Num agrupamento TEIP : nós mediamos!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Estefânia da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/54554
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
id RCAP_b3a9bcb5987a550d3cf2d750f5571526
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54554
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Num agrupamento TEIP : nós mediamos!In a TEIP grouping: we mediate!Mediação escolarContextos vulneráveisEscolas TEIPEducação para a pazSchool mediationVulnerable environmentsTEIP schoolsEducation for peaceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)Este relatório enquadra-se no estágio académico de natureza profissionalizante do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação. O foco do trabalho é a Mediação em contexto escolar assumindo que os contextos educativos são contextos fundamentais para abordar e trabalhar os conflitos numa perspetiva preventiva e construtiva. Um serviço de Mediação Escolar é importante para potenciar uma cultura de educação para a paz e para a convivência e contribuir para resolver situações de indisciplina e conflitos existentes na comunidade escolar. O trabalho de investigação-intervenção foi realizado num Agrupamento TEIP da região norte de Portugal, tendo como foco o espaço escolar alargando também à família, nomeadamente os encarregados de educação, com vista a fomentar uma maior interação e participação destes na Escola. Neste sentido, procuramos contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de mediação no Agrupamento, incidindo nos seguintes objetivos: implementar um serviço de mediação e promover espaços e estratégias promotores de uma cultura de mediação e educação para a paz. A intervenção centrou-se essencialmente nas crianças do 6º ano de escolaridade desse Agrupamento, considerando ser uma idade e ano de escolaridade importante para desenvolver competências sociais que contribuam para prevenir a indisciplina e educar para a gestão positiva dos conflitos. Simultaneamente, foi criado um Gabinete de Mediação Escolar – GaME – para o atendimento e acompanhamento de casos de conflito existentes dentro e fora da sala de aula para todos os anos de escolaridade. Na intervenção-investigação de natureza qualitativa recorreu-se a processos de recolha e avaliação de informação, nomeadamente através de entrevistas, pesquisa e análise documental e observação de forma a conseguir analisar as necessidades do agrupamento e contribuir para transformar a realidade. Como principais resultados salienta-se a promoção e valorização de uma cultura de mediação na escola, junto dos estudantes, professores e outros profissionais e junto dos encarregados de educação. Por outro lado, foram desenvolvidas atitudes e mudança de comportamentos, construindo dessa forma uma cultura de paz ligada a toda a comunidade educativa e ambiente familiar.This report is part of the vocational academic internship of the Masters in Education, specialization in Educational Mediation and Training Supervision. The focus of this work is the mediation in a school environment, assuming that educational environments are fundamental settings for approaching and working out conflicts in a preventive and constructive perspective. A School Mediation service is important not only to promote a culture and education for peace and coexistence, but also to help resolve situations of indiscipline and conflicts existing in the school community. Research and intervention work was carried out in a TEIP School Grouping in the northern region of Portugal. The main focus was the school surroundings but the work also extended to the family, especially to the family members in charge of education, in order to encourage a greater interaction and participation from their part in the School. In this sense, we sought to contribute for the development of a culture of mediation in the School Grouping, by focusing on the following objectives: implementation of a mediation service and promotion of spaces and strategies which stimulate a culture of mediation and education for peace. Research and intervention work was carried out in a TEIP School Grouping in the northern region of Portugal. The main focus was the school surroundings but the work also extended to the family, especially to the family members in charge of education, in order to encourage a greater interaction and participation from their part in the School. In this sense, we sought to contribute for the development of a culture of mediation in the School Grouping, by focusing on the following objectives: implementation of a mediation service and promotion of spaces and strategies which stimulate a culture of mediation and education for peace. The main results are the promotion and the appreciation of a mediation culture in the school, among students, teachers and other professionals and among parents. On the other hand, attitudes and behaviour change were developed, building, therefore, a culture of peace linked to the entire educational community and family environment.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoOliveira, Estefânia da Silva20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/54554por201870690info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-29T01:19:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:31.389788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Num agrupamento TEIP : nós mediamos!
In a TEIP grouping: we mediate!
title Num agrupamento TEIP : nós mediamos!
spellingShingle Num agrupamento TEIP : nós mediamos!
Oliveira, Estefânia da Silva
Mediação escolar
Contextos vulneráveis
Escolas TEIP
Educação para a paz
School mediation
Vulnerable environments
TEIP schools
Education for peace
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Num agrupamento TEIP : nós mediamos!
title_full Num agrupamento TEIP : nós mediamos!
title_fullStr Num agrupamento TEIP : nós mediamos!
title_full_unstemmed Num agrupamento TEIP : nós mediamos!
title_sort Num agrupamento TEIP : nós mediamos!
author Oliveira, Estefânia da Silva
author_facet Oliveira, Estefânia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Maria Costa e
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Estefânia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação escolar
Contextos vulneráveis
Escolas TEIP
Educação para a paz
School mediation
Vulnerable environments
TEIP schools
Education for peace
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Mediação escolar
Contextos vulneráveis
Escolas TEIP
Educação para a paz
School mediation
Vulnerable environments
TEIP schools
Education for peace
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/54554
url https://hdl.handle.net/1822/54554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201870690
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132695928766464