A classe média vai para a escola pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/131 |
Resumo: | Este depoimento foi escrito por um pai, pertencente à classe média, que matriculou sua filha na Escola Estadual Profº Antonio Alves Cruz, localizada numa região nobre da Zona Oeste da Cidade de São Paulo, e que participou como Presidente da Associação de Pais e Mestres dessa instituição durante dois anos. Destaca que a lei determina algumas instancias de participação institucional: a Associação de Pais e Mestres (APM), o Grêmio Estudantil e o Conselho da Escola. Porém, não basta a lei, é preciso garantir a transferência e o intercambio de experiências e conhecimento para que as boas práticas possam ganhar amplitude e eco. A construção de pontes necessárias para que as APM e os Conselhos de Escola consigam assumir suas respectivas responsabilidades é um trabalho árduo e não terá sucesso rápido, nem em todas as comunidades ao mesmo tempo. Conclui que, que a escola é mais um dos lugares onde os conflitos da sociedade se manifestam, onde o corporativismo dos professores se choca com as cobranças de pais e alunos, onde os conflitos da família são jogados nas costas do estado e onde a sociedade, por mais difícil que seja compreender, deve depositar suas esperanças no futuro. |
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A classe média vai para a escola públicaEscola pública; Classe média; Associação de Pais e Mestres; Conselhos de EscolaEste depoimento foi escrito por um pai, pertencente à classe média, que matriculou sua filha na Escola Estadual Profº Antonio Alves Cruz, localizada numa região nobre da Zona Oeste da Cidade de São Paulo, e que participou como Presidente da Associação de Pais e Mestres dessa instituição durante dois anos. Destaca que a lei determina algumas instancias de participação institucional: a Associação de Pais e Mestres (APM), o Grêmio Estudantil e o Conselho da Escola. Porém, não basta a lei, é preciso garantir a transferência e o intercambio de experiências e conhecimento para que as boas práticas possam ganhar amplitude e eco. A construção de pontes necessárias para que as APM e os Conselhos de Escola consigam assumir suas respectivas responsabilidades é um trabalho árduo e não terá sucesso rápido, nem em todas as comunidades ao mesmo tempo. Conclui que, que a escola é mais um dos lugares onde os conflitos da sociedade se manifestam, onde o corporativismo dos professores se choca com as cobranças de pais e alunos, onde os conflitos da família são jogados nas costas do estado e onde a sociedade, por mais difícil que seja compreender, deve depositar suas esperanças no futuro.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaWodianer Marcondes, Adalberto2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/13110.18676/cadernoscenpec.v1i2.131Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação IntegralCadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/131/163info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:11Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/131Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:11Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
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Este depoimento foi escrito por um pai, pertencente à classe média, que matriculou sua filha na Escola Estadual Profº Antonio Alves Cruz, localizada numa região nobre da Zona Oeste da Cidade de São Paulo, e que participou como Presidente da Associação de Pais e Mestres dessa instituição durante dois anos. Destaca que a lei determina algumas instancias de participação institucional: a Associação de Pais e Mestres (APM), o Grêmio Estudantil e o Conselho da Escola. Porém, não basta a lei, é preciso garantir a transferência e o intercambio de experiências e conhecimento para que as boas práticas possam ganhar amplitude e eco. A construção de pontes necessárias para que as APM e os Conselhos de Escola consigam assumir suas respectivas responsabilidades é um trabalho árduo e não terá sucesso rápido, nem em todas as comunidades ao mesmo tempo. Conclui que, que a escola é mais um dos lugares onde os conflitos da sociedade se manifestam, onde o corporativismo dos professores se choca com as cobranças de pais e alunos, onde os conflitos da família são jogados nas costas do estado e onde a sociedade, por mais difícil que seja compreender, deve depositar suas esperanças no futuro. |
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