para a construção da democracia social. A fim de concretizar essa concepção, a proposta educativa abarca quatro eixos temáticos que, de maneira geral, configuram campos principais de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. O foco é tornar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno da escola como espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos. A proposta prevê ações que, inter-relacionadas, possuem uma dupla direção: para “dentro” e para “fora” da escola. O texto conclui que, a partir dos projetos interdisciplinares e transversais desenvolvidos em sala de aula, a escola pode aproximar-se da comunidade externa, utilizando seus equipamentos e espaços como fonte de aprendizagem. Levar tais temáticas para a sala de aula e articulá-las com os conteúdos tradicionalmente contemplados pelos currículos pressupõe uma nova maneira de pensarmos o papel da escola.
id CENPEC-1_44b7ad25aa58fb99d0359086e2b8d8db
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/134
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.Escola; Comunidade; Cidadania; DemocraciaO texto apresenta uma proposta de educação que visa a formação para a cidadania, a partir da articulação entre a escola e a comunidade na qual se insere. Destaca que, atualmente, o significado de cidadania é mais amplo, extrapola o sentido de atender às necessidades políticas e sociais, e assume como objetivo a busca por condições que garantam uma vida digna às pessoas. Desta forma, pensar em uma educação para a cidadania torna-se um elemento essencial para a construção da democracia social. A fim de concretizar essa concepção, a proposta educativa abarca quatro eixos temáticos que, de maneira geral, configuram campos principais de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. O foco é tornar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno da escola como espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos. A proposta prevê ações que, inter-relacionadas, possuem uma dupla direção: para “dentro” e para “fora” da escola. O texto conclui que, a partir dos projetos interdisciplinares e transversais desenvolvidos em sala de aula, a escola pode aproximar-se da comunidade externa, utilizando seus equipamentos e espaços como fonte de aprendizagem. Levar tais temáticas para a sala de aula e articulá-las com os conteúdos tradicionalmente contemplados pelos currículos pressupõe uma nova maneira de pensarmos o papel da escola.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaAraújo, Ulisses F.Klein, Ana Maria2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/13410.18676/cadernoscenpec.v1i2.134Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação IntegralCadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134/166info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:11Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/134Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:11Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.
title Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.
spellingShingle Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.
Araújo, Ulisses F.
Escola; Comunidade; Cidadania; Democracia
title_short Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.
title_full Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.
title_fullStr Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.
title_full_unstemmed Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.
title_sort Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.
author Araújo, Ulisses F.
author_facet Araújo, Ulisses F.
Klein, Ana Maria
author_role author
author2 Klein, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ulisses F.
Klein, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Escola; Comunidade; Cidadania; Democracia
topic Escola; Comunidade; Cidadania; Democracia
description O texto apresenta uma proposta de educação que visa a formação para a cidadania, a partir da articulação entre a escola e a comunidade na qual se insere. Destaca que, atualmente, o significado de cidadania é mais amplo, extrapola o sentido de atender às necessidades políticas e sociais, e assume como objetivo a busca por condições que garantam uma vida digna às pessoas. Desta forma, pensar em uma educação para a cidadania torna-se um elemento essencial para a construção da democracia social. A fim de concretizar essa concepção, a proposta educativa abarca quatro eixos temáticos que, de maneira geral, configuram campos principais de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. O foco é tornar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno da escola como espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos. A proposta prevê ações que, inter-relacionadas, possuem uma dupla direção: para “dentro” e para “fora” da escola. O texto conclui que, a partir dos projetos interdisciplinares e transversais desenvolvidos em sala de aula, a escola pode aproximar-se da comunidade externa, utilizando seus equipamentos e espaços como fonte de aprendizagem. Levar tais temáticas para a sala de aula e articulá-las com os conteúdos tradicionalmente contemplados pelos currículos pressupõe uma nova maneira de pensarmos o papel da escola.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134
10.18676/cadernoscenpec.v1i2.134
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v1i2.134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134/166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral
Cadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v1i2
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042073140494336