Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445 |
Resumo: | Em seu amplamente divulgado artigo “Por dentro da caixa-preta”, Black e Wiliam demonstraram que melhorar a qualidade da avaliação formativa eleva o desempenho dos estudantes. Agora, eles e seus colegas reportam os resultados de um projeto que se seguiu ao primeiro com o intuito de ajudar professores a mudarem suas práticas e os estudantes a mudarem seu comportamento para que todos compartilhem a responsabilidade pelo processo de aprendizagem. |
id |
CENPEC-1_5d79568f716647633398f4e802e04814 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/445 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aulaTrabajando desde dentro de la caja negra: evaluación para el aprendizaje en el aulaWorking Inside the Black Box: assessment for learning in the classroomAvaliação formativa; Devolutivas; Ensino e aprendizagemEvaluación formativa; Devolutivas; Enseñanza y aprendizajeFormative assessment; Feedback; Teaching and learningEm seu amplamente divulgado artigo “Por dentro da caixa-preta”, Black e Wiliam demonstraram que melhorar a qualidade da avaliação formativa eleva o desempenho dos estudantes. Agora, eles e seus colegas reportam os resultados de um projeto que se seguiu ao primeiro com o intuito de ajudar professores a mudarem suas práticas e os estudantes a mudarem seu comportamento para que todos compartilhem a responsabilidade pelo processo de aprendizagem.In their widely read article “Inside the Black Box,” Mr. Black and Mr. Wiliam demonstrated that improving formative assessment raises student achievement. Now they and their colleagues report on a follow-up project that has helped teachers change their practice and students change their behavior so that everyone shares responsibility for the students’ learning.En su ampliamente divulgado artículo “Por dentro da caixa-preta”, Black y Wiliam demuestran que mejorar la calidad de la evaluación formativa aumenta el rendimiento de los estudiantes. Ahora, ellos y sus compañeros aluden a los resultados de un proyecto que sucedió al primero con el objetivo de ayudar a los profesores a cambiar sus prácticas y los estudiantes el comportamiento, para que todos compartan la responsabilidad por el proceso de aprendizaje.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBlack, PaulHarrison, ChristineSusan Lee, ClareMarshall, BethanWiliam, Dylan2019-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/44510.18676/cadernoscenpec.v8i2.445Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 2 (2018)Cadernos Cenpec; v. 8, n. 2 (2018)2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v8i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445/429Direitos autorais 2019 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T22:16:46Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/445Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2019-05-22T22:16:46Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula Trabajando desde dentro de la caja negra: evaluación para el aprendizaje en el aula Working Inside the Black Box: assessment for learning in the classroom |
title |
Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula |
spellingShingle |
Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula Black, Paul Avaliação formativa; Devolutivas; Ensino e aprendizagem Evaluación formativa; Devolutivas; Enseñanza y aprendizaje Formative assessment; Feedback; Teaching and learning |
title_short |
Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula |
title_full |
Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula |
title_fullStr |
Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula |
title_sort |
Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula |
author |
Black, Paul |
author_facet |
Black, Paul Harrison, Christine Susan Lee, Clare Marshall, Bethan Wiliam, Dylan |
author_role |
author |
author2 |
Harrison, Christine Susan Lee, Clare Marshall, Bethan Wiliam, Dylan |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Black, Paul Harrison, Christine Susan Lee, Clare Marshall, Bethan Wiliam, Dylan |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa; Devolutivas; Ensino e aprendizagem Evaluación formativa; Devolutivas; Enseñanza y aprendizaje Formative assessment; Feedback; Teaching and learning |
topic |
Avaliação formativa; Devolutivas; Ensino e aprendizagem Evaluación formativa; Devolutivas; Enseñanza y aprendizaje Formative assessment; Feedback; Teaching and learning |
description |
Em seu amplamente divulgado artigo “Por dentro da caixa-preta”, Black e Wiliam demonstraram que melhorar a qualidade da avaliação formativa eleva o desempenho dos estudantes. Agora, eles e seus colegas reportam os resultados de um projeto que se seguiu ao primeiro com o intuito de ajudar professores a mudarem suas práticas e os estudantes a mudarem seu comportamento para que todos compartilhem a responsabilidade pelo processo de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445 10.18676/cadernoscenpec.v8i2.445 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v8i2.445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445/429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Cadernos Cenpec | Nova série info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Cadernos Cenpec | Nova série |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 2 (2018) Cadernos Cenpec; v. 8, n. 2 (2018) 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v8i2 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072053121024 |