Escola e comunidade : laboratórios de cidadania global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7457 |
Resumo: | Esta obra pretende ser um contributo para o melhor conhecimento do estado de arte no estudo e debate sobre as questões da cidadania e da educação para a cidadania no mundo global, social, económica e politicamente interconectado. A preparação das gerações futuras para viverem de forma sustentável, pacífica e produtiva não é uma preocupação recente, sempre esteve presente nas práticas educativas e sempre esteve subjacente aos sistemas e projectos educativos. A cidadania é um elemento integrante das ideologias e políticas educativas. O que há de novo é o sentido de urgência com que esta preocupação surge actualmente. As considerações teóricas, estudos empíricos e projectos de intervenção aqui apresentados são um bom indicador da preocupação que o tema da cidadania global suscita na comunidade académica portuguesa, seguindo aliás uma tendência mundial contemporânea. |
id |
RCAP_6991ca232d0f6a8125572b398b4efba0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7457 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola e comunidade : laboratórios de cidadania globalRelação escola-comunidadeEducação para a cidadaniaCidadania globalEsta obra pretende ser um contributo para o melhor conhecimento do estado de arte no estudo e debate sobre as questões da cidadania e da educação para a cidadania no mundo global, social, económica e politicamente interconectado. A preparação das gerações futuras para viverem de forma sustentável, pacífica e produtiva não é uma preocupação recente, sempre esteve presente nas práticas educativas e sempre esteve subjacente aos sistemas e projectos educativos. A cidadania é um elemento integrante das ideologias e políticas educativas. O que há de novo é o sentido de urgência com que esta preocupação surge actualmente. As considerações teóricas, estudos empíricos e projectos de intervenção aqui apresentados são um bom indicador da preocupação que o tema da cidadania global suscita na comunidade académica portuguesa, seguindo aliás uma tendência mundial contemporânea.Instituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, SusanaSousa, Florbela2013-01-02T15:22:57Z2012-112012-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/7457porGonçalves, S., & Sousa, F. (Orgs.). (2012). Escola e comunidade : laboratórios de cidadania global. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. (Encontros de educação). ISBN 978-989-96999-9-1978-989-96999-9-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:15.982299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e comunidade : laboratórios de cidadania global |
title |
Escola e comunidade : laboratórios de cidadania global |
spellingShingle |
Escola e comunidade : laboratórios de cidadania global Gonçalves, Susana Relação escola-comunidade Educação para a cidadania Cidadania global |
title_short |
Escola e comunidade : laboratórios de cidadania global |
title_full |
Escola e comunidade : laboratórios de cidadania global |
title_fullStr |
Escola e comunidade : laboratórios de cidadania global |
title_full_unstemmed |
Escola e comunidade : laboratórios de cidadania global |
title_sort |
Escola e comunidade : laboratórios de cidadania global |
author |
Gonçalves, Susana |
author_facet |
Gonçalves, Susana Sousa, Florbela |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Florbela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Susana Sousa, Florbela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola-comunidade Educação para a cidadania Cidadania global |
topic |
Relação escola-comunidade Educação para a cidadania Cidadania global |
description |
Esta obra pretende ser um contributo para o melhor conhecimento do estado de arte no estudo e debate sobre as questões da cidadania e da educação para a cidadania no mundo global, social, económica e politicamente interconectado. A preparação das gerações futuras para viverem de forma sustentável, pacífica e produtiva não é uma preocupação recente, sempre esteve presente nas práticas educativas e sempre esteve subjacente aos sistemas e projectos educativos. A cidadania é um elemento integrante das ideologias e políticas educativas. O que há de novo é o sentido de urgência com que esta preocupação surge actualmente. As considerações teóricas, estudos empíricos e projectos de intervenção aqui apresentados são um bom indicador da preocupação que o tema da cidadania global suscita na comunidade académica portuguesa, seguindo aliás uma tendência mundial contemporânea. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11 2012-11-01T00:00:00Z 2013-01-02T15:22:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7457 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, S., & Sousa, F. (Orgs.). (2012). Escola e comunidade : laboratórios de cidadania global. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. (Encontros de educação). ISBN 978-989-96999-9-1 978-989-96999-9-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134214344409088 |