Relação entre Investimento Financeiro e Indicadores Educacionais no Brasil
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1267 |
Resumo: | O objetivo deste estudo e avaliar a relação entre investimento e indicadores educacionais no Brasil, de 2007 a 2011. No modelo desenvolvido, usamos cinco variaveis de resultado (proficiencia em matematica e em leitura, taxa de reprovação, taxa de abandono e IDEB) e duas variaveis de interesse (gasto por aluno e receita per capita), alem de inserirmos aproximadamente 30 variaveis de controle. Os resultados do modelo indicam que, no caso dos gastos por aluno, nao ha impacto estatisticamente significativo nos indicadores educacionais no 5º ano e ha um impacto positivo de baixa magnitude no 9º ano. Com relação às receitas per capita, ha um impacto positivo de baixa magnitude no 5º e 9º anos. Estas conclusoes, porem, nao significam dizer que nao ha relação entre os investimentos e os indicadores educacionais, apontando que e necessario avaliar como os recursos sao gastos pelos municipios. |
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Relação entre Investimento Financeiro e Indicadores Educacionais no BrasilAvaliação; Educação; Politicas PúblicasO objetivo deste estudo e avaliar a relação entre investimento e indicadores educacionais no Brasil, de 2007 a 2011. No modelo desenvolvido, usamos cinco variaveis de resultado (proficiencia em matematica e em leitura, taxa de reprovação, taxa de abandono e IDEB) e duas variaveis de interesse (gasto por aluno e receita per capita), alem de inserirmos aproximadamente 30 variaveis de controle. Os resultados do modelo indicam que, no caso dos gastos por aluno, nao ha impacto estatisticamente significativo nos indicadores educacionais no 5º ano e ha um impacto positivo de baixa magnitude no 9º ano. Com relação às receitas per capita, ha um impacto positivo de baixa magnitude no 5º e 9º anos. Estas conclusoes, porem, nao significam dizer que nao ha relação entre os investimentos e os indicadores educacionais, apontando que e necessario avaliar como os recursos sao gastos pelos municipios.Fundação CesgranrioAs autoras agradecem à Fundação Tide Setubal e ao Cenpec pelo apoio financeiro e tecnico para a pesquisa. Agradecemos, especialmente, a Neca Setubal, Antonio Batista e Anna Helena Altenfelder pelos valiosos comentarios.Simielli, Lara Elena RamosZoghbi, Ana Carolina Pereira2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/126710.22347/2175-2753v9i26.1267Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 26 (2017): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 272-3002175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1267/pdfAmerica do Sul; BrasilDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T15:36:27Zoai:ojs.localhost:article/1267Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T15:36:27Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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