Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/368 |
Resumo: | O artigo trata do tema “condição jovem”, um dos aspectos abordados na pesquisa “Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados”, desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Tide Setubal entre 2015 e 2016 em escolas estaduais de ensino médio nos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo. O texto parte da exploração teórica e legal sobre juventude e sobre ensino médio para analisar o discurso e representações dos estudantes sobre escola, juventude e futuro, levantadas por meio de entrevistas coletivas. Concluiu-se que o jovem recebe influências culturais e sociais não passivamente, mas interpretando-as à luz dos valores dos grupos aos quais pertence. Isso possibilita diferentes modos de construção identitária, o que confirma ser mais adequado falar em “juventudes”, já que inexiste um só perfil do jovem brasileiro que frequenta o ensino médio. |
id |
CENPEC-1_914a340d49ea5d74ce548c73c854f67e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/368 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Condição jovem: juventude e ensino médio no BrasilThe condition of youth: youth and secondary education in BrazilCondición joven: juventud y enseñanza media en BrasilJuventudes. Territórios vulneráveis. Contexto escolar. Ensino médio público.Youths. Vulnerable areas. School contexto. Public secondary education.Juventudes. Territorios vulnerables. Contexto escolar. Enseñanza media pública.O artigo trata do tema “condição jovem”, um dos aspectos abordados na pesquisa “Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados”, desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Tide Setubal entre 2015 e 2016 em escolas estaduais de ensino médio nos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo. O texto parte da exploração teórica e legal sobre juventude e sobre ensino médio para analisar o discurso e representações dos estudantes sobre escola, juventude e futuro, levantadas por meio de entrevistas coletivas. Concluiu-se que o jovem recebe influências culturais e sociais não passivamente, mas interpretando-as à luz dos valores dos grupos aos quais pertence. Isso possibilita diferentes modos de construção identitária, o que confirma ser mais adequado falar em “juventudes”, já que inexiste um só perfil do jovem brasileiro que frequenta o ensino médio. This article treats the condition of youth, one of the aspects approached in the study Ensino médio, educação profissional e desigualdades socioespaciais: avanços e desafios, [Secondary Education, Vocational Education and Socio-Spatial Inequalities: Advances and Challenges] conducted by the Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária [Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action] (Cenpec) and the Tide Setúbal Foundation, from 2015 to 2016, in state secondary schools in the states of Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo. The text begins by approaching theoretical and legal aspects concerning youth and secondary education and proceeds to analyze students’ discourse and representations about school, youth and future, as surveyed by means of collective interviews. We found that young people do not receive cultural and social influences in a passive way, but rather by interpreting them in light of the values of the groups they belong to. This allows different ways of identity construction, which confirms that it is more adequate to speak about “youths”, as there is not only one profile of Brazilian young people attending secondary schools.Este artículo trata del tema "condición joven", uno de los aspectos considerados en la investigación Enseñanza media, educación profesional y desigualdades socioespaciales: avances y desafíos, desarrollada por el Centro de Estudios e Investigaciones en Educación, Cultura y Acción Comunitaria (Cenpec) y la Fundación Tide Setubal entre 2015 y 2016 en escuelas estatales (provinciales) de enseñanza media en los estados de Ceará, Goiás, Pernambuco y São Paulo. El texto parte de la exploración teórica y legal sobre juventud y enseñanza media para analizar el discurso y las concepciones de los estudiantes sobre escuela, juventud y futuro, registradas mediante entrevistas colectivas. Se concluyó que los jóvenes reciben influencias culturales y sociales no de forma pasiva, sino interpretándolas según los valores de los grupos a los que pertenecen. Esto permite diferentes modos de construcción de identidad, lo que confirma que es más apropiado hablar de "juventudes" al no existir un único perfil de estudiante brasileño de enseñanza media.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaGrosbaum, Marta WolakFalsarella, Ana Maria2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/36810.18676/cadernoscenpec.v6i2.368Cadernos Cenpec | Nova série; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino MédioCadernos Cenpec; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v6i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/368/363Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T16:36:21Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/368Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-08-16T16:36:21Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil The condition of youth: youth and secondary education in Brazil Condición joven: juventud y enseñanza media en Brasil |
title |
Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil |
spellingShingle |
Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil Grosbaum, Marta Wolak Juventudes. Territórios vulneráveis. Contexto escolar. Ensino médio público. Youths. Vulnerable areas. School contexto. Public secondary education. Juventudes. Territorios vulnerables. Contexto escolar. Enseñanza media pública. |
title_short |
Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil |
title_full |
Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil |
title_fullStr |
Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil |
title_full_unstemmed |
Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil |
title_sort |
Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil |
author |
Grosbaum, Marta Wolak |
author_facet |
Grosbaum, Marta Wolak Falsarella, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Falsarella, Ana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grosbaum, Marta Wolak Falsarella, Ana Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventudes. Territórios vulneráveis. Contexto escolar. Ensino médio público. Youths. Vulnerable areas. School contexto. Public secondary education. Juventudes. Territorios vulnerables. Contexto escolar. Enseñanza media pública. |
topic |
Juventudes. Territórios vulneráveis. Contexto escolar. Ensino médio público. Youths. Vulnerable areas. School contexto. Public secondary education. Juventudes. Territorios vulnerables. Contexto escolar. Enseñanza media pública. |
description |
O artigo trata do tema “condição jovem”, um dos aspectos abordados na pesquisa “Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados”, desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Tide Setubal entre 2015 e 2016 em escolas estaduais de ensino médio nos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo. O texto parte da exploração teórica e legal sobre juventude e sobre ensino médio para analisar o discurso e representações dos estudantes sobre escola, juventude e futuro, levantadas por meio de entrevistas coletivas. Concluiu-se que o jovem recebe influências culturais e sociais não passivamente, mas interpretando-as à luz dos valores dos grupos aos quais pertence. Isso possibilita diferentes modos de construção identitária, o que confirma ser mais adequado falar em “juventudes”, já que inexiste um só perfil do jovem brasileiro que frequenta o ensino médio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/368 10.18676/cadernoscenpec.v6i2.368 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/368 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v6i2.368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/368/363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova série info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova série |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio Cadernos Cenpec; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v6i2 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072132812800 |