Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/276 |
Resumo: | Diversos estudos concordam que a leitura em voz alta para as crianças pequenas pelos adultos tem influência significativa na elevação dos níveis de conhecimento do vocabulário e, consequentemente, de sua competência linguística oral (Mol, Bus e de Jong, 2009, para uma meta-análise), indicando que a extensa preparação do adulto (pai ou professor) pode ser necessária se quisermos influenciar essa competência linguística. Neste artigo, discutimos em qual sentido o conhecimento do vocabulário e as estruturas linguísticas que o incluem contribuem para o desenvolvimento linguístico das crianças pequenas. |
id |
CENPEC-1_aba0676e895ca5617089d81e729323a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/276 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escritaInteraction and continuity between language acquisition and the learning of reading and writingEducação.Desenvolvimento da linguagem. Vocabulário. Leitura em voz alta.Education.Language development. Vocabulary. Reading aloud.Diversos estudos concordam que a leitura em voz alta para as crianças pequenas pelos adultos tem influência significativa na elevação dos níveis de conhecimento do vocabulário e, consequentemente, de sua competência linguística oral (Mol, Bus e de Jong, 2009, para uma meta-análise), indicando que a extensa preparação do adulto (pai ou professor) pode ser necessária se quisermos influenciar essa competência linguística. Neste artigo, discutimos em qual sentido o conhecimento do vocabulário e as estruturas linguísticas que o incluem contribuem para o desenvolvimento linguístico das crianças pequenas.Several studies agree that reading aloud for young children has a significant impact in raising children’s levels of knowledge and vocabulary and, consequently, their oral linguistic competence (Mol, Bus and de Jong, 2009 for a meta-analysis), indicating that the extensive preparation of the adult (parent or teacher) can be necessary if we are to influence this linguistic competence. In this article, we discuss in what sense the knowledge of vocabulary and the linguistic structures that include it can contribute to the linguistic development of young children.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaTeberosky, AnaJarque, Maria Josep2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/27610.18676/cadernoscenpec.v4i1.276Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafiosCadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v4i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/276/277info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T15:49:13Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/276Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T15:49:13Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita Interaction and continuity between language acquisition and the learning of reading and writing |
title |
Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita |
spellingShingle |
Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita Teberosky, Ana Educação. Desenvolvimento da linguagem. Vocabulário. Leitura em voz alta. Education. Language development. Vocabulary. Reading aloud. |
title_short |
Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita |
title_full |
Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita |
title_fullStr |
Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita |
title_sort |
Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a aprendizagem da leitura e da escrita |
author |
Teberosky, Ana |
author_facet |
Teberosky, Ana Jarque, Maria Josep |
author_role |
author |
author2 |
Jarque, Maria Josep |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teberosky, Ana Jarque, Maria Josep |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Desenvolvimento da linguagem. Vocabulário. Leitura em voz alta. Education. Language development. Vocabulary. Reading aloud. |
topic |
Educação. Desenvolvimento da linguagem. Vocabulário. Leitura em voz alta. Education. Language development. Vocabulary. Reading aloud. |
description |
Diversos estudos concordam que a leitura em voz alta para as crianças pequenas pelos adultos tem influência significativa na elevação dos níveis de conhecimento do vocabulário e, consequentemente, de sua competência linguística oral (Mol, Bus e de Jong, 2009, para uma meta-análise), indicando que a extensa preparação do adulto (pai ou professor) pode ser necessária se quisermos influenciar essa competência linguística. Neste artigo, discutimos em qual sentido o conhecimento do vocabulário e as estruturas linguísticas que o incluem contribuem para o desenvolvimento linguístico das crianças pequenas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/276 10.18676/cadernoscenpec.v4i1.276 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/276 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v4i1.276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/276/277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios Cadernos Cenpec; v. 4, n. 1 (2014): Educação Infantil: entre avanços e desafios 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v4i1 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072572166144 |