Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Black, Paul
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Harrison, Christine, Susan Lee, Clare, Marshall, Bethan, Wiliam, Dylan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445
Resumo: Em seu amplamente divulgado artigo “Por dentro da caixa-preta”, Black e Wiliam demonstraram que melhorar a qualidade da avaliação formativa eleva o desempenho dos estudantes. Agora, eles e seus colegas reportam os resultados de um projeto que se seguiu ao primeiro com o intuito de ajudar professores a mudarem suas práticas e os estudantes a mudarem seu comportamento para que todos compartilhem a responsabilidade pelo processo de aprendizagem.
id CENPEC-1_5d79568f716647633398f4e802e04814
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/445
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aulaTrabajando desde dentro de la caja negra: evaluación para el aprendizaje en el aulaWorking Inside the Black Box: assessment for learning in the classroomAvaliação formativa; Devolutivas; Ensino e aprendizagemEvaluación formativa; Devolutivas; Enseñanza y aprendizajeFormative assessment; Feedback; Teaching and learningEm seu amplamente divulgado artigo “Por dentro da caixa-preta”, Black e Wiliam demonstraram que melhorar a qualidade da avaliação formativa eleva o desempenho dos estudantes. Agora, eles e seus colegas reportam os resultados de um projeto que se seguiu ao primeiro com o intuito de ajudar professores a mudarem suas práticas e os estudantes a mudarem seu comportamento para que todos compartilhem a responsabilidade pelo processo de aprendizagem.In their widely read article “Inside the Black Box,” Mr. Black and Mr. Wiliam demonstrated that improving formative assessment raises student achievement. Now they and their colleagues report on a follow-up project that has helped teachers change their practice and students change their behavior so that everyone shares responsibility for the students’ learning.En su ampliamente divulgado artículo “Por dentro da caixa-preta”, Black y Wiliam demuestran que mejorar la calidad de la evaluación formativa aumenta el rendimiento de los estudiantes. Ahora, ellos y sus compañeros aluden a los resultados de un proyecto que sucedió al primero con el objetivo de ayudar a los profesores a cambiar sus prácticas y los estudiantes el comportamiento, para que todos compartan la responsabilidad por el proceso de aprendizaje.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBlack, PaulHarrison, ChristineSusan Lee, ClareMarshall, BethanWiliam, Dylan2019-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/44510.18676/cadernoscenpec.v8i2.445Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 2 (2018)Cadernos Cenpec; v. 8, n. 2 (2018)2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v8i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445/429Direitos autorais 2019 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T22:16:46Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/445Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2019-05-22T22:16:46Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula
Trabajando desde dentro de la caja negra: evaluación para el aprendizaje en el aula
Working Inside the Black Box: assessment for learning in the classroom
title Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula
spellingShingle Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula
Black, Paul
Avaliação formativa; Devolutivas; Ensino e aprendizagem
Evaluación formativa; Devolutivas; Enseñanza y aprendizaje
Formative assessment; Feedback; Teaching and learning
title_short Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula
title_full Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula
title_fullStr Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula
title_full_unstemmed Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula
title_sort Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula
author Black, Paul
author_facet Black, Paul
Harrison, Christine
Susan Lee, Clare
Marshall, Bethan
Wiliam, Dylan
author_role author
author2 Harrison, Christine
Susan Lee, Clare
Marshall, Bethan
Wiliam, Dylan
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Black, Paul
Harrison, Christine
Susan Lee, Clare
Marshall, Bethan
Wiliam, Dylan
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa; Devolutivas; Ensino e aprendizagem
Evaluación formativa; Devolutivas; Enseñanza y aprendizaje
Formative assessment; Feedback; Teaching and learning
topic Avaliação formativa; Devolutivas; Ensino e aprendizagem
Evaluación formativa; Devolutivas; Enseñanza y aprendizaje
Formative assessment; Feedback; Teaching and learning
description Em seu amplamente divulgado artigo “Por dentro da caixa-preta”, Black e Wiliam demonstraram que melhorar a qualidade da avaliação formativa eleva o desempenho dos estudantes. Agora, eles e seus colegas reportam os resultados de um projeto que se seguiu ao primeiro com o intuito de ajudar professores a mudarem suas práticas e os estudantes a mudarem seu comportamento para que todos compartilhem a responsabilidade pelo processo de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445
10.18676/cadernoscenpec.v8i2.445
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v8i2.445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445/429
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 2 (2018)
Cadernos Cenpec; v. 8, n. 2 (2018)
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v8i2
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072053121024