Processo de trabalho escolar e conselho de classe: da avaliação na escola à avaliação da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44362 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo analisar as relações estabelecidas no processo de nabalho escolar, através da instância Conselho de Classe. Procura investigar as condições objetivas e subjetivas pelas quais os Conselhos de Classe tém-se realizado, tentando analisar os determinantes de sua prática e verificar as rupturas possiveis que levariam ao desenvolvimento de relações sociais de cunho transformador. O Conselho de Classe é uma das instâncias coletivas que integram a organização escolar. A escola dessa instância como foco central de tais análises justica-se pelas caracteristicas especiais que apresenta em face das demais instâncias coletivas da escola. A investigação das relações estabelecidas no processo de trabalho dessa instância revelaram-se complexas e contraditórias, refletindo as mesmas contradições evidenciadas no processo de trabalho escolar e na sociedade como um todo. A abordagem metodológica utilizada foi de caráter etnográfico, tendo sido realizado um estudo de caso numa escola pública municipal de Belo Horizonte — MG. A coleta de dados deu-se, inicialmente, através do estudo das origens da instância priveligiada e posteriormente através da pesquisa empírica desenvolvida na referida escola. |
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