Documentos curriculares de ensino fundamental 2: uma análise balizada por temas do debate curricular do país

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lugli, Rosário S. Genta
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mello, Hivy Damasio Araújo, Freitas, Pâmela Felix, Novaes, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/337
Resumo: Este artigo traça uma análise de documentos curriculares de ensino fundamental (EF) 2 de 16 estados brasileiros com base nos seguintes temas: articulação entre conteúdos universais e locais; abordagem da questão da diversidade; relações dos documentos com as avaliações externas e tratamento dado às especificidades do EF 2. Conclui-se que a maior parte dos documentos privilegia conteúdos considerados “universais” em detrimento da parte diversificada que trataria das questões locais ou regionais; que não explicita de forma clara qual é a especificidade do que deve ser aprendido e ensinado no EF 2; que menciona de algum modo a questão da diversidade, conforme apregoam os PCN e as DNC, mas que há fraca presença de “conteúdos” que promovam a construção de identidades plurais nas várias disciplinas; e que há forte influência das avaliações externas sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
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spelling Documentos curriculares de ensino fundamental 2: uma análise balizada por temas do debate curricular do paísState Curricular Documents: An Analysis Guided by Topics of the Curricular Debate in BrazilDocumentos curriculares estatales: un análisis distinguido por temas del debate curricular de Brasil.EducaçãoCurrículo. Ensino fundamental II. Diversidade. Avaliação externa.Curriculum, late years of primary school, diversity, external assessment.Currículo. Enseñanza básica II. Diversidad. Evaluación externa.Este artigo traça uma análise de documentos curriculares de ensino fundamental (EF) 2 de 16 estados brasileiros com base nos seguintes temas: articulação entre conteúdos universais e locais; abordagem da questão da diversidade; relações dos documentos com as avaliações externas e tratamento dado às especificidades do EF 2. Conclui-se que a maior parte dos documentos privilegia conteúdos considerados “universais” em detrimento da parte diversificada que trataria das questões locais ou regionais; que não explicita de forma clara qual é a especificidade do que deve ser aprendido e ensinado no EF 2; que menciona de algum modo a questão da diversidade, conforme apregoam os PCN e as DNC, mas que há fraca presença de “conteúdos” que promovam a construção de identidades plurais nas várias disciplinas; e que há forte influência das avaliações externas sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.This article presents the results of one of the studies that integrated the research titled Currículos para os anos finais do ensino fundamental: concepções, modos de implantação e usos [Curricula for the late years of primary educations: conceptions, implementation modes, and uses]. We analyze curricular documents from 16 Brazilian states in the following topics: articulation between universal and local contents; how the diversity issue is approached; relationships between the documents and external evaluations; and how specificities are treated in the late years of primary education. We found that the documents privilege contents that are considered ‘universal’ to the detriment of the diversified part that would deal with local or regional questions; that most documents do not explain clearly what is the specificity of what is to be learned and taught in the late years of primary education; that most of the documents mention in some way the diversity issue, as promoted by the National Curriculum Parameters (PCNs) and National Curriculum Guidelines (DNCs); however, there is a weak presence of ‘contents’ that promote the building of plural identities in the various disciplines that form the curricular documents analyzed; and there is a strong influence of external evaluations in the Portuguese and mathematics disciplines.En este artículo se presentan los resultados de un estudio que formó parte de la investigación Currículos para los años finales de la enseñanza básica: concepciones, modos de implantación y usos.Se analizan los documentos curriculares de 16 estados brasileños en los siguientes temas: articulación entre contenidos universales y locales, tratamiento de la cuestión de la diversidad; relaciones de los documentos con las evaluaciones externas y tratamiento dado a las especificidades de los años finales de la enseñanza básica.Se llega a la conclusión de que los documentos privilegian contenidos considerados “universales” en detrimento de la parte diversificada que trataría las cuestiones locales o regionales; que la mayoría de los documentos no explicitan de forma clara cuál es la especificidad de lo que debe aprenderse y enseñarse en los años finales de la enseñanza fundamental; que la mayor parte de los documentos mencionan de algún modo la cuestión de la diversidad, como proclaman los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) y las Directrices Curriculares Nacionales (DCN); pero que hay poca presencia de “contenidos” que promuevan la construcción de identidades plurales en las diferentes asignaturas que componen los documentos curriculares analizados; y que hay fuerte influencia de las evaluaciones externas sobre las asignaturas de Lengua Portuguesa y Matemáticas.Documentos curriculares estatales: un análisis distinguido por temas del debate curricular de Brasil.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaLugli, Rosário S. GentaMello, Hivy Damasio AraújoFreitas, Pâmela FelixNovaes, Luiz Carlos2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/33710.18676/cadernoscenpec.v5i2.337Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF2Cadernos Cenpec; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF22237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v5i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/337/334Direitos autorais 2016 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-09T13:01:57Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/337Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-08-09T13:01:57Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
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