Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grosbaum, Marta Wolak
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Falsarella, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/368
Resumo: O artigo trata do tema “condição jovem”, um dos aspectos abordados na pesquisa “Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados”, desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Tide Setubal entre 2015 e 2016 em escolas estaduais de ensino médio nos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo. O texto parte da exploração teórica e legal sobre juventude e sobre ensino médio para analisar o discurso e representações dos estudantes sobre escola, juventude e futuro, levantadas por meio de entrevistas coletivas. Concluiu-se que o jovem recebe influências culturais e sociais não passivamente, mas interpretando-as à luz dos valores dos grupos aos quais pertence. Isso possibilita diferentes modos de construção identitária, o que confirma ser mais adequado falar em “juventudes”, já que inexiste um só perfil do jovem brasileiro que frequenta o ensino médio. 
id CENPEC-1_914a340d49ea5d74ce548c73c854f67e
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/368
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Condição jovem: juventude e ensino médio no BrasilThe condition of youth: youth and secondary education in BrazilCondición joven: juventud y enseñanza media en BrasilJuventudes. Territórios vulneráveis. Contexto escolar. Ensino médio público.Youths. Vulnerable areas. School contexto. Public secondary education.Juventudes. Territorios vulnerables. Contexto escolar. Enseñanza media pública.O artigo trata do tema “condição jovem”, um dos aspectos abordados na pesquisa “Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados”, desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Tide Setubal entre 2015 e 2016 em escolas estaduais de ensino médio nos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo. O texto parte da exploração teórica e legal sobre juventude e sobre ensino médio para analisar o discurso e representações dos estudantes sobre escola, juventude e futuro, levantadas por meio de entrevistas coletivas. Concluiu-se que o jovem recebe influências culturais e sociais não passivamente, mas interpretando-as à luz dos valores dos grupos aos quais pertence. Isso possibilita diferentes modos de construção identitária, o que confirma ser mais adequado falar em “juventudes”, já que inexiste um só perfil do jovem brasileiro que frequenta o ensino médio. This article treats the condition of youth, one of the aspects approached in the study Ensino médio, educação profissional e desigualdades socioespaciais: avanços e desafios, [Secondary Education, Vocational Education and Socio-Spatial Inequalities: Advances and Challenges] conducted by the Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária [Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action] (Cenpec) and the Tide Setúbal Foundation, from 2015 to 2016, in state secondary schools in the states of Ceará, Goiás, Pernambuco and São Paulo. The text begins by approaching theoretical and legal aspects concerning youth and secondary education and proceeds to analyze students’ discourse and representations about school, youth and future, as surveyed by means of collective interviews. We found that young people do not receive cultural and social influences in a passive way, but rather by interpreting them in light of the values of the groups they belong to. This allows different ways of identity construction, which confirms that it is more adequate to speak about “youths”, as there is not only one profile of Brazilian young people attending secondary schools.Este artículo trata del tema "condición joven", uno de los aspectos considerados en la investigación Enseñanza media, educación profesional y desigualdades socioespaciales: avances y desafíos, desarrollada por el Centro de Estudios e Investigaciones en Educación, Cultura y Acción Comunitaria (Cenpec) y la Fundación Tide Setubal entre 2015 y 2016 en escuelas estatales (provinciales) de enseñanza media en los estados de Ceará, Goiás, Pernambuco y São Paulo. El texto parte de la exploración teórica y legal sobre juventud y enseñanza media para analizar el discurso y las concepciones de los estudiantes sobre escuela, juventud y futuro, registradas mediante entrevistas colectivas. Se concluyó que los jóvenes reciben influencias culturales y sociales no de forma pasiva, sino interpretándolas según los valores de los grupos a los que pertenecen. Esto permite diferentes modos de construcción de identidad, lo que confirma que es más apropiado hablar de "juventudes" al no existir un único perfil de estudiante brasileño de enseñanza media.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaGrosbaum, Marta WolakFalsarella, Ana Maria2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/36810.18676/cadernoscenpec.v6i2.368Cadernos Cenpec | Nova série; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino MédioCadernos Cenpec; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v6i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/368/363Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T16:36:21Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/368Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-08-16T16:36:21Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil
The condition of youth: youth and secondary education in Brazil
Condición joven: juventud y enseñanza media en Brasil
title Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil
spellingShingle Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil
Grosbaum, Marta Wolak
Juventudes. Territórios vulneráveis. Contexto escolar. Ensino médio público.
Youths. Vulnerable areas. School contexto. Public secondary education.
Juventudes. Territorios vulnerables. Contexto escolar. Enseñanza media pública.
title_short Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil
title_full Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil
title_fullStr Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil
title_full_unstemmed Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil
title_sort Condição jovem: juventude e ensino médio no Brasil
author Grosbaum, Marta Wolak
author_facet Grosbaum, Marta Wolak
Falsarella, Ana Maria
author_role author
author2 Falsarella, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Grosbaum, Marta Wolak
Falsarella, Ana Maria
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes. Territórios vulneráveis. Contexto escolar. Ensino médio público.
Youths. Vulnerable areas. School contexto. Public secondary education.
Juventudes. Territorios vulnerables. Contexto escolar. Enseñanza media pública.
topic Juventudes. Territórios vulneráveis. Contexto escolar. Ensino médio público.
Youths. Vulnerable areas. School contexto. Public secondary education.
Juventudes. Territorios vulnerables. Contexto escolar. Enseñanza media pública.
description O artigo trata do tema “condição jovem”, um dos aspectos abordados na pesquisa “Políticas para o ensino médio: o caso de quatro estados”, desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Tide Setubal entre 2015 e 2016 em escolas estaduais de ensino médio nos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo. O texto parte da exploração teórica e legal sobre juventude e sobre ensino médio para analisar o discurso e representações dos estudantes sobre escola, juventude e futuro, levantadas por meio de entrevistas coletivas. Concluiu-se que o jovem recebe influências culturais e sociais não passivamente, mas interpretando-as à luz dos valores dos grupos aos quais pertence. Isso possibilita diferentes modos de construção identitária, o que confirma ser mais adequado falar em “juventudes”, já que inexiste um só perfil do jovem brasileiro que frequenta o ensino médio. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/368
10.18676/cadernoscenpec.v6i2.368
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/368
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v6i2.368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/368/363
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio
Cadernos Cenpec; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v6i2
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072132812800