Educação Integral com a infância e a juventude
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/128 |
Resumo: | O texto trata da abrangência do tema educação integral. Para tanto, faz um recorte histórico que configura a infância como categoria social e público prioritário da educação, desde quando as crianças e adolescentes eram considerados objetos de propriedade dos adultos, até a Constituição Brasileira de 1988, que prevê as crianças como prioridade absoluta. Descreve o processo de valorização da criança entre os séculos XVI e XIX, que transitou da diversão aos cuidados de higiene e saúde com o corpo infantil; da educação, pela via das confrarias, à vida de rígida disciplina nos colégios. No Brasil, a infância ganhou maior visibilidade e interesse no final do século XIX, quando a criança passou a ser considerada um ser em desenvolvimento. A construção social da categoria infância só pode ser consolidada pelas práticas de uma instituição: a escola. Esta, porém, até a década de 1970, era destinada a um pequeno grupo da elite. Destaca que, em 1996, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) prescreveu o aumento progressivo da jornada escolar para o regime de tempo integral, a critério dos sistemas de ensino e, ao mesmo tempo, indica o regime de escolas em tempo integral, assim como reconhece a existência e valoriza as experiências extra-escolares. Nos últimos anos, a sociedade brasileira começou a enxergar a educação como um caminho para garantir a educação pública de qualidade, capaz de contribuir para o desenvolvimento intelectual de cada criança, das comunidades e da sociedade como um todo. O texto conclui que, para trabalhar com a perspectiva da educação integral, a ação pedagógica deve considerar todas as dimensões humanas, que todos os envolvidos são sujeitos da aprendizagem (adultos e crianças) e os campos ético, estético e político como cenário e roteiro de aprendizagem. Assim, a educação integral é realizada por meio de uma equação político-pedagógica que, sustentada por esses princípios, articula sujeitos da aprendizagem, objetos de conhecimento, tempos e espaços. |
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Educação Integral com a infância e a juventudeEducação integral; História da infância; Infância; Juventude; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)O texto trata da abrangência do tema educação integral. Para tanto, faz um recorte histórico que configura a infância como categoria social e público prioritário da educação, desde quando as crianças e adolescentes eram considerados objetos de propriedade dos adultos, até a Constituição Brasileira de 1988, que prevê as crianças como prioridade absoluta. Descreve o processo de valorização da criança entre os séculos XVI e XIX, que transitou da diversão aos cuidados de higiene e saúde com o corpo infantil; da educação, pela via das confrarias, à vida de rígida disciplina nos colégios. No Brasil, a infância ganhou maior visibilidade e interesse no final do século XIX, quando a criança passou a ser considerada um ser em desenvolvimento. A construção social da categoria infância só pode ser consolidada pelas práticas de uma instituição: a escola. Esta, porém, até a década de 1970, era destinada a um pequeno grupo da elite. Destaca que, em 1996, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) prescreveu o aumento progressivo da jornada escolar para o regime de tempo integral, a critério dos sistemas de ensino e, ao mesmo tempo, indica o regime de escolas em tempo integral, assim como reconhece a existência e valoriza as experiências extra-escolares. Nos últimos anos, a sociedade brasileira começou a enxergar a educação como um caminho para garantir a educação pública de qualidade, capaz de contribuir para o desenvolvimento intelectual de cada criança, das comunidades e da sociedade como um todo. O texto conclui que, para trabalhar com a perspectiva da educação integral, a ação pedagógica deve considerar todas as dimensões humanas, que todos os envolvidos são sujeitos da aprendizagem (adultos e crianças) e os campos ético, estético e político como cenário e roteiro de aprendizagem. Assim, a educação integral é realizada por meio de uma equação político-pedagógica que, sustentada por esses princípios, articula sujeitos da aprendizagem, objetos de conhecimento, tempos e espaços.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaAzevedo Gouveia, Maria Julia2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/12810.18676/cadernoscenpec.v1i2.128Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação IntegralCadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/128/160info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:11Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/128Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:11Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
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