Relação entre Investimento Financeiro e Indicadores Educacionais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simielli, Lara Elena Ramos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1267
Resumo: O objetivo deste estudo e avaliar a relação entre investimento e indicadores educacionais no Brasil, de 2007 a 2011. No modelo desenvolvido, usamos cinco variaveis de resultado (proficiencia em matematica e em leitura, taxa de reprovação, taxa de abandono e IDEB) e duas variaveis de interesse (gasto por aluno e receita per capita), alem de inserirmos aproximadamente 30 variaveis de controle. Os resultados do modelo indicam que, no caso dos gastos por aluno, nao ha impacto estatisticamente significativo nos indicadores educacionais no 5º ano e ha um impacto positivo de baixa magnitude no 9º ano. Com relação às receitas per capita, ha um impacto positivo de baixa magnitude no 5º e 9º anos. Estas conclusoes, porem, nao significam dizer que nao ha relação entre os investimentos e os indicadores educacionais, apontando que e necessario avaliar como os recursos sao gastos pelos municipios.
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